Assessment of sustainable development through a multi-criteria approach: Application in brazilian municipalities

Parabenizamos membros do Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão UFF/MSG e Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis UFF/DSG pela publicação no Periódico Internacional Journal of Environmental Management (Fator de impacto 2019: 5.647, CiteScore: 7.6) do artigo intitulado:

Assessment of sustainable development through a multi-criteria approach: Application in brazilian municipalities: Tainá da Silva Rocha (UFF Doutoranda Eng. de Produção), Prof. Rodrigo Goyannes Gusmão Caiado (MSG UFF) e Osvaldo Luiz Gonçalves Quelhas (MSG e DSG UFF), Gilson Brito Alves Lima (MSG e DSG UFF), Paz e Luiz Octávio Gavião (Escola Superior de Guerra (ESG))

Este artigo tem como objetivo verificar o desempenho de 217 municípios brasileiros por meio 31 indicadores segmentados nas três dimensões da sustentabilidade (econômica, ambiental e social), selecionados a partir da revisão da literatura, para contribuir com a estratégia de investimento sustentável das organizações. Para tanto, utilizou-se o método de tomada de decisão multicritério Technique for Order Preference by Similarity to Ideal Solution (TOPSIS), e propõe um painel analítico de sustentabilidade (dashboard). Os principais resultados deste artigo foram os rankings de desempenho sustentável dos municípios e o dashborad que contribuiu para identificar os pontos de melhoria de cada município, consequentemente contribuindo para a estratégia de investimento nessas localidades.

Para mais detalhes:

https://doi.org/10.1016/j.jenvman.2021.111954

ouhttps://www.researchgate.net/publication/348593919_Assessment_of_sustainable_development_through_a_multi-criteria_approach_Application_in_Brazilian_municipalities

Portuguese EnglishFrenchSpanish