Depoimentos

Tenho um querido amigo espanhol, um engenheiro que abraçou a educação, que diz que você pode organizar a sua vida inteira, porém a melhor coisa que vai lhe acontecer – e que, justamente, vai fazer toda a diferença na sua vida – é o inesperado. Minha vida tem sido pautada pelos “inesperados” e o maior deles até agora, sem dúvidas, foi ter conhecido o LATEC. Na época eu era proprietário de uma pequena empresa de viagens e eventos, dentre várias iniciativas profissionais anteriores, e a minha primeira aproximação com o departamento foi ter organizado o seu primeiro módulo internacional com a Universidade de Pádua, na Itália. Dali para integrar uma das primeiras turmas de mestrado profissional do país foi um pulo. Isso ocorreu naquela ensolarada tarde de sábado do ano 2000, quando o telefone tocou e do outro lado da linha tinha o Prof. Osvaldo Quelhas me dizendo: “Cid, você tem um perfil acadêmico, porque você não topa o desafio de fazer um mestrado?”. Assim, dessa maneira simples, despretensiosa e “inesperada”, minha vida ali mudou de forma radical e definitiva. Aqui no Brasil temos o hábito de dizer que “a vida começa aos 40”. Que fantástica verdade! Como sempre tive uma tendência à precocidade, minha vida, digamos assim, começou um pouco antes, aos 37 anos. Eu não imaginava voltar às cadeiras de sala de aula e muito menos tinha uma ideia exata do que representava fazer um curso de pós-graduação strictu sensu. A partir dali, tudo o que aconteceu foi uma coisa “mágica”. Das mãos do Prof. Gilson Brito recebi o primeiro paper sobre um novo movimento empresarial: a responsabilidade social. Como eu não tinha sido autorizado a escrever sobre a corrupção nas organizações e sobre o péssimo ambiente do país para a realização de negócios, aquele estudo caiu como uma luva. Foi a primeira aula que ministrei sobre o tema – e também a primeira da minha vida, ainda de bermudas, uma descontração que o meio acadêmico propicia. Tornei-me professor, coordenador de cursos e eventos, consultor e voluntário nas áreas de ética, diálogo, transparência, responsabilidade social e sustentabilidade nos negócios. Não queria, não imaginei, não “esperei” nada disso. Eu tinha somente o propósito dentro de mim de, um dia podendo, contribuir para a construção de um mundo com pessoas e organizações mais éticas, mais justas, mais sensíveis, mais cuidadosas. Isso tudo tem se tornado possível porque um dia atendi aquele telefonema, de forma – agora sim sem aspas – inesperada. Boa caminhada e bons inesperados a todos.

Client Logo
Cid Alledi Filho Diretor Executivo na Núcleo Ético
Sócio Fundador da Casa dos Felizardos

Em 2007, ao concluir um MBA no LATEC, não hesitei: aquela era a Escola ideal para me levar ainda mais longe! E assim, ingressei naquele mesmo ano no Mestrado em Sistemas de Gestão, com o firme propósito de dar mais um passo na minha vida acadêmica e profissional. O que eu sequer poderia imaginar é que aquela decisão mudaria, definitivamente, o meu futuro em vários sentidos... E essa constatação não foi apenas minha! Com a defesa e conclusão do Mestrado, da nossa turma, muitos contemporâneos voaram alto e se destacaram ainda mais em suas carreiras. Vários mudaram seu foco e sua área de atuação, se lançando a novos e mais prazerosos projetos. Outros ainda, devido à diferentes adversidades, com maturidade e determinação, reavaliaram seus negócios, se prepararam e os reestruturaram e reposicionaram com a segurança que só a experiência adquirida, com aqueles anos de estudo, lhes poderia proporcionar. As estórias de coragem, enfrentamento e sucesso são muitas entre nós! Ao longo de longos e inesquecíveis 4 anos, com nossos grandes Mestres, aprendi muito mais do que conceitos ou teorias, produzi muito mais do que papers ou uma dissertação... Passei a entender melhor sobre o nosso papel de ‘responsáveis pelo social’, sobre os outros ‘pontos de vista’, sobre o cuidado com o que se precisa descartar e sobre o que se tem de preservar, a qualquer custo. E aqui, passo a falar não apenas do descarte ou preservação das coisas, mas... de gente! É impossível falar de LATEC sem falar de gente – de toda gente! Graças ao clima que reina naqueles corredores e salas de aula, a integração com os coordenadores, os professores, com o pessoal da secretaria e da administração é fácil e a identificação imediata! Até hoje, a turma de 2007 se relaciona como se fosse uma grande família! Somos amigos muito próximos, muito queridos, pessoas que convivem, se respeitam e se apoiam mutuamente, numa rede virtuosa inigualável! E é por conta dessa empatia, desse espírito de união e de admiração que mantemos pulsante, que me regozijo pela escolha que fiz há 1 década! No mês em que nos reunimos com amigos e ex-professores para celebrar os nossos 10 anos de amizade, uso este canal para formalmente expressar o meu mais sincero reconhecimento à essa grande Escola. Ao LATEC, seus diretores, professores e equipe de apoio, o meu carinho e eterna gratidão!

Client Logo
Neide Lúcia de Oliveira Almeida Empresária, Professora Multidisciplinar e
Consultora em Gestão Organizacional

Finalizei o curso com muita gratidão, não somente pelos conhecimentos técnicos desenvolvidos em sala de aula, mas também com o desenvolvimento da capacidade de realizar uma análise crítica em diversas áreas dentro de uma rotina profissional com uma visão diferenciada, desenvolvida em cima dos princípios Lean. E como recompensa maior, desenvolvemos um network com profissionais de diversos setores da economia, possibilitando acessos a diferentes entendimentos profissionais sobre temas abordados em classe, e de forma enriquecedora pudemos trazer esse network para nossas vidas pessoais transformando em amigos.

Client Logo
Philipe L. Campos Engenheiro Civil
MBA Produção Enxuta Seis Sigma

A Universidade Federal Fluminense - UFF mantém infra-estrutura material e imaterial de ensino que proporciona qualidade técnica sem perder de vista o humanismo. O corpo docente e o pessoal de secretaria do Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios e Meio Ambiente da UFF - LATEC é interessado, possui disponibilidade, atua com gentileza, contribui de modo efetivo para a pesquisa e presta o devido apoio às atividades acadêmicas. Os colegas discentes agem com união, cooperação e coleguismo. O mestrado profissional interdisciplinar em sistemas de gestão propicia oportunidade para aprendizado, amadurecimento, acesso a relacionamentos bem como geração de valor sob variadas formas.

Client Logo
Engenheiro Civil
MBA Produção Enxuta Seis Sigma

O Latec UFF capacita muito bem seus alunos no enfrentamento e busca de soluções para problemas complexos em sistemas de gestão nas organizações. Seu conteúdo programático reflete de maneira exemplar as abordagens para os desafios que ocorrem dentro das empresas e prepara o egresso para continuar a se desenvolver por conta própria tendo todo um embasamento científico. O corpo docente e toda a equipe administrativa do programa estão de parabéns.

Client Logo
Pablo Ibeas Essabbá Engenheiro de Produção
Product Management

O Latec UFF me surpreendeu positivamente, pois além da qualidade da aulas, tivemos ótima infraestrutura e suporte da secretaria e coordenação do curso. Os resultados obtidos de minha pesquisa contribuiu para o desenvolvimento de um projeto, na empresa em que atuo, que agregou grande valor no desenvolvimento estratégico da Equipe de Liderança.

Client Logo
Gisane Bazet Gestora de Recursos Humanos
Product Management

O curso me deu uma visão completamente nova e ampla sobre pesquisa científica, contribuindo para o meu desenvolvimento profissional enquanto coordenador de curso e professor no ensino superior.

Client Logo
Wislley de Jesus Vieira Especialista em Contabilidade Decisorial
coordenador do curso de bacharel em Ciências Contábeis no Centro Universitário FAMINAS

No ano de 2000 resolvi voltar a estudar. Na época me matriculei em 2 cursos ao mesmo tempo. Gestão Ambiental Empresarial no LATEC e Gestão Ambiental em uma outra Universidade. Nesta segunda assisti apenas a uma aula e nunca mais voltei. No LATEC estou até hoje, 17 anos !! Não só terminei o GAE como ainda fiz o MBA de Gestão de Negócios Sustentáveis e o Mestrado Profissional em Sistema de Gestão. Me senti tão preparada técnica e academicamente, que, mesmo sendo bióloga de formação, encarei um Doutorado na Engenharia Civil da UFF. O que foi fundamental neste processo? Acho que a constatação diária de que mais que formar profissionais, o LATEC se preocupa em formar cidadãos melhores. Lá eu vivencio o respeito à diversidade, aos objetivos de vida, a história e ao tempo de cada um. E isso tudo com um custo financeiro compatível à realidade brasileira. O LATEC é um espaço de inclusão!

Client Logo
Dilma Pimentel, ex aluna do LATEC Consultora em Gestão Integrada

Costumo dizer que ao longo de minha formação acadêmica tive a oportunidade de conhecer alguns poucos "professores humanos". Como sabem, o ambiente acadêmico é um universo por demais egocêntrico. Poucos são os profissionais que têm na docência um objetivo de vida. Poucos são os que a exercem através de um verdadeiro estado da “arte”, objetivando não apenas a lapidação profissional, como também a transformação intelectual, humana, ética e moral de seus alunos. Confesso que, enquanto discente, jamais havia me deparado com um CORPO DOCENTE que transparecesse e disseminasse, em sua totalidade, esse ideal com tamanha propriedade. Sou imensamente grato pelo período que pude conviver com estes mestres do saber. Digo que minha passagem pelo Latec foi um verdadeiro divisor de águas em minha jornada como docente e pesquisador. O aprendizado obtido foi, sem dúvida alguma, extraordinário. Pesquisas intensas/densas/rigorosas, trabalhos disciplinares que objetivam o amadurecimento sistêmico, holístico, integrado e participativo. Há no Latec toda uma estrutura que só propicia o aluno alcançar o seu melhor. Basta que este tenha comprometimento, gana, uma vontade constante de apreender. Gratidão eterna resume!!!!

Client Logo
Rodrigo Amado dos Santos Professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro ( UFRRJ)

O doutorado em sistemas de gestão sustentáveis do Latec UFF modificou tanto a abordagem técnico-científica quanto o modelo de ensino-aprendizagem em minha carreira profissional, tornando a contribuição para sociedade mais efetiva e clara em prol do aumento da produtividade e sustentabilidade das organizações.

Client Logo
Daniel Luiz de Mattos Nascimento Coordenador da Área de BIM e
Lean 4.0 da Fundação CERTI

Ter tido a honra de participar deste curso me trouxe a possibilidade de abertura de novos horizontes, melhorou meu pensamento crítico e trouxe um ganho de experiência muito grande, ao poder participar das aulas com professores renomados de com vasto conhecimento.

Pablo Machado Amorim Gerente Administrativo
CEFET/RJ

Minha história com a UFF iniciou em 2007, quando liguei a primeira vez pedindo informações sobre o MBA em Responsabilidade Social e que naquele semestre não iniciaria nenhuma turma. Fui informado sobre o MBA em Gestão de Negócios Sustentáveis, o qual me interessei e iniciei de imediato, na turma GNS 9, e que tinha corpo docente de excelente qualidade e com alunos bastante comprometidos. A partir desta experiência passei a estudar cada vez mais, e participar dos congressos realizados pela UFF. Posteriormente, a conclusão do Mestrado no Latec foi a realização de um grande sonho e que não pretendo parar e sim dar continuidade com o Doutorado. Iniciei em 2011, na turma MSG 11, com alunos mais uma vez totalmente engajados, e de vasta experiência profissional e sem falar na qualidade do corpo docente, formado por experientes professores, todos com Doutorado e Pós-Doutorado, o que muito contribui na minha formação acadêmica e profissional. O MBA e Mestrado do Latec UFF tiveram um papel fundamental na construção da minha carreira profissional, impulsionando o meu conhecimento e ampliando a minha visão como líder, preparando alunos para serem bem sucedidos em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Sou apaixonado pela UFF, faço maior propaganda dos cursos e sempre vou fazer, pois vale a pena o investimento, esforço e dedicação, pois o retorno parece certo. Professores Osvaldo, Sérgio França e demais envolvidos parabéns por tornarem o Latec esta excelente Instituição de Ensino.

Client Logo
Wellington Oscar dos Santos Economista
Auditor e Conselheiro do Conselho de Responsabilidade Social da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]