Gestão Estratégica da Produção e Manutenção
Início
A definir
Horário
Sábados das 8h às 17h
Local
Aulas realizadas em formato sala virtual
Sobre
o curso
A cada dia que passa a função Manutenção nas plantas industriais e nos sistemas complexos de produção e serviços se torna mais integrada à função Produção exigindo uma qualificação técnica cada vez mais aprofundada por um lado e uma abordagem cada vez mais integrada com a estratégia empresarial por outro.
O mercado globalizado e o ambiente tecnológico atual exigem que os objetivos da Manutenção e da Produção sejam compatibilizados e harmonizados para se alcançar níveis mais elevados de competitividade. Neste sentido a Manutenção deixa de ser um elemento de custo nas empresas para se tornar uma função geradora de vantagem competitiva.
Público Alvo
Profissionais com graduação plena que exerçam ou que aspirem à Gestão da Manutenção e Produção.
Tópicos
Módulo Gestão Empresarial
- Planejamento Estratégico
- Gestão Estratégica de Custos
- Gestão Financeira de Ativos
- Recursos e Ambientes Humanos
- Sistemas Integrados de Gestão
- Metodologia Científica
Módulo Gestão da Manutenção
- Técnicas e Procedimentos de Manutenção
- Técnicas de Manutenção Preditiva
- Gestão de Contratos e Serviços
- Tecnologia da Informação na Manutenção
- Confiabilidade na Manutenção
- Planejamento, Programação e Controle da Manutenção
Módulo Gestão da Produção
- Gestão de Processos
- Ferramentas e Controle de Processos
- Gestão da Logística e da Cadeia de Suprimentos
- Planejamento e Controle da Produção
- Ergonomia e Segurança
- Lean Production / Produção Enxuta em Produtos e Serviços.
Objetivos
- Desenvolver e disseminar os conceitos modernos de Gestão da Produção e da Manutenção;
- Desenvolver conhecimento e habilidades de gerenciamento da Produção e da Manutenção;
- Desenvolver, através de exercícios, análises de casos e práticas, uma visão estratégica da função Manutenção nas organizações;
- Desenvolver competência profissional que permita aos alunos o gerenciamento da função Manutenção em uma perspectiva estratégica da Gestão da Produção;
- Dotar os alunos de capacidade para posicionar a função Manutenção como fonte geradora de valor para a empresa e seus clientes;
- Desenvolver competências gerenciais para o novo ambiente dos negócios, influenciado pelas demandas da Responsabilidade Social, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho.
- O curso abordará conceitos de Lean Production / Produção Enxuta em Produtos e Serviços.
O curso será desenvolvido de forma intensiva com aulas expositivas e práticas apoiadas por recursos audiovisuais, bem como através de trabalhos em grupo, estudos de casos, apresentações. Dinâmicas e filmes didáticos são utilizados para garantir a consolidação do aprendizado.
O certificado de Especialista será emitido pela Universidade Federal Fluminense para todos os alunos que tiverem frequência mínima de 75%, nota igual ou superior a 7 (sete) em cada disciplina e na apresentação do Trabalho Final de curso. Após a conclusão das aulas, o aluno terá 4 (quatro) meses para entrega do Trabalho Final de Curso.
O material didático das diversas disciplinas do curso é disponibilizado em meio eletrônico , com acesso através do nome de usuário e senha pessoais.
- foto 3X4
- Cópia do diploma de graduação (registrado ou, na hipótese, revalidado) ou certidão original de conclusão de curso de graduação, com as datas de conclusão e colação de grau.
- Cópia do RG (evitar CNH, pois não consta a naturalidade).
- Cópia do CPF (para brasileiros ou estrangeiros com visto de permanência no país).
- Cópia do curriculum vitae.
Obs: As turmas têm início somente à medida que o número de inscrições garanta a sua realização. A viabilização do curso é realizada quando se alcança número suficiente de alunos.
** Este curso de pós-graduação obedece a Resolução CNE/CES nº 1/2001. A matrícula nos cursos é limitada a portadores de diploma de licenciatura plena ou bacharelado, obtido em instituições de ensino superior reconhecidas pelo MEC.
- O curso possui ênfase em Gestão Empresarial.
- O curso inclui seminários, aulas em laboratórios e utilização de softwares de controle.
Garanta a sua inscrição. Vagas limitadas!
Corpo Docente
Angelo Colombini
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1990), graduação em Ciênica da Computação pela Universidade de Franca no ano de (1999), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Física Aplicada Sub-Área Computacional pela Universidade de São Paulo (1999). Avaliador Institucional e de Curso do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais MEC/INEP, avaliador ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq, Consultor ad Hoc da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco FACEPE – Consultor de Empresas como: Telefefonica – ADSL e ATM, Secretaria da Habitação do Estado de São Paulo – Infraestrutura e Governança, Química Amparo – fabricante dos produtos Ypê – Automação e Instrumentação Industrial, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo – Infraestrutura e PPP da Educação, Volkswagen – Gestão de Projetos, Melhoria de Processos e Governança de TI. Tem experiência nas áreas de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas Elétricos de Potência, Telecomunicações, Automação Industrial, Redes Industriais, Controladores Lógicos Programáveis (CLPs), Projetos e simulações usando VHDL, Microcontroladores, Servo Motores, IHM, MES, Sistemas Digitais, Sistemas de Proteção e Coordenação de Proteção. Na área de computação, acumulou experiência em: Infraestrutura, Redes TCP/IP, Segurança de Informação, Banco de Dados, Sistemas de Gestão (ERP), Virtualização e Governança de TI.
Vitor Hugo Ferreira
Possui graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas e Controle pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) (2002), Mestrado (2005) e Doutorado (2008) em Sistemas de Potência pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE/UFRJ). Atualmente é professor associado nível 3 e subchefe do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atuou como chair do Capítulo da Computational Intelligence Society (CIS) da Seção Rio do IEEE de 01/2015 a 03/2018, sociedade da qual é Senior Member desde agosto de 2017. Atuou como coordenador do Comitê Técnico de Sistemas de Potência da Sociedade Brasileira de Automática (SBA) de 01/2019 a 12/2020. Em 2017 foi agraciado com o primeiro lugar no V Prêmio de Excelência em Docência promovido pela Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal Fluminense (PROGRAD/UFF). No mesmo ano foi agraciado no Edital FAPERJ 03/2017 – Programa Jovem Cientista do Nosso Estado.
Atua como coordenador de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P, D & I) desde 2008, contribuindo para o desenvolvimento de soluções de inteligência computacional para o setor de energia. Tem experiência em sistemas elétricos de potência, inteligência computacional e sistemas de apoio a decisão, atuando principalmente nos seguintes temas: analytics, machine learning, inteligência computacional, análise e previsão de séries temporais, diagnóstico de falhas, planejamento da manutenção, gestão de ativos, otimização e smart grids.
Paulo Roberto Pfeil Gomes Pereira
Possui Doutorado em Engenharia de Produção pela Coordenação dos Programas de Pós-graduação de Engenharia (COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). É Decano e Professor Associado IV do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense (UFF), nas áreas de Economia, Finanças, Inovação Tecnológica e Empreendedorismo
Alan Kardec Pinto
Engenheiro Mecânico. Especialização em Engenharia de Equipamentos de Petróleo, na Petrobras. Gestão da
Manutenção na Suécia. É certificado CAMA – Certified Asset Management Assessor. Foi Gerente Executivo da
Petrobras – Refino e Presidente da Petrobras Biocombustível. Foi Presidente da ABRAMAN e do seu Conselho
Deliberativo e, atualmente, é membro do seu Conselho de Administração e Coordenador da Gestão de Ativos. Autor e coautor de 11 livros de Gestão Empresarial e da Manutenção destacando-se, “Manutenção – Função Estratégica”, “Gestão de Ativos”, e “Gestão Estratégica e Avaliação Empresarial”. É professor em cursos de MBA da UFRJ, UFF e Fundação Gorceix.
Alan Kardec Pinto
Oydil Cesar de Figueiredo
Oydil Cesar de Figueiredo é graduado em Administração com ênfase em Qualidade, graduado em Marketing e
graduando em Engenharia de Produção, pós-graduado em Logística e Comercio Exterior; Pós graduado em
Engenharia de produção e em Gestão da Produção (MBA); Mestre em Sistemas de Gestão e Doutorando em Sistemas e Negócios Sustentáveis . Possui mais de 20 anos de experiência na indústria automotiva nas áreas de Produção Qualidade, Logística e Lean Manufacture. Atualmente atua como coordenador de metodologia na Carta Fabril, como responsável pelas áreas de treinamento e desenvolvimento e Lean Manufacturing. Atuou como supervisor de qualidade nas plantas da Benteler Sistemas Automotivos de Porto Real ? RJ e Santo André- S P Coordenando a implementação das ferramentas da qualidade e disseminação da cultura TQC. Coordenou a implantação dos primeiros projetos Lean Manufacture nas plantas de São José dos Pinhais ? PR, Araquari – SC e Tigre na Argentina além de ter participação ativa nos lean checks de novos projetos em diversos países da Europa. Especializou-se em Qualidade, Administração de Materiais e Lean Manufecture com treinamentos realizados pelo Lean Institute Brasil, Kaizen institute e visitas direcionadas em companhias na América do Sul e Europa. Seu foco principal é a busca pela excelência da qualidade, desde o desenvolvimento do produto, aplicando as filosofias de gestão com soluções de baixo custo para melhoria dos processos logísticos, produtivos e administrativos. É palestrante de diversos temas ligados ao Lean Manufacture, Qualidade e Logística.
Coordenou os cursos FLEX de: Engenharia de produção, Engenharia civil, Administração, Recursos humanos da Universidade Estácio de Sá, campus Resende É professor de: Pós Graduação – Administração de Materiais do curso de Engenharia de Produção do LATEC / UFF? Niterói. Pós Graduação – Gestão de Resultados na MBA em Gestão da Qualidade Total (Lean manufacturing, just in time e controle estatístico de processo) do LATEC
/ UFF Niterói. Pós Graduação ? Estratégia Empresarial na MBA em Gestão estratégica da Produção e Manutenção do LATEC / UFF Niterói. Pós Graduação Planejamento e Controle da Produção na MBA em Gestão estratégica da Produção e Manutenção do LATEC / UFF Niterói. Pós Graduação Ferramentas de processo na MBA em Gestão estratégica da Produção e Manutenção do LATEC / UFF Niterói. Pós Graduação Logística Empresarial na MBA em lean Six Sigma do LATEC / UFF Niterói. Pós Graduação Marketing na MBA em lean Six Sigma do LATEC / UFF Niterói Pós Graduação Métodos Quantitativos e Previsão de Vendas na MBA em Gestão Empresarial da UBM – Barra Mansa . Graduação – Estatística aplicada a psicologia no curso de psicologia da Universidade Estácio de Sá – Resende. Graduação – Supply Chain, Fundamentos do Comércio Exterior, Macroeconomia, Estatística, Pesquisa e Desenvolvimento e Marketing do curso do curso de Administração da Universidade Estácio de Sá – Resende.
Graduação em Engenharia do Produto, Logística de Distribuição Aplicada a engenharia, Macroeconomia e Estatística do curso de Engenharia de Produção da Universidade Estácio de Sá – Resende. Tecnólogo – Distribuição Física; Centros de Distribuição; Projetos Logísticos; Sistema Puxado e Nivelado, Controle estatístico da qualidade e Administração de Compras e Suprimentos do curso de Logística e Gestão da Produção Industrial da Universidade Estácio de Sá – Resende
Carlos Roberto Coutinho de Souza
Mestre em Sistema de Gestão de Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional – UFF/RJ (2002), Engenheiro Químico – UERJ/RJ (1975), Engenheiro de Segurança do Trabalho – Univ. Souza Marques (1979); MBA em Administração de Empresas – PDG/IBMEC; MBA em Planejamento Estratégico AD.ESG/UFF. Professor Convidado do LATEC – UFF/RJ dos Cursos: Pós Graduação de Engenharia de Segurança; – MBA em Gestão de Negócios Sustentáveis; Mestrado Profissional Sistema de Gestão; Professor Convidado dos Cursos ?In Company? do IBMEC, Gestão de Segurança e Saúde. Professor Convidado dos Cursos ?In Company? da Fundação Dom Cabral FDC, Gestão de Segurança e Saúde. Especialista em Gestão da Segurança, Saúde e Meio Ambiente; Especialista em Gerenciamento de Riscos Industriais. Ex-Presidente da ABPA – Associação Brasileira para Prevenção de Acidentes; Co-autor do livro Normas Regulamentadoras Comentadas 2ª ed/2000; Co-autor do Manual Técnico de Qualificação em SMS para os Empregados Prestadores de Serviços da Petrobras – 2004; Autor do Manual Ferramentas de Direção Segura ? FDS, para o E&P ? SMS Corp. da Petrobras 2007. Avaliador do Prêmio Gestão de SMS da Petrobras 2007 e 2008; Sócio-Diretor da CRC Consultoria SMS – Segurança, Meio Ambiente e Saúde
Marcelo Arese
Engenheiro Mecânico pela Universidade Gama Filho e Analista de Sistemas pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Possui especialização em Engenharia de Manutenção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal Fluminense e Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas. Mestre em Sistemas de Gestão e Doutor em Sistemas de Gestão Sustentáveis pela Universidade Federal Fluminense. É certificado Black Belt em Lean Six Sigma.
Trabalhou em planejamento e controle de produção, manutenção e projetos nas empresas Cosigua, Texaco, Bayer, Santista Alimentos, Votorantim Metais, FCC, Braskem. Atuou como gerente de operaçoes na Mills e SKMTech. Prestou consultoria pela IBM à Vale, Novartis, CENESP e Queiróz Galvão Óleo e Gás em mapeamento e melhoria de processos. Leciona em MBAs do Latec/UFF há 16 anos, nas disciplinas: Planejamento e Controle da Produção, Controle Estatístico de Processo, Gestão de Processos e Gestão da Manutenção. Instrutor da Abraman do curso de MS Project e do CREA-RJ no curso Gerenciamento de Projetos através da curva S. Coordenador executivo do MBA Gestão Estratégica da Produção e Manutencão da Universidade Federal Fluminense. Professor do curso de graduação em Engenharia de Produção da Unilasalle há 2 anos, nas disciplinas: Projeto do Produto, Ergonomia e Segurança do Trabalho, Gestão de Riscos e Gestão da Manutenção e Confiabilidade.
Suzana Dantas Hecksher
Suzana Hecksher é professora associada do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense. Coordenadora do E3D-Escritório Escola de Engenharia e Design (https://e3d.uff.br/). Vice-
coordenadora do curso de Graduação em Engenharia de Produção – UFF – Niterói. Possui graduação em Engenharia Mecânica pela UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Engenharia de
Produção pela COPPE/UFRJ (2002) e doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ (2007). Atua em pesquisa, projeto e gestão de sistemas sócio-técnicos, principalmente nos seguintes temas: ergonomia e fatores humanos, organização do trabalho, economia solidária, inovação, estratégia e gestão da qualidade.
Luis Perez Zotes
Engenheiro Civil pela PUC/Rio/74. Mestre em Engenharia Civil pela UFF/92. Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE/RJ/94. Professor Titular da Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis. Ministra as disciplinas , Gestão Financeira de Longo Prazo e Gerenciamento de Projetos. Professor de Administração Financeira II no MBA Engenharia Econômica e Financeira da UFF. Professor de Gestão Estratégica de Custos no MBA Gestão da Produção e Manutenção. Coordenador do MBA Especialização em Engenharia de Produção. Professor das disciplinas Gerenciamento de Projetos e Finanças Corporativas no Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão e no Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis da UFF.
Luis Perez Zotes
Julio Vieira Neto
Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestrado em Sistema de Gestão (UFF), Pós-Graduação com MBA em Organização e Estratégia, e MBA em Gestão Empresarial e Graduação em Administração de Empresas. Atualmente, é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense lotado no Departamento de Ciências Atuariais e Finanças onde ministra as disciplinas: Dinâmica Demográfica e Métodos Quantitativos. Nos cursos de MBA ministra as disciplinas: Finanças Corporativas, Planejamento Estratégia e Métodos Quantitativos aplicados a Gestão Organizacional: Nos Cursos Stricto Sensu ministra as disciplinas: Analise do Ciclo de Vida, Relato Integrado, Bibliometria e Metodologia Quali-quantitative. Pesquisador do Programa de Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis e do Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão, ambos pela UFF, nas áreas de Gerenciamento do Ciclo de Vida do Produto, Custo do Ciclo de Vida do Produto (CCVP), Ativos Intangíveis e Relato Integrado, temas vinculados a Sustentabilidade Organizacional. Atua como Editor Chefe do periódico Brazilian Journal of Operations & Production Management (BJO&PM – ISSN (Online): 2237-8960), Atuou como Editor Chefe da Revista Sistemas & Gestão Online LATEC-UFF (ISSN (Online): 1980-5160) até dezembro de 2020. Também é Membro do Comitê Gestor do Projeto Conexões Éticas do Terceiro Setor pela UNESCO, Membro da Comissão de Responsabilidade Social do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustível (IBP), atuou como Consultor Empresarial nas áreas de Planejamento Estratégico, Estudos de Viabilidade Técnica Econômica (EVTE) e Mapeamento de Processos. Exerceu funções na indústria como executivo nas áreas de Desenvolvimento de Novos Negócios e Financeira em empresas de grande e médio porte nos setores de Telecomunicações, Embalagens e Terceiro Setor
Carlos Francisco Simões Gomes
Foi gerente de projetos, pesquisador no Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV) de 1997 a 2007 (trabalhando durante 10 anos atividades de desenvolvimento tecnológico, nas áreas de TI, software, usabilidade interface entre outros), em 2007 foi Chefe do Departamento de Engenharia de Sistemas do CASNAV. Posteriormente Vice-Diretor deste Centro (última função que assumiu) até 2008, quando se desligou do serviço ativo da Marinha. Tem experiência na área de Administração Informação (TI) e Arquitetura da Informação, com ênfase em Gestão de Risco, atuando principalmente em Decisão Multicritério, Pesquisa Operacional e Engenharia de Produção. Foi vice-presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional de 2006 até 2012, exerceu anteriormente por Quatro anos a função de Diretor Tesoureiro. Ocupa a função de professor Associado da Universidade Federal Fluminense. Foi professor horista do Ibmec (oito anos) e da Universidade Veiga de Almeida (13 anos). Foi coordenador do MBA de Governança e Tecnologia da Informação, e da Graduação de Gestão do INFNET de janeiro a outubro de 2010. Participou de 132 bancas de conclusão de Graduação, Mestrado, Doutorado e Exame de Qualificação para Mestrado ou Doutorado. Participou de mais de 130 congressos e/ou simpósios, eventos nacionais e/ou internacionais. Possui 137 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, DEZ registros de programas no INPI, 341 artigos publicados em congressos, simpósios, eventos nacionais e internacionais. Orientou e/ou co-rientou 43 monografias de graduação, 31 dissertações de mestrado, e três monografias de especialização/aperfeiçoamento e cinco Teses de Doutorado, um PBIC e uma supervisão de Pós-doutorado. Autor dos Livros Gestão da Cadeia de Suprimentos Integrada à Tecnologia da Informação, pela Editora CENGAGE LEARNING, (segunda Edição em 2014); e Princípios e Métodos de Tomada de Decisão (sexta Edição em 2019); pela Editora Atlas; BIG DATA um Panorama Global Através de Análise da Literatura e Survey; e Liderança Aplicada a Gerencia de Projetos de Tecnologia da Informação, ambos pela Editora Prismas. Possui sete registros de Programa de Computador no INPI. Participou como membro da delegação brasileira junto a International Maritime Organization (orgão da ONU para Oceanos com sede em Londres) nas negociações do acordo de Água de Lastro e Casco Duplo, sendo em ambas as reuniões autor do trabalho que balizou a posição brasileira. É revisor técnico dos periódicos: European Journal of Operational Research (EJOR); Pesquisa Operacional; Omega, Gestão e Produção; Revista Produção; Brazilian Journal of Operations and Production Management, Annals of Operations Research e Engevista entre outros. Atua na área de Logística, Gerenciamento de Projetos, Sistemas de Informação com foco em Acessibilidade e Usabilidade, Análise de Decisões, Métodos Analíticos aplicados à solução de problemas empresariais Brasileiros e Planejamento Estratégico com uso de TI. Foi professor/palestrante de cursos de pós-graduação nas instituições UFRJ, UFPE, Candido Mendes, Uff – Volta Redonda, UVA e FGV. Foi palestrante na Escola de Guerra Naval e Escola Superior de Guerra
Carlos Francisco Simões Gomes
Helton Luiz Santana Oliveira
É graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Brasília (1994). Tem Especialização em Engenharia De Segurança Do Trabalho pela UNIFENAS (1998), Especialista em Acústica Aplicada ao Controle de Ruídos pela UFSC (2013), pós-graduado em Análise, Avaliação e Gerenciamento de Riscos pela UFRJ (2004), Mestre em Sistemas de Gestão pela UFF (2005) e Doutor em Engenharia de Produção pela UFF (2019).
Desde 2002, é empregado próprio da Petrobras, admitido por concurso público, onde atua como Engenheiro de Segurança de Nível Master, no staff da gerência de Implantação de Tecnologias e Confiabilidade da área de Engenharia de Poços, liderando estudos e modelagens de Análise de Riscos e de Engenharia de Confiabilidade em equipamentos e tecnologias para poços marítimos.
Possui ainda experiência na área de Engenharia de Mecânica e de Produção, com ênfase em Segurança do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: Engenharia de Confiabilidade, Segurança de processo, Análise de riscos industriais, Manutenção centrada em confiabilidade, Eficiência produtiva, Integridade de ativos e Inspeção de equipamentos estáticos (Caldeiras, Vasos de Pressão, Tubulações, Válvulas e Acessórios, Tanques de Armazenamento, Fornos e Permutadores de Calor).
A diversidade de experiências profissionais vivenciadas inclui a atuação em atividades industriais de: Manutenção de aeronaves; Manutenção e operação de utilidades industriais no processamento de bebidas (cerveja e refrigerantes); Manutenção e operação de utilidades industriais no abate e processamento de frangos e instalações de laticínio; Paradas de manutenção de indústria cimenteira; Construção, operação e manutenção de sistemas de geração e transmissão de energia elétrica; Indústria de petróleo e gás;
É membro efetivo das seguintes sociedades, institutos e associações profissionais, técnicas e científicas no Brasil e no exterior: ABRISCO – Associação Brasileira de Análise de Riscos, Confiabilidade e Segurança de Processo, ABRAMAN – Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos, SOBRAC – Sociedade Brasileira de Acústica, ABCM – Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas, ABEPRO – Associação Brasileira de Engenharia de Produção, SBPR – Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência; SPE – Society of Petroleum Engineers, AIChE – American Institute of Chemical Engineers, ASME – American Society of Mechanical Engineers, SMRP – Society of Maintenance and Reliability Professionals e PMI – Project Management Institute.
Euricério Filho
Euricério Rodrigues Martins Filho, M.Sc. – administrador, mestre em Sistemas de Gestão com MBA em Gestão da Qualidade pela UFF e Pós Graduação em Educação Inovadora pela PUC/RS. Possui mais de 15 anos de experiência tendo direcionando suas competências e carreira para as áreas da Qualidade, Segurança e Meio Ambiente. Atualmente está à frente da QSMS-PRO apoiando clientes no Brasil e no Exterior a inovarem suas práticas em QSMS através de aprendizagem criativa, com abordagens, ferramentas e métodos participativos, cocriativos e colaborativos, incluindo métodos ágeis, metodologias ativas, facilitação e gamificação. Sua especialidade está no design de experiências de aprendizagem para adultos (presencial e virtual), facilitação de grupos e outras iniciativas que visam a criação de espaços que aceleram a transformação de pessoas, ampliam competências e aceleram o desenvolvimento de grupos e indivíduos para trabalharem sob novas perspectivas nos assuntos ligados à QSMS, tais como Sistemas de Gestão, Liderança, Gestão de Riscos, entre outros. É docente em diversos MBAs do LATEC/UFF, atuando também na Pós Graduação de Segurança de Processos do SENAI/CETIQT. Participa ativamente como colaborador de grupos e fóruns especializados em assuntos relacionados à QSMS tais como o CB25 e CB38 da ABNT, CCPS/RJ e o CESGE da FGV. É partner oficial da empresa CGE Risk Management para assuntos ligados à gestão de Riscos com método BowTie.
Adriane Quelhas
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santa Úrsula (1996), Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal Fluminense (1997), Mestrado em Sistema de Gestão pela Universidade Federal Fluminense (2007), Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (2017) e Pós Doutorado em Sistema de Gestão Sustentável pela Universidade Federal Fluminense (2019). Linha de pesquisa na área do Comportamento Organizacional com ênfase em Cultura e Clima Organizacional (aspectos cognitivos e emocionais) e os impactos no ambiente de trabalho e desempenho organizacional. Ministrou aulas como professora contratada na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e como professora convidada na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atualmente ministra aulas como professora convidada na Universidade Federal Fluminense em cursos Stricto Senso e Lato Sensu nas áreas de Cultura e Clima Organizacional, Gestão Estratégica de Pessoas, Segurança do Trabalho e Metodologia Científica. Atuou por15 anos na Volkswagen divisão de Caminhões & Ônibus como executiva responsável pelas áreas de Desenvolvimento Organizacional e Segurança do Trabalho.
Marcio Zamboti Fortes
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Severino Sombra (1991), Especialização em Manutenção pela UFRJ/UPADI (1999), MBA em Gestão de Negócios (IBMEC-2009), Mestrado em Engenharia de Energia pela Universidade Federal de Itajubá (2000) e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2007). É professor Associado II da Universidade Federal Fluminense (UFF) e atua nos Mestrados de Engenharia Elétrica e Telecomunicações e Profissional em Montagem Industrial. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em conservação e qualidade de energia, atuando principalmente nos seguintes temas: medição eletrônica, eletrônica de potência, gestão da manutenção e automação
Lourival Augusto Tavares
Engenheiro Eletricista, graduado pela UFRJ em 1967. Criador do primeiro curso de Pós-Graduação em Engenharia no Brasil (1994). Autor de 6 livros sobre Engenharia de Manutenção. Presidente por 11 anos do Comitê Panamericano de Engenharia de Manutenção. Reconhecido como Embaixador Latino-Americano de Manutenção pela Associação Mexicana de Gestão de Ativos (2016). Participou da implantação da Operação e Manutenção da Itaipu Binacional. Participou da implantação do primeiro PCM (1972) da América Latina na empresa onde trabalhava (FURNAS Centrais Elétricas S.A.). Reconhecido como “notório saber” por duas Universidades no Brasil. Inúmeros artigos escritos para revistas especializadas em manutenção na América Latina.
Lourival Augusto Tavares
- Adriane Domingues Quelhas, M.Sc. Professora na área de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida no Trabalho. Possui larga vivência na área de Recursos Humanos, atuou como Executiva responsável pela área de Qualificação e Desenvolvimento Profissional em empresa multinacional alemã do ramo automobilístico, com experiência de 13 anos no mercado. Mestre em Eng. de Produção, UFF.
- Alan Kardec Pinto, Engenheiro Mecânico – Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Engenharia de Petróleo – Universidade Petrobras. Especialista em Gestão Estratégica de Manutenção – ISO Swedish Management Group, na Suécia; É Professor do Curso MBA em Gestão de Ativos – FUNDAÇÃO GORCEIX/ABRAMAN. É Coordenador do Curso MBA em Gestão de Ativos – FUNDAÇÃO GORCEIX/ABRAMAN. É professor nos Cursos de Especialização das seguintes Instituições de Ensino: Escola de Minas da Universidade federal de Ouro Preto, PUC/MG, UFRJ, UFF e PUC-RS. Participou como conferencista e/ou congressista, em diversos congressos, no Brasil e no exterior, França, Espanha, Cuba, Finlândia, Estados Unidos, Dinamarca, Venezuela, Argentina e Chile, abordando temas de gestão empresarial, gestão de manutenção, terceirização, segurança e qualidade. Coordenou a mesa redonda sobre “Desafios do Gestor diante da Norma NBR ISO 55000”, no 29° Congresso Brasileiro de Manutenção e Gestão de Ativos/Outubro 2014. Ministrou o Mini-Curso sobre “Gestão Operacional de Ativos”, no 29° Congresso Brasileiro de Manutenção e Gestão de Ativos/Outubro 2014. Atualmente tem participado de congressos, seminários e cursos abordando o tema “gestão de ativos”. Ministrou Cursos e Seminários sobre gestão estratégica, gestão empresarial, gestão de manutenção, qualidade, confiabilidade, segurança industrial e terceirização. É professor do Curso de Especialização em Engenharia de Manutenção da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto, em parceria com a Universidade Corporativa Valer. É professor do Curso de Especialização em Sistemas Mínero-Metalúrgico da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto, em parceria com a Usiminas Mineração. Autor do livro “Gestão Estratégica e Avaliação Empresarial”; Co-autor do livro Manutenção – Função Estratégica; Co-autor do livro Terceirização na Manutenção – como otimizar os resultados; Co-autor do livro Manutenção Preditiva – fator de sucesso na gestão empresarial; Co-autor do livro Gestão de Ativos; Co-autor do livro Terceirização; Co-autor do livro Técnicas Preditivas; Co-autor do livro Fator Humano; Co-autor do livro Confiabilidade; Co-autor do livro Avaliação de Desempenho; Co-autor do livro Manutenção Autônoma e Indicadores de Desempenho. É Coordenador da Comissão de Gestão de Ativos da ABRAMAN.– Foi Presidente Nacional da ABRAMANde 1999 a 2003. Foi Diretor Internacional da ABRAMAN de 2003 a 2007. Possui experiência profissional, técnica e gerencial, nas áreas de gestão empresarial, produção, confiabilidade, manutenção, engenharia, suprimento e segurança industrial, tendo trabalhado nas refinarias Gabriel Passos (Betim/MG), Duque de Caxias (Caxias/RJ), Henrique Laje (São José dos Campos – SP) e na Refinaria do Planalto (Paulínia/SP), sendo que nesta última ocupou a função de Gerente Geral. Trabalhou também na TRANSPETRO onde foi um dos formuladores da nova estratégia de transporte marítimo na PETROBRAS. Foi Gerente Executivo do Abastecimento-Refino, sendo o responsável por todas as onze Unidades de Negócios de Refino no Brasil. Coordenou o Grupo de Trabalho que estruturou a empresa PETROBRAS BIOCOMBUSTÍVEL. Foi o primeiro Presidente da PETROBRAS BIOCOMBUSTÍVEL.
- Carlos Francisco Simões Gomes, D.Sc. Foi gerente de projetos, pesquisador no Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV) de 1997 a 2007 (desenvolvendo durante 10 anos atividades de desenvolvimento tecnológico, nas áreas de TI, software, usabilidade interface entre outros), em 2007 foi Chefe do Departamento de Engenharia de Sistemas do, CASNAV. Posteriormente Vice-Diretor deste Centro (última função que assumiu) até 2008, quando se desligou do serviço ativo da Marinha. Tem experiência na área de Administração, Engenharia de Produção, e Tecnologia da Informação (TI) e Arquitetura da Informação, com ênfase em Gestão de Risco, atuando principalmente em: Decisão Multicritério e Pesquisa Operacional. Foi vice-presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional de 2006 até 2012, exerceu anteriormente por Quatro anos a função de Diretor Tesoureiro. Ocupa a função de professor Adjunto três da Universidade Federal Fluminense. Foi professor horista do Ibmec (oito anos) e da Universidade Veiga de Almeida (13 anos). Foi coordenador do MBA de Governança e Tecnologia da Informação, e da Graduação de Gestão do INFNET de Janeiro a Outubro de 2010. Participou de 106 bancas de conclusão de Graduação, Mestrado, Doutorado e Exame de Qualificação para Mestrado ou Doutorado. Participou de 84 congressos e/ou simpósios, eventos nacionais e/ou internacionais. Possui 70 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, e 137 artigos publicados em congressos, simpósios, eventos nacionais e internacionais. Orientou 35 monografias de graduação, 14 dissertações de mestrado, e três monografias de especialização e uma Tese de Doutorado. Autor dos Livros Gestão da Cadeia de Suprimentos Integrada à Tecnologia da Informação, pela Editora CENGAGE LEARNING, (segunda Edição em 2014); e Tomada de Decisão Gerencial – Enfoque Multicritério (quinta Edição em 2014); pela Editora Atlas. Participou como membro da delegação brasileira junto a International Maritime Organization (orgão da ONU para Oceanos com sede em Londres) nas negociações do acordo de Água de Lastro e Casco Duplo, sendo em ambas as reuniões autor do trabalho que balizou a posição brasileira. É revisor técnico dos periódicos: European Journal of Operational Research (EJOR); Pesquisa Operacional; Gestão e Produção; Revista Produção; Brazilian Journal of Operations and Production Management, Annals of Operations Research e Engevista. Atua na área de Logística, Gerenciamento de Projetos, Sistemas de Informação com foco em Acessibilidade e Usabilidade, Análise de Decisões, Métodos Analíticos aplicados à solução de problemas empresariais Brasileiros e Planejamento Estratégico com uso de TI. Foi professor/palestrante de cursos de pós-graduação nas instituições UFRJ, UFPE, Candido Mendes, Uff – Volta Redonda, UVA e FGV. Foi palestrante na Escola de Guerra Naval e Escola Superior de Guerra.
- Carlos Roberto Coutinho de Souza, M.Sc. Mestre em Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional, UFF/RJ; Engenheiro Químico, UERJ;Engenheiro de Segurança do Trabalho, FTESM; MBA em Administração de Empresas, PDG/IBMEC; MBA Planejamento Estratégico, AD/ESG; Professor do MBA Gestão de Negócios Sustentáveis, UFF/RJ; Professor da Pós Graduação de Engenharia de Segurança, UFF/RJ; Professor Convidado dos Cursos Ïn Company”do IBMEC; Professor Convidado da Fundação Dom Cabral – FDC; Ex- Presidente e atual Diretor da ABPA – Associação Brasileira de Prevenção de Acidentes; Sócio-Diretor da CRC Consultoria e Assessoria Segurança do Trabalho e Meio Ambiente; Ex-Gestor de Segurança, Saúde e Emergências da Bayer (18 anos); Gestor de Segurança e Meio Ambiente da Piraquê; Co-autor do livro Normas Regulamentadoras Comentadas (1999); Co-autor do Manual Técnico e Didático do Projeto Corporativo de Qualificação em SMS para Empregados de Empresas Prestadoras de Serviço da Petrobrás (2004).
- Dilma Lúcia Pimentel, D.Sc. Doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense na Linha de pesquisa Gestão Ambiental e Desempenho do Ambiente Construído. Possui mestrado profissional em Sistema Integrado de Gestão pela mesma universidade. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula possui ainda pós graduação em Educação Infantil pela PUC e Gestão de Negócios Sustentáveis pela UFF (RJ). Atua como consultora de empresas públicas e privadas implementando Sistemas de Gestão Integrados – Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho, Governança e Relacionamento Comunitário. Atua como docente em cursos de pós-graduação na área de Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Sistema de Gestão Integrados nas Universidades LATEC-UFF, UNICAMP, UFRJ entre outras
- Fernando Toledo Ferraz, D.Sc. Professor Associado do Departamento de Engenharia de Produção da UFF, com atuação no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e no Mestrado em Sistemas de Gestão da mesma Universidade. Possui graduação em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia (1988), mestrado em Engenharia de Produção pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós Graduação e Pesquisa de Engenharia (1991) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Ergonomia, Qualidade e Gestão da Inovação e Desenvolvimento Local. Áreas de interesse e atuação: Ergonomia, segurança, gestão de pessoas e inovação e desenvolvimento sustentável.
- Helton Luiz Santana Oliveira, M.Sc. É graduado em ENGENHARIA MECÂNICA pela Universidade de Brasília (1994). Tem Especialização em ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO pela UNIFENAS (1998), Especialização em ACÚSTICA APLICADA AO CONTROLE DE RUÍDOS pela UFSC (2013), pós-graduação em ANÁLISE, AVALIAÇÃO E GERENCIAMENTO DE RISCOS pela UFRJ (2004), MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM SISTEMAS DE GESTÃO pela UFF (2005) e atualmente é aluno do curso de DOUTORADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO na UFF. Possui experiência na área de Engenharia de Mecânica e de Produção, com ênfase em Higiene e Segurança do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: Segurança de processo, Análise de riscos industriais, Engenharia de Confiabilidade, Manutenção centrada em confiabilidade, Eficiência produtiva, Integridade de ativos e Inspeção de equipamentos estáticos (Caldeiras, Vasos de Pressão, Tubulações, Tanques de Armazenamento, Fornos e Permutadores de Calor). É Engenheiro de Segurança Sênior da Petrobras admitido por concurso público em 2002, e exerceu a Coordenação de SMS (2007 a 2011) e a Gerência Setorial de implementação de programas de capacitação nas áreas de Segurança, Meio Ambiente, Eficiência energética e Saúde (2011 a 2016) ambos na UNIVERSIDADE PETROBRAS. Atualmente atua no staff da gerência de Qualificação e Confiabilidade da área de Competências Técnicas de Poços e Sondagem da Petrobras, conduzindo estudos de riscos e confiabilidade de equipamentos de poços marítimos. Atua externamente como professor convidado das seguintes instituições de ensino superior: Universidade Federal Fluminense (UFF/LATEC & UFF/LABCEO) desde 2006, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/COPPE/LabOceano – Laboratório de Educação Continuada Offshore e do UFRJ/Gestore: Núcleo de Pesquisa em Sistemas e Gestão de Engenharia) desde 2010, do IBP- Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis desde 2010, da PUC-Rio (Departamento de Engenharia de Materiais) desde 2014 e do IPETEC – Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia (Ex-FUNCEFET-RJ) vinculado à Universidade Católica de Petrópolis, desde 2009. É membro efetivo da SOBRAC – Sociedade Brasileira de Acústica, membro efetivo da ABEPRO – Associação Brasileira de Engenharia de Produção. É membro efetivo e integrante do conselho fiscal (gestão 2017-2018) da ABRISCO – Associação Brasileira de Análise de Riscos, Confiabilidade e Segurança de Processo.
- Iara Tammela, D.Sc. Graduação em Engenharia pela UERJ (1999); Mestrado em Engenharia de Produção, com ênfase em Pesquisa Operacional pela COPPE/UFRJ (2004) e Doutorado em Engenharia de Produção também pela COPPE/UFRJ (2009).
- James Hall, M.Sc. Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (1982) e mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (2001). Atualmente cursa o Doutorado na mesma instituição e, é engenheiro civil da Universidade Federal Fluminense, acumulando o cargo de professor universitário na graduação da citada universidade e, atuando ainda como professor na pós-graduação nível lato sensu. Leciona em diversos cursos lato sensu dentro da área. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Segurança do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de riscos, competitividade, administração da produção, higiene e segurança do trabalho, atuando, ainda, na inciativa privada como consultor técnico e avaliador em empreendimentos da construção. Como linhas de pesquisa principais, cita-se: 1) Modelagem em gestão de riscos na Construção Civil;2) Modelagem para gestão da segurança do trabalho, com ênfase em procedimentos;3)Modelagem para gestão de serviços, ênfase em clientes, para a Construção Civil.
- Julio Vieira Neto, D.Sc. Possui Doutorado em Eng° Civil pela Universidade Federal Fluminense, Mestrado em Sistema de Gestão ( UFF ) pós-graduado com MBA em Organização e Estratégia e MBA em Gestão Empresarial, graduado em Administração de Empresas. Atualmente é Professor Adjunto pela Universidade Federal Fluminense no Departamento de Ciências Contábeis, Ministra as disciplinas; Dinâmica Demográfica e Métodos Quantitativos no curso de graduação em ciências atuariais; Professor das disciplinas Finanças Corporativas, Planejamento Estratégico e Bibliometria em cursos Stricto sensu e Lato sensu, Pesquisador nas áreas do Gerenciamento do Ciclo de vida do Produto e Custo do Ciclo de Vida do Produto (CCVP) vinculados a área de Sustentabilidade, estudos de Viabilidade Econômica de materiais eco-eficientes. Consultor Empresarial nas áreas de Planejamento Estratégico, Estudos de Viabilidade Técnica Econômica (EVTE) e Mapeamento de Processos. Atuou como Executivo na área de desenvolvimento de novos negócios em empresas de Grande e Médio Porte nos setores de telecomunicações e embalagens.
- Lourival Augusto Tavares, Engenheiro Eletricista, formado pela Escola Federal de Engenharia de Rio de Janeiro, no ano de 1967. Ex-Presidente do Comitê Panamericano de Engenharia de Manutenção (1993 a 2004). Durante 23 anos trabalhou em FURNAS -Centrais Elétricas S.A., onde, além de outras atividades foi Supervisor de Manutenção e implantou e coordenou o Controle de Manutenção por Computador em todas as Usinas Hidroelétricas da empresa. Em ITAIPU Binacional chefiou a Assessoria Técnica de Apoio, que administrava toda a logística da Superintendência de Operação e Manutenção, dentro de suas responsabilidades, a gestão do Sistema de Informações Técnicas dessa Superintendência. Publicou vários trabalhos em revistas técnicas especializadas sobre Gestão, Planejamento e Controle de Manutenção, além dos livros “Controle de Manutenção por Computador” (1a edição -1986), “Excelência na Manutenção” (1a. edição -1996); “Administração Moderna de Manutenção” (1a edição em português -1999; em espanhol -2000 e em Internet -2000) e “Manutenção Centrada no Negócio” (1a edição em português -2005, em espanhol -2007 e edição revisada e ampliada em 2013). Vários de seus trabalhos (e os livros) são usados como referência de temas sobre o assunto por profissionais da área em suas empresas, conforme citações em Seminários e Congressos nacionais e internacionais. Idealizador, Coordenador Geral e instrutor do Curso MBA de Pós-graduação em Engenharia de Manutenção, promovido pela Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro em parceria com o Comitê Panamericano de Engenharia de Manutenção COPIMAN. Reconhecido como “notório saber” em manutenção pela Universidade Federal de Rio de Janeiro e pela Universidade Federal de Paraíba. Diretor nacional da ABRAMAN (Associação Brasileira de Manutenção) em dois mandatos. Entre 02/2015 e 2/2016, ocupou o cargo de Diretor Executivo. Coordenador e Instrutor de vários cursos especializados em Administração, Gestão, Auditoria, Planejamento e Controle de Manutenção já realizados mais de 1.000 vezes para mais de 20.000 profissionais na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Laureado como “Amigo da Marinha” por serviços prestados nos cursos de especialização em Engenharia de Manutenção para os Oficiais dessa unidade militar. Consultor autônomo na área de Gestão de Ativos e Engenharia de Manutenção para empresas públicas e privadas onde prestou assessoramento na seleção e implementação de Sistemas Informatizados de Gestão de Manutenção já tendo atendido há mais de 200 empresas no Brasil e exterior nas áreas de Alimentos, Açúcar e Álcool, Bancária, Comunicação, Curtume, Eletricidade, Fertilizante, Hospitalar, Madeira, Metalurgia, Mineração, Petróleo, Petroquímica, Portuária, Predial, Química, Saneamento, Siderurgia, Tabaco, Têxtil, e Transporte.
- Luis Perez Zotes, D.Sc. Graduado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1973), com mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (1992) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência nas áreas de Engenharia Civil, Administração Financeira, Gestão Estratégica, Gerenciamento de Projetos e Engenharia de Segurança.
- Marcelo Contente Arese, M.Sc. Marcelo C. Arese é Engenheiro Mecânico pela Universidade Gama Filho e Analista de Sistemas pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Especialista em Engenharia de Manutenção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal Fluminense e Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas. Mestre em Sistemas de Gestão e Doutorando em Sistemas de Gestão Sustentáveis pela Universidade Federal Fluminense.. Trabalhou em planejamento e controle de manutenção e projetos nas empresas Cosigua, Texaco, Bayer, Santista Alimentos, Votorantim Metais, FCC, Braskem, Mills e SKMTech. Prestou consultoria pela IBM à Vale, Novartis, CENESP e Queiróz Galvão Óleo e Gás. Leciona em MBAs do Latec/UFF, cursos da Abraman e CREA-RJ. Coordenador executivo do MBA Gestão Estratégica da Produção e Manutencão da Universidade Federal Fluminense. Professor do curso de Engenharia de Produção da Unilasalle
- Marcio Zamboti Fortes, D.Sc. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Severino Sombra (1991), Especialização em Manutenção pela UFRJ/UPADI (1999), MBA em Gestão de Negócios (IBMEC-2009), Mestrado em Engenharia de Energia pela Universidade Federal de Itajubá (2000) e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é coordenador do curso de graduação em Engenharia Elétrica e vice-chefe do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal Fluminense (UFF). É professor Adjunto IV da UFF e atua nos Mestrados de Engenharia Elétrica e Telecomunicações e Profissional em Montagem Industrial. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em conservação e qualidade de energia, atuando principalmente nos seguintes temas: eletrônica de potência, gestão da manutenção e automação.
- Maurício Nahid Leitão, M.Sc. Graduação em Engenharia de Produção pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Especialização em Engenharia de Produção pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Mestrado em Engenharia de Produção pelo CEFET-RJ
- Nelson Cabral, M.Sc.
- Paulo Roberto Pfeil Gomes Pereira, D.Sc. Possui Doutorado em Engenharia de Produção pela Coordenação dos Programas de Pós-graduação de Engenharia (COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). É Professor Associado I do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense (UFF) , nas áreas de Economia, Finanças e Inovação Tecnológica
- Rogério Arcuri Filho, M.Sc.
- Ruben Huamanchumo Gutierrez, D.Sc. Professor Titular da Universidade Federal Fluminense. Doutor (1997) e Mestre (1990) pela COPPE/UFRJ (CApes 6) Rio de Janeiro. Possui graduação- "Universidad Nacional de Trujillo/ Peru" (1985). Tem experiência empresarial (30 anos) e docente (25 anos) em Gestão da Qualidade, Melhoria de Processos, e Maturidade; Projetos e avaliação; Estratégias de Negócios; e Analise Financeira e Fluxos de Caixa ; Leciona temas de Estratégias Cenários e Mercados; Competitividade, Portfolio e Desempenho empresarial; gestão de Processo, Projetos e Serviços; Multicritério e Decisões, SIG -Sistemas de Informação Gerencial, e Gestão Integrada. Publicou em coautoria 3 livros, e 7 capítulos de livros. Publicou também 9 artigos em revistas conceituadas. Publicou 105 artigos em eventos como ENEGEP, ENANPAD, SIMPEP, SIMPOI, EPIO (Argentina), CORS (Canadá) etc. Foi palestrante em diversos eventos. Orientou com sucesso 61 dissertações de mestrado, e 53 outros trabalhos de conclusão de cursos como TCC, MBA etc. Participei de mais de 360 bancas de avaliação Atuou ainda em sociedades cientificas como ABEPRO, SOBRAPO, CLADEA. E atua desde 1995 como referee e colaborador em eventos como ENEGEP, ENANPAD, SIMPEP, SIMPOI, EPIO / ENDIO (Argentina) etc . Atua também como revisor e referee de revistas nacionais e internacionais GEPROS, G&P (Gestão e Produção), Produção online, S&G (Sistemas e Gestão), African Journal of Business management, Revista Ingenieria Industrial etc.
- Suzana Dantas Hecksher, D.Sc. Professora adjunta do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Engenharia Mecânica pela UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ (2002) e doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ (2007). Atua em pesquisa, projeto e gestão de sistemas sócio-técnicos, principalmente nos seguintes temas: ergonomia e fatores humanos, organização do trabalho, inovação, estratégia e gestão da qualidade.