Gestão de Negócios Sustentáveis

Início

A definir

Horário

Sábados das 8h às 17h

Local

Aulas realizadas em formato sala virtual

Sobre
o curso

A grande mudança nas organizações modernas tem consistido na busca das condições ideais para o desenvolvimento responsável e sustentável. Novos rumos precisam ser conferidos aos negócios e novas perspectivas se abrem para as diferentes carreiras.

Profissionais com formação estritamente técnica não suprem totalmente a demanda de empresas que procuram líderes e empreendedores para este momento de constante transformação.

Áreas de trabalho, como a gestão socioambiental, demandam um profissional que tenha ao mesmo tempo a capacidade técnica de avaliação e a habilidade para os negócios, já que a incorporação da responsabilidade socioambiental aos negócios deixou de ser apenas o atendimento aos requisitos legais, representando as expectativas de consumidores e comunidades cada vez mais atentos à qualidade ambiental e social de produtos e serviços.

A busca por lucratividade baseada em processos sustentáveis visa ao equilíbrio entre três pilares – ambiental, econômico e social, para obter bons negócios. Em uma gestão responsável é necessário que as práticas sustentáveis sejam multiplicadas entre todos os envolvidos: Fornecedores, parceiros, clientes e até mesmo consumidores e governos. 

Todos devem estar comprometidos com a causa. 

A sustentabilidade exige a convergência de mercados em busca de objetivos comuns, buscando ações e ferramentas que contribuam para essa integração. Apostar em sustentabilidade é investimento e não despesa, tanto para empresas privadas como para o setor público, todos sairão beneficiados. 

Do lado corporativo, além de fortalecer as estruturas da empresa no mercado, oferecendo credibilidade e confiabilidade à marca, a visão sustentável também auxilia a companhia na aquisição de créditos e contribui com a eficiência do negócio, gerando maior lucratividade.

Alguns fatos do mercado mundial também já demonstram algumas mudanças significativas. Por exemplo, as principais bolsas de valores do mundo, incluindo a BMF&Bovespa, possuem índices diferenciados para os negócios sustentáveis e suas ações têm mostrado uma estabilidade maior do que as outras, mesmo em tempos de crise. Os bancos de varejo disputam a posição do “mais sustentável”, afinal, esse valor significa ainda mais segurança no longo prazo. 

No Brasil, o investimento em controle ambiental das indústrias passou de R$ 2,2 bilhões, em 1997, para R$ 4,1 bilhões, em 2002, dados da Pesquisa Industrial Anual (PIA-empresa). Foram consideradas, além da aquisição de máquinas indústrias que incorporam a concepção de tecnologia limpa, a aquisição de equipamentos, obras com estação de tratamento e gastos para colocar esses itens em funcionamento. 

Cada vez mais, é preciso estar atento aos novos nichos de mercado. Principalmente em tempos de crise, os negócios “verdes” podem gerar grandes oportunidades de negócio. A ONU estima que a economia “verde” deverá contribuir, no mundo, com mais de 20 milhões de empregos até 2030. Esperamos que essas estimativas cresçam ainda mais e que, com uma maior consciência, possamos romper com o atual processo de desenvolvimento a qualquer custo para alcançar o desenvolvimento sustentável. 

Público Alvo

Dirigido a executivos e profissionais com graduação plena, que exerçam ou possuam potencial para o Gerenciamento de Organizações com foco na “Empresa Sustentável”.

Tópicos

  • Estratégica Empresarial com foco na Sustentabilidade
  • Educação Ambiental
  • Ética, Responsabilidade Social e Sustentabilidade
  • Gestão de Resíduos e Água
  • Direito e Legislação Ambiental
  • Liderança Sustentável
  • Sistema de Gestão Ambiental
  • Avaliação de Impacto Ambiental
  • Gestão Financeira e Análise de Riscos Empresariais
  • Economia e Meio Ambiente
  • Auditoria Interna em SGI
  • Oficina de GRI
  • Sustentabilidade e Inovação Tecnológica
  • Produção + Limpa
  • Eficiência Energética
  • Construção e Urbanismo Sustentável
  • Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional
  • Gerenciamento de Riscos Sócioambientais
  • Consumo Sustentável
  • Cadeias de Suprimentos Sustentáveis
  • Gestão de Projetos para a Sustentabilidade
  • Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia)
  • Desafios para a Sustentabilidade

Objetivos

A premissa do Desenvolvimento Sustentável é gerar uma relação de harmonia entre os agentes econômicos, ambientais e sociais. Resumidamente, podemos considerar como um modelo de crescimento empresarial, sem exclusão social e com respeito ao meio ambiente.

Dependente de diversos fatores como Estado, cidadãos e empresários, a sustentabilidade é um fator de sobrevivência às grandes corporações e seu vértice apoia-se nas variáveis social, política, ambiental e ética.

A Gestão Sustentável objetiva o fim do desperdício de investimentos, matérias-primas, energia e talento humano, sem a transferência futura de custos exponenciais, capazes de invalidar as conquistas do presente.

Mais do que conhecimento técnico, o profissional responsável pelo desenvolvimento da sustentabilidade de uma organização tem que possuir, acima de tudo:

  • Visão Empresarial;
  • Foco no Negócio e suas tipicidades;
  • Pró-atividade diante dos riscos;
  • Conhecimento de sistemas de gestão, atuação responsável, gerenciamento de riscos e ativos e demais ações / ferramentas que conduzam ao desenvolvimento sustentável.

Garanta a sua inscrição. Vagas limitadas!

Corpo Docente

Ivando Silva de Faria

André Teixeira Pontes

Marcio Zamboti Fortes

Sergio Ricardo da S. Barros

Marcelo J. Meiriño

Julio Vieira Neto

  • Antônio Carlos de Freitas Gusmão, graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974), graduação em Bacharel em Direito pela Universidade Candido Mendes – Campus Centro (1995), graduação em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974) e mestrado em Controle da Poluição Urbana e Industrial pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é presidente da Comissão Estadual de Controle Ambiental, professor de direito e legislação ambiental da Comissão Estadual de Controle Ambiental, professor – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – RJ, professor da Universidade Estácio de Sá e analista ambiental da Comissão Estadual de Controle Ambiental. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Sensoriamento Remoto, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão ambiental, responsabilidades ambientais e resíduos industriais.

  • Alexandre Pessoa Dias, Mestre em Engenharia Ambiental (UERJ), Pós Graduação em Saneamento e Controle Ambiental (FIOCRUZ), Pós Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental pela UERJ.

  • Bianca Amorim dos Santos, Mestranda em Sistemas de Gestão (Qualidade, Meio Ambiente e Saúde e Segurança), com foco em Responsabilidade Social e Sustentabilidade Corporativa, pelo LATEC/UFF-RJ. Coach formada pelo Instituto Brasileiro de Coaching, com Certificação Internacional pelo GCC – Global Coaching Community (Alemanha), ECA – European Coaching Association (Alemanha/ Brasil), e Metaforum Internacional – Akademie Für Kompetenzentwicklung (Itália/Alemanha/Brasil) – Professional e Self Coaching (2011). Pós-graduação em Desenvolvimento Avançado para Executivos: Sistema de Responsabilidade Social Empresarial e Terceiro Setor, pelo LATEC/UFF-RJ (2007). Bacharel e Licenciada em Letras (Português e Literatura), pela Universidade Gama Filho (2004).

  • Carlos Roberto Coutinho de Souza, Mestre em Sistemas de Gestão UFF; Eng. De Segurança do Trabalho.

  • Cid Alledi Filho, Administrador de empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense e Doutor em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense. Professor de disciplinas ligadas à ética nos negócios, diálogo e engajamento, liderança, gestão de pessoas, empreendedorismo, governança organizacional, responsabilidade social e sustentabilidade na UFF, UFRJ, UNICAMP, IBMEC, UniEthos e Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, dentre outras organizações. Coautor dos livros "Introdução à Engenharia de Produção" (ABEPRO/Elsevier, 2008 – Prêmio Jabuti 2008 como Melhor Livro de Ciências Exatas, Tecnologia e Informática); "Transparência nos Negócios e nas Organizações: os desafios de uma gestão para a sustentabilidade" (Atlas, 2009); ?Responsabilidade Social – Construindo o Caminho Para a Sustentabilidade nas Organizações? (Atlas, 2012); e "Cuidado e Sustentabilidade" (Atlas, 2013). Idealizador e facilitador do INOVARSE, evento dialógico LATEC-UFF/PETROBRAS/FIRJAN sobre responsabilidade social e sustentabilidade (www.inovarse.org). Membro do grupo de trabalho ABNT-ISO de responsabilidade social, responsável pela construção das normas NBR 16001 e ISO 26000, categoria apoio SSRO (Academia, Acreditadores, Consultores e outros). Palestrante e sócio-gerente da Núcleo Ético, consultoria organizacional em diálogo, ética, transparência, responsabilidade social e sustentabilidade. Promotor e coordenador de diversos eventos profissionais e acadêmicos em nível nacional e internacional. Autor do blog ?Drops de Sustentabilidade? (www.dropsdesustentabilidade.blogspot.com.br).

  • Dilma Lúcia Pimentel, Doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense na Linha de pesquisa Gestão Ambiental e Desempenho do Ambiente Construído. Possui mestrado profissional em Sistema Integrado de Gestão pela mesma universidade. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula possui ainda pós graduação em Educação Infantil pela PUC e Gestão de Negócios Sustentáveis pela UFF (RJ). Atua como consultora de empresas públicas e privadas implementando Sistemas de Gestão Integrados – Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho, Governança e Relacionamento Comunitário. Atua como docente em cursos de pós-graduação na área de Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Sistema de Gestão Integrados nas Universidades LATEC-UFF, UNICAMP, UFRJ entre outras.

  • Helder Gomes Costa, Doutorado e Mestrado em Engenharia Mecânica pela PUC-RJ.

  • Hermes Cupolillo Simões, Administrador, MBA Finanças/PUC, Consultor; Mestre em Sistema de Gestão, UFF.

  • Ivan José Couto Esteves Junior, Consultor; Mestre em Engenharia de Produção, UFF. 

  • José Francisco Ramos Zanca, Mestre em Engenharia de Produção, UFF; Doutor em Engenharia com ênfase em Gestão e Desenvolvimento Sustentável, UFF.

  • José Rodrigues de Farias Filho, Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza (1988), especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal Fluminense (1998), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (1992) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Processos de Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: Competitividade Industrial, Gerenciamento de Projetos; Empreendimentos Complexos, Qualidade Total, Administração da Produção, Estratégia e Organizações e Mudanças Organizacionais.

  • Júlio Vieira Neto, Possui Doutorado em Eng° Civil pela Universidade Federal Fluminense, Mestrado em Sistema de Gestão ( UFF ) pós-graduado com MBA em Organização e Estratégia e MBA em Gestão Empresarial, graduado em Administração de Empresas. Atualmente é Professor Adjunto pela Universidade Federal Fluminense no Departamento de Ciências Contábeis, Ministra as disciplinas; Dinâmica Demográfica e Métodos Quantitativos no curso de graduação em ciências atuariais; Professor das disciplinas Finanças Corporativas, Planejamento Estratégico e Bibliometria em cursos Stricto sensu e Lato sensu, Pesquisador nas áreas do Gerenciamento do Ciclo de vida do Produto e Custo do Ciclo de Vida do Produto (CCVP) vinculados a área de Sustentabilidade, estudos de Viabilidade Econômica de materiais eco-eficientes. Consultor Empresarial nas áreas de Planejamento Estratégico, Estudos de Viabilidade Técnica Econômica (EVTE) e Mapeamento de Processos. Atuou como Executivo na área de desenvolvimento de novos negócios em empresas de Grande e Médio Porte nos setores de telecomunicações e embalagens.

  • Letícia Helena Medeiros Veloso, Professora Adjunta do Departamento de Sociologia da Universidade Federal Fluminense. Professora do Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão (MSG), do Programa de Doutorado Em Sistemas de Gestão Sustentáveis (PPSIG) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito (PPGSD)da mesma universidade. Possui Mestrado (1997) e Doutorado (2003) em Antropologia pela Universidade de Chicago, EUA. Foi bolsista do programa “Jovem Cientista do Nosso Estado”, da FAPERJ e bolsista de pós-doutorado/professora associada (PRODOC) do IESP-UERJ (Sociologia). Atualmente vem atuando nas áreas de antropologia e sociologia das empresas, sustentabilidade e responsabilidade sócio-ambiental, globalização, empreendedorismo, consumo, e estudos de ciência e tecnologia (science and technology studies); estes últimos, desenvolvidos em parceria com a Universidade de Sydney (Austrália) e a Universidade do Arizona (E.U.A)

  • Luis Perez Zotes, Graduado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1973), com mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (1992) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de engenharia civil e na de Administração, nesta, com ênfase em Administração Financeira, Administração Estratégica e Gerenciamento de Projetos.

  • Marcelo Jasmim Meiriño, Professor Adjunto da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense UFF; Professor do Programa de Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis PPSIG UFF; Professor do Mestrado em Sistemas de Gestão MSG UFF; Doutor em Engenharia Civil (UFF), ênfase em Gestão, Produção, Qualidade e Desenvolvimento Sustentável. Arquiteto e Urbanista (UFRJ); Mestre em Engenharia Civil (UFF); Engenheiro de Segurança do Trabalho (UFF); coordenador no Núcleo de Inovação e Tecnologia para a Sustentabilidade (NITS / UFF); Especialista em Sustentabilidade e Eficiência Energética em Edificações; Membro da Comissão de Responsabilidade Social do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP); Coordenador do Congresso Nacional de Excelência em Gestão (CNEG); Avaliador de periódicos e eventos acadêmicos; Pesquisador e Consultor NITS / LATEC / UFF.

  • Márcio Zamboti Fortes, Possui graduação em Engenharia Eletrica pela Universidade Severino Sombra (1991), Especialização em Manutenção pela UFRJ/UPADI (1999), MBA em Gestão de Negócios (IBMEC-2009), Mestrado em Engenharia de Energia pela Universidade Federal de Itajubá (2000) e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é vice-coordenador do curso de graduação em Engenharia Elétrica e Professor Adjunto III da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em conservação e qualidade de energia, atuando principalmente nos seguintes temas: eletrônica de potência, aceleradores lineares de eletrons, gestão da manutenção e automação .

  • Martius Vicente Rodrigues Y Rodrigues, Doutor em Gestão Tecnológica, COPPE/UFRJ, Examinador Senior e Instrutor da FPNQ 2002.

  • Paulo Roberto Pfeil, Doutorado em Engenharia de Produção pela Coordenação dos Programas de Pós-graduação de Engenharia (COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006).

  • Roberto Guimarães Pereira, Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Gama Filho (1982); Mestre e Doutor em Engenharia Mecânica, PUC/RJ; Professor associado UFF. Tem experiência na área de Reologia, Energia e Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: caracterização reológica e físico-química de materiais, obtenção e caracterização de biocombustíveis, geração de energia e avaliação de emissões utilizando biocombustíveis, aproveitamento de biomassas e resíduos e energia solar.

  • Sérgio Luiz Braga França, Doutor em Engenharia Civil (UFF), ênfase em Gestão, Produção, Qualidade e Desenvolvimento Sustentável. Graduado em Engenharia Civil (UFF). Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho (UFF). Auditor Líder em Sistema de Gestão Ambiental (BVQI). Avaliador líder do Prêmio Qualidade Rio (PQRio). Professor Adjunto II do Departamento de Engenharia Civil (UFF). Coordenador do Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão LATEC/UFF. Coordenador do Núcleo de Inovação e Tecnologia para a Sustentabilidade (NITS/UFF). Pesquisador e Gerente de Projetos do LATEC/UFF. Coordenador de cursos de MBA do LATEC/UFF. Professor credenciado no Programa de Pós Graduação em Sistemas de Gestão (LATEC/UFF). Coordenador de Programa de Desenvolvimento Profissional em instituições Públicas e Privadas. Membro da Comissão Organizadora do Congresso Nacional de Excelência em Gestão (CNEG). Membro da Comissão Julgadora (Juiz) do Prêmio VITAE-RIO Segurança do Trabalho (SECONCI). Avaliador de periódicos e eventos acadêmicos. Desde 2004 atua em projetos de P&D nas áreas de Sustentabilidade, Qualidade, Responsabilidade Social, Segurança do Trabalho e Desenvolvimento de Produto. Participa de Projeto de Pesquisa junto a FAPES e European Network of Living Labs: Implantação do Laboratório de Tecnologias de Apoio a Redes de Colaboração – LabTAR. Editor convidado para a Edição Especial do Social Responsability Journal (ISSN: 1747-1117).

  • Sérgio Ricardo da Silveira Barros, Economista com Pós-Doutorado em Sistemas de Gestão pelo LATEC/ UFF – Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios & Meio Ambiente com apoio da FAPERJ. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Análise Geoambiental da Universidade FederaL Fluminense – UFF, do Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis e do Mestrado em Sistemas de Gestão/LATEC-UFF na área de Gestão Ambiental. É Membro do Comitê Científico da REMADS – Rede UFF de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Possui Doutorado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense na área de Ordenamento Territorial e Ambiental, Mestrado em Ciência Ambiental – PGCA pela Universidade Federal Fluminense em Gestão Ambiental. Atuou na coordenação e na execução de projetos em Gerenciamento Costeiro, Gestão Ambiental Portuária, Planejamento Ambiental e Territorial e de Valoração Econômica. Participa dos seguintes Grupos de Pesquisas da UFF/CNPq: em Gerenciamento Costeiro, Gestão de Riscos de Processos em Sistemas Industriais e de Estratégia, Inovação e Avaliação.

  • Sorean Thomé, Esp. Relações Jurídicas do Trabalho; Esp. em Legislação Trabalhista.

  • Vânia Marques, Doutoranda em Eng. Civil, com ênfase em Gestão para a Sustentabilidade (Universidade Federal Fluminense – UFF), tem mestrado em Ciência Ambiental (UFF, 2006), pós graduação em Gestão de Negócios Sustentáveis (UFF, 2004) e é graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1979). Atua como consultora, professora, palestrante e pesquisadora no campo da sustentabilidade e responsabilidade social, em temas como: gestão socioambiental, gestão de stakeholders, relatórios de sustentabilidade e integrados, finanças sustentáveis, governança corporativa, ética e transparência. É especialista do Instituto Ethos e Empresas e Responsabilidade Social, atuando como instrutora nomeada pela Global Reporting Initiative (GRI) para as Oficinas Certificadas GRI. Atuou como gestora da área de projetos de sustentabilidade de empresa de consultoria internacional. É sócia-diretora da Vita Consultoria e Assessoria Ltda. Trabalhou no Banco do Brasil em funções de assessoria técnica (crédito rural e projetos sociais) e gestão.

  • Wanise Cabral Silva, Graduação em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (1998), Mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e Doutorado em Direito pela Universidade Gama Filho (2006).