Gestão de Pessoas

Início

A definir

Horário

Sábados das 8h às 17h

Local

Aulas realizadas em formato sala virtual

Sobre
o curso

Num cenário cada vez mais competitivo e globalizado, a gestão de um de seus maiores patrimônios, as pessoas, passa a ter um papel estratégico para a sobrevivência das organizações. Nesse sentido estruturas sólidas de organizações, fundamentadas em equipes consolidadas, alinhadas aos valores da organização e focadas em resultados definidos é um desafio constante. A Gestão de Pessoas ganha relevante importância por atuar na estrutura hierárquica das empresas desde o nível operacional ao estratégico, passando pelo nível tático, gerindo talentos, conhecimentos e capital humano. Para consolidar equipes de qualidade e comprometidas com as estratégias e metas das empresas, a Gestão de Pessoas deve lançar mão adequada de processos seletivos, treinamento, aperfeiçoamento e desenvolvimento de habilidades entre outros, proporcionando a otimização de recursos e investimentos, maximizando resultados.

Público Alvo

O público alvo é formado por executivos com formação superior principalmente nas áreas da engenharia, administração, psicologia, economia, ciências contábeis, pedagogia e correlatas, que atuem ou pretendam atuar como gestores em suas empresas. Pretende-se que as turmas sejam formadas por diretores, gerentes, supervisores, profissionais de Recursos Humanos e todos aqueles para os quais a efetividade na Gestão de Pessoas seja considerada fator crítico de sucesso em suas respectivas organizações.

Tópicos

  • Planejamento Estratégico e Desempenho Empresarial
  • Gerência de Projetos
  • Gestão de Marketing
  • Administração Financeira
  • Negociação de Contratos – Contratação de Serviços
  • Logística Empresarial
  • Ética, Transparência, Governança Corporativa e Responsabilidade Social. Sustentabilidade
  • Gestão do Conhecimento e Tecnologia de Informação
  • Gestão de Organizações Sustentáveis
  • Recrutamento e Seleção de Pessoas.
  • Aspectos Legais e Contratuais da Gestão de Pessoas: Legislação Trabalhista
  • Cultura, Clima e Poder nas Organizações
  • Gestão Estratégica de Pessoas
  • Gerenciamento de Carreiras: Liderança, Desenvolvimento de Pessoas e de Equipes
  • Gestão por Competências
  • Psicologia, Personalidade e Gestão de Pessoas
  • Relações Sindicais e Direito do Trabalhoordará conveitos de Lean Production/Produção Enxuta em Produtos e Serviços

Objetivos

O profissional pós-graduado estará apto a coordenar e/ou atuar em grupos multidisciplinares, bem como gerenciar pessoas com níveis de especialização diferentes do seu e integrar profissionais e conhecimentos objetivando o sucesso da empresa.

Garanta a sua inscrição. Vagas limitadas!

Corpo Docente

Sergio Luiz Braga França

Vitor Hugo Ferreira

Oydil Cesar de Figueiredo

Julio Vieira Neto

Marcelo J. Meiriño

Sorean Mendes da Silva Thomé

Gisela Francisco Chicralla

Adriane Quelhas

Hermes Cupolillo Simões

Osiris Ricardo Bezerra Marques

Guilherme Miziara

Guido Vaz Silva

Alberto Eduardo Besser Freitag

Dilma Lúcia da Costa Silva Pimentel

Robson Goudard Santarém

Wanise Cabral Silva

Ivando Silva de Faria

  • Carlos Augusto Oliveira – MBA de Controladoria e Finanças (FGV), Mestrando em Economia Empresarial (UCAM)
     
  • Carlos Alberto Lidízia Soares – Doutorando em Engenharia, Mestrado em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense (2004), Especialização em Administração de Sistemas de Informação pela UFF, Graduado em Administração de Empresas (2000). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal Fluminense e professor convidado em diversas instituições de ensino superior em cursos de Pós-graduação. Tem experiência na área de Administração, Tecnologia da Informação e Turismo. Atuando principalmente nos seguintes temas: Seis Sigma, Indicadores de Desempenho, Produtividade, Estratégia, Planejamento Estratégico e Inteligência de Negócios. Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Gestão de Empreendimentos Turísticos do Departamento de Turismo da UFF. Professor e autor da disciplina de Estratégia e Marketing do Curso de Empreendedorismo e Inovação da UFF. Pesquisador do IVT – Instituto Virtual do Turismo da COPPE-UFRJ e do ENTRETERE da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo da UFF. Exerce atualmente a função de chefe de Departamento de Turismo da UFF que é constituído por um Curso de Turismo e outro de Tecnologia Hoteleira.
     
  • Carmen Silvia Pereira – Doutorando em Engenharia, Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (2004), Especialização em Administração de Sistemas de Informação pela UFF, Graduado em Administração de Empresas (2000). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal Fluminense e professor convidado em diversas instituições de ensino superior em cursos de Pós-graduação. Tem experiência na área de Administração Tecnologia da Informação e Turismo. Atuando principalmente nos seguintes temas: Seis Sigma, Indicadores de Desempenho, Produtividade, Estratégia, Planejamento Estratégico e Inteligência de Negócios. Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Gestão de Empreendimentos Turísticos do Departamento de Turismo da UFF. Professor e autor da disciplina de Estratégia e Marketing do Curso de Empreendedorismo e Inovação da UFF. Pesquisador do IVT – Instituto Virtual do Turismo da COPPE-UFRJ e do ENTRETERE da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo da UFF. Exerce atualmente a função de chefe de Departamento de Turismo da UFF que é constituído por um Curso de Turismo e outro de Tecnologia Hoteleira.
     
  • Cid Alledi Filho – Administrador de empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense e Doutor em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense. Professor de disciplinas ligadas à ética nos negócios, diálogo e engajamento, liderança, gestão de pessoas, empreendedorismo, governança organizacional, responsabilidade social e sustentabilidade na UFF, UFRJ, UNICAMP, IBMEC, UniEthos e Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, dentre outras organizações.
     
  • Debora Dias Gomes – Pedagoga. Especialista em Educação Corporativa. Professora de Pós Graduação da UFF/LATEC – Universidade Federal Fluminense nas disciplinas: Educação Corporativa e Didática do Ensino Superior e também pesquisadora da UNIRIO. Diretora Técnica da Educon Sistema de Educação Corporativa, Diretora Geral do ESIL Educacional – Colégio de Educação Infantil ao Ensino Fundamental e Direção Executiva do Instituto Pertencer (Organização não governamental voltada para inclusão de pessoas com deficiência); Direção técnica-Pedagógica da Escola Windsor Hotéis (um projeto de Educação Corporativa e Responsabilidade Social).
  • Dilma Lúcia da Costa Silva Pimentel – Doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense na Linha de pesquisa Gestão Ambiental e Desempenho do Ambiente Construído. Possui mestrado profissional em Sistema Integrado de Gestão pela mesma universidade. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula possui ainda pós graduação em Educação Infantil pela PUC e Gestão de Negócios Sustentáveis pela UFF (RJ). Atua como consultora de empresas públicas e privadas implementando Sistemas de Gestão Integrados – Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho, Governança e Relacionamento Comunitário. Atua como docente em cursos de pós-graduação na área de Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Sistema de Gestão Integrados nas Universidades LATEC-UFF, UNICAMP, UFRJ entre outras.
  • Gisela Francisco Chicralla – Mestranda em Sistema de Gestão pela Universidade Federal Fluminense (UFF), MBA em Gestão pela Qualidade Total pela (UFF), Pós-Graduação em Clínica Psicanalítica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Janaína Araújo de Abreu – Mestranda em Sistemas de Gestão (UFF), Pós-graduação – Pedagogia Empresarial e Gestão de RH (UCAM)
  • João Carlos Cândido – Mestre em Sociologia do Trabalho pela USP e Gerente de Gente e Gestão no Grupo JCA
  • José Luciano Costa Pacheco – Mestre em Sistema de Gestão (UFF); MBA em Marketing, pela COPPEAD-UFRJ e Pós-graduação em análise de sistemas, pela PUC-RJ