Gestão pela Qualidade Total
Início
A definir
Horário
Sábados das 8h às 17h
Local
Aulas realizadas em formato sala virtual
Sobre
o curso
Os cursos coordenados pelo LATEC têm por objetivo ampliar a competência gerencial do profissional, relacionado temas específicos sobre gestão pela qualidade total com os níveis estratégico, tático e operacional da organização.
O MBA em Gestão pela Qualidade Total busca o alinhamento entre as estratégias empresariais com os indicadores de desempenho, a fim de obter os melhores resultados para as partes interessadas, otimização de processo, redução de impacto ambiental e responsabilidade social.
A Coordenação do LATEC orienta os docentes para o processo de aprendizagem compartilhada, onde os alunos trocam experiências e discutem casos reais em sala de aula.No universo globalizado, onde a competitividade é associada ao tempo de reposta imediato, torna-se necessária a elaboração de processos empresariais enfocados na Qualidade Total. O que antes poderia estar integrado em todo o
conjunto de processos internos e externos da empresa, hoje se torna fator inevitável para a permanência no mercado e fidelização dos clientes, agregando valor ao desempenho empresarial.
Público Alvo
Executivos e Profissionais com graduação plena, que exerçam ou possuam potencial para Gestão em Qualidade Total.
Tópicos
- Introdução à Gestão pela Qualidade Total
- Estratégia Empresarial
- Sistema de Gestão pela Qualidade Total
- Gestão de Operações
- Gestão de Finanças
- Gestão de Resultados
- Gerência de Projetos
- Gestão de Processos
- Gestão Estratégica de Pessoas
- Qualidade em Serviços
- Gestão de Marketing
- Inteligência Organizacional
- Sistema Integrado de Gestão e da Normalização
- Responsabilidade Socioambiental
- Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia)
- Lean Production / Produção Enxuta em Produtos e Serviços.
Objetivos
Desenvolver e disseminar os conceitos atualizados da Gestão: Visão Sistêmica Integrando Qualidade Total, Integração de Sistema de Gestão, Responsabilidade Social e Ética Empresarial.
Dotar os profissionais de conhecimento para as práticas da gestão das organizações públicas e privadas. Formar lideres cônscios de seus deveres cívicos, técnicos e éticos/ humanísticos junto à sociedade. O curso abordará conceitos de Lean Production / Produção Enxuta em Produtos e Serviços.
Espera-se que, ao final, os profissionais estejam capacitados a:
- Enfrentar as grandes transformações que estão ocorrendo na gestão empresarial;
- Entender que a globalização exige das empresas, como nunca na história, irrestrito comprometimento com a eficiência e a eficácia no processo de conversão de seus recursos.
- Programa focado em Gestão de Negócios, com ênfases em Gestão de Serviços, Gestão Industrial e Modelos de Qualidade.
O curso será desenvolvido de forma intensiva com aulas expositivas e práticas apoiadas por recursos audiovisuais, bem como através de trabalhos em grupo.
Estudos de casos, apresentações, discussões das resoluções, dinâmicas e filmes didáticos serão utilizados para garantir a consolidação do aprendizado.
O certificado de Especialista será emitido pela Universidade Federal Fluminense para todos os alunos que tiverem frequência mínima de 75% e nota igual ou superior a 7 (sete) em cada disciplina e no Trabalho Final de Curso. Após a conclusão das aulas, o aluno terá 4 (quatro) meses para apresentação do Trabalho Final de Curso.
O material didático das diversas disciplinas do curso será disponibilizado em formato eletrônico pela secretaria do curso.
- foto 3X4
- Cópia do diploma de graduação (registrado ou, na hipótese, revalidado) ou certidão original de conclusão de curso de graduação, com as datas de conclusão e colação de grau.
- Cópia do RG (evitar CNH, pois não consta a naturalidade).
- Cópia do CPF (para brasileiros ou estrangeiros com visto de permanência no país).
- Cópia do curriculum vitae.
Obs: As turmas têm início somente à medida que o número de inscrições garanta a realização do curso com número suficiente de alunos.
** Este curso de pós-graduação é cadastrado no MEC segundo a Resolução CNE/CES nº 1/2001. A matrícula nos cursos é limitada a portadores de diploma de licenciatura plena ou bacharelado, obtido em instituições de ensino superior reconhecidas pelo MEC.
Garanta a sua inscrição. Vagas limitadas!
Corpo Docente
Euricério Filho
Euricério Rodrigues Martins Filho, M.Sc. – administrador, mestre em Sistemas de Gestão com MBA em Gestão da Qualidade pela UFF e Pós Graduação em Educação Inovadora pela PUC/RS. Possui mais de 15 anos de experiência tendo direcionando suas competências e carreira para as áreas da Qualidade, Segurança e Meio Ambiente. Atualmente está à frente da QSMS-PRO apoiando clientes no Brasil e no Exterior a inovarem suas práticas em QSMS através de aprendizagem criativa, com abordagens, ferramentas e métodos participativos, cocriativos e colaborativos, incluindo métodos ágeis, metodologias ativas, facilitação e gamificação. Sua especialidade está no design de experiências de aprendizagem para adultos (presencial e virtual), facilitação de grupos e outras iniciativas que visam a criação de espaços que aceleram a transformação de pessoas, ampliam competências e aceleram o desenvolvimento de grupos e indivíduos para trabalharem sob novas perspectivas nos assuntos ligados à QSMS, tais como Sistemas de Gestão, Liderança, Gestão de Riscos, entre outros. É docente em diversos MBAs do LATEC/UFF, atuando também na Pós Graduação de Segurança de Processos do SENAI/CETIQT. Participa ativamente como colaborador de grupos e fóruns especializados em assuntos relacionados à QSMS tais como o CB25 e CB38 da ABNT, CCPS/RJ e o CESGE da FGV. É partner oficial da empresa CGE Risk Management para assuntos ligados à gestão de Riscos com método BowTie.
Oydil Cesar de Figueiredo
Oydil Cesar de Figueiredo é graduado em Administração com ênfase em Qualidade, graduado em Marketing e
graduando em Engenharia de Produção, pós-graduado em Logística e Comercio Exterior; Pós graduado em
Engenharia de produção e em Gestão da Produção (MBA); Mestre em Sistemas de Gestão e Doutorando em Sistemas e Negócios Sustentáveis . Possui mais de 20 anos de experiência na indústria automotiva nas áreas de Produção Qualidade, Logística e Lean Manufacture. Atualmente atua como coordenador de metodologia na Carta Fabril, como responsável pelas áreas de treinamento e desenvolvimento e Lean Manufacturing. Atuou como supervisor de qualidade nas plantas da Benteler Sistemas Automotivos de Porto Real ? RJ e Santo André- S P Coordenando a implementação das ferramentas da qualidade e disseminação da cultura TQC. Coordenou a implantação dos primeiros projetos Lean Manufacture nas plantas de São José dos Pinhais ? PR, Araquari – SC e Tigre na Argentina além de ter participação ativa nos lean checks de novos projetos em diversos países da Europa. Especializou-se em Qualidade, Administração de Materiais e Lean Manufecture com treinamentos realizados pelo Lean Institute Brasil, Kaizen institute e visitas direcionadas em companhias na América do Sul e Europa. Seu foco principal é a busca pela excelência da qualidade, desde o desenvolvimento do produto, aplicando as filosofias de gestão com soluções de baixo custo para melhoria dos processos logísticos, produtivos e administrativos. É palestrante de diversos temas ligados ao Lean Manufacture, Qualidade e Logística.
Coordenou os cursos FLEX de: Engenharia de produção, Engenharia civil, Administração, Recursos humanos da Universidade Estácio de Sá, campus Resende É professor de: Pós Graduação – Administração de Materiais do curso de Engenharia de Produção do LATEC / UFF? Niterói. Pós Graduação – Gestão de Resultados na MBA em Gestão da Qualidade Total (Lean manufacturing, just in time e controle estatístico de processo) do LATEC
/ UFF Niterói. Pós Graduação ? Estratégia Empresarial na MBA em Gestão estratégica da Produção e Manutenção do LATEC / UFF Niterói. Pós Graduação Planejamento e Controle da Produção na MBA em Gestão estratégica da Produção e Manutenção do LATEC / UFF Niterói. Pós Graduação Ferramentas de processo na MBA em Gestão estratégica da Produção e Manutenção do LATEC / UFF Niterói. Pós Graduação Logística Empresarial na MBA em lean Six Sigma do LATEC / UFF Niterói. Pós Graduação Marketing na MBA em lean Six Sigma do LATEC / UFF Niterói Pós Graduação Métodos Quantitativos e Previsão de Vendas na MBA em Gestão Empresarial da UBM – Barra Mansa . Graduação – Estatística aplicada a psicologia no curso de psicologia da Universidade Estácio de Sá – Resende. Graduação – Supply Chain, Fundamentos do Comércio Exterior, Macroeconomia, Estatística, Pesquisa e Desenvolvimento e Marketing do curso do curso de Administração da Universidade Estácio de Sá – Resende.
Graduação em Engenharia do Produto, Logística de Distribuição Aplicada a engenharia, Macroeconomia e Estatística do curso de Engenharia de Produção da Universidade Estácio de Sá – Resende. Tecnólogo – Distribuição Física; Centros de Distribuição; Projetos Logísticos; Sistema Puxado e Nivelado, Controle estatístico da qualidade e Administração de Compras e Suprimentos do curso de Logística e Gestão da Produção Industrial da Universidade Estácio de Sá – Resende
Marcelo Arese
Engenheiro Mecânico pela Universidade Gama Filho e Analista de Sistemas pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Possui especialização em Engenharia de Manutenção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal Fluminense e Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas. Mestre em Sistemas de Gestão e Doutor em Sistemas de Gestão Sustentáveis pela Universidade Federal Fluminense. É certificado Black Belt em Lean Six Sigma.
Trabalhou em planejamento e controle de produção, manutenção e projetos nas empresas Cosigua, Texaco, Bayer, Santista Alimentos, Votorantim Metais, FCC, Braskem. Atuou como gerente de operaçoes na Mills e SKMTech. Prestou consultoria pela IBM à Vale, Novartis, CENESP e Queiróz Galvão Óleo e Gás em mapeamento e melhoria de processos. Leciona em MBAs do Latec/UFF há 16 anos, nas disciplinas: Planejamento e Controle da Produção, Controle Estatístico de Processo, Gestão de Processos e Gestão da Manutenção. Instrutor da Abraman do curso de MS Project e do CREA-RJ no curso Gerenciamento de Projetos através da curva S. Coordenador executivo do MBA Gestão Estratégica da Produção e Manutencão da Universidade Federal Fluminense. Professor do curso de graduação em Engenharia de Produção da Unilasalle há 2 anos, nas disciplinas: Projeto do Produto, Ergonomia e Segurança do Trabalho, Gestão de Riscos e Gestão da Manutenção e Confiabilidade.
Angelo Colombini
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1990), graduação em Ciênica da Computação pela Universidade de Franca no ano de (1999), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Física Aplicada Sub-Área Computacional pela Universidade de São Paulo (1999). Avaliador Institucional e de Curso do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais MEC/INEP, avaliador ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq, Consultor ad Hoc da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco FACEPE – Consultor de Empresas como: Telefefonica – ADSL e ATM, Secretaria da Habitação do Estado de São Paulo – Infraestrutura e Governança, Química Amparo – fabricante dos produtos Ypê – Automação e Instrumentação Industrial, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo – Infraestrutura e PPP da Educação, Volkswagen – Gestão de Projetos, Melhoria de Processos e Governança de TI. Tem experiência nas áreas de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas Elétricos de Potência, Telecomunicações, Automação Industrial, Redes Industriais, Controladores Lógicos Programáveis (CLPs), Projetos e simulações usando VHDL, Microcontroladores, Servo Motores, IHM, MES, Sistemas Digitais, Sistemas de Proteção e Coordenação de Proteção. Na área de computação, acumulou experiência em: Infraestrutura, Redes TCP/IP, Segurança de Informação, Banco de Dados, Sistemas de Gestão (ERP), Virtualização e Governança de TI.
Julio Vieira Neto
Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestrado em Sistema de Gestão (UFF), Pós-Graduação com MBA em Organização e Estratégia, e MBA em Gestão Empresarial e Graduação em Administração de Empresas. Atualmente, é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense lotado no Departamento de Ciências Atuariais e Finanças onde ministra as disciplinas: Dinâmica Demográfica e Métodos Quantitativos. Nos cursos de MBA ministra as disciplinas: Finanças Corporativas, Planejamento Estratégia e Métodos Quantitativos aplicados a Gestão Organizacional: Nos Cursos Stricto Sensu ministra as disciplinas: Analise do Ciclo de Vida, Relato Integrado, Bibliometria e Metodologia Quali-quantitative. Pesquisador do Programa de Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis e do Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão, ambos pela UFF, nas áreas de Gerenciamento do Ciclo de Vida do Produto, Custo do Ciclo de Vida do Produto (CCVP), Ativos Intangíveis e Relato Integrado, temas vinculados a Sustentabilidade Organizacional. Atua como Editor Chefe do periódico Brazilian Journal of Operations & Production Management (BJO&PM – ISSN (Online): 2237-8960), Atuou como Editor Chefe da Revista Sistemas & Gestão Online LATEC-UFF (ISSN (Online): 1980-5160) até dezembro de 2020. Também é Membro do Comitê Gestor do Projeto Conexões Éticas do Terceiro Setor pela UNESCO, Membro da Comissão de Responsabilidade Social do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustível (IBP), atuou como Consultor Empresarial nas áreas de Planejamento Estratégico, Estudos de Viabilidade Técnica Econômica (EVTE) e Mapeamento de Processos. Exerceu funções na indústria como executivo nas áreas de Desenvolvimento de Novos Negócios e Financeira em empresas de grande e médio porte nos setores de Telecomunicações, Embalagens e Terceiro Setor
Mirian Picinini Méxas
Doutorado em Engenharia Civil pela UFF, na Área de Sistema de Gestão, Produção, Qualidade e Desenvolvimento Sustentável. Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE_UFRJ. MBA em Administração de Empresas pela UFF. Pós-Graduação no Curso PIGEAD (Planejamento, Implementação e Gestão da EaD), pela UFF. Graduação em Matemática (Bacharelado e Licenciatura) pela UFF. Certificação em Gerência de Projetos-PMP. A experiência profissional inclui gerência de projetos; analista de negócios; gerência de equipes de desenvolvimento e manutenção de sistemas, trabalhando com equipes multi-funcionais e com empresas contratadas desde o processo de seleção de fornecedores, avaliação, aquisição até a implantação do serviço; análise e programação de sistemas. Atualmente professora do curso de graduação em Ciências Atuariais da UFF. Docente do Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão da UFF e do Doutorado Interdisciplinar em Sistemas de Gestão Sustentáveis, na linha de pesquisa Gestão das Organizações Sustentáveis, da UFF.
Mirian Picinini Méxas
Marcelo J. Meiriño
Arquiteto e Urbanista pela UFRJ (1995); Mestre (2008) e Doutor (2012) em Engenharia Civil pela UFF; Engenheiro de Segurança do Trabalho; Especialização em Eficiência Energética ; Em todos os níveis de formação aprofundou estudos na busca por soluções Inovadoras, Eficientes e Sustentáveis em produtos e serviços para os mais diversos setores produtivos; Intercambista do International Visitor Leadership Program (IVLP) do United States Department of State; Atual Coordenador do Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão MSG UFF, Coordenador no Núcleo de Inovação e Tecnologia para a Sustentabilidade (NITS/UFF); Professor do Departamento de Engenharia Civil da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense UFF; Professor do Programa de Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis PPSIG UFF e do Programa de Mestrado em Sistemas de Gestão MSG UFF; Membro do Comitê Assessor de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação – PROPPi / UFF; Consultor em projetos de P&D (ANEEL); Autor e consultor ad-hoc em periódicos indexados em bases JCR, SCOPUS e SciELO. Coordenador do Grupo de Pesquisas: Inovações, Estratégias, Sustentabilidade e Sistemas De Gestão de Produtos e Serviços (CNPq/UFF) onde coordena pesquisas no campo do Desenvolvimento de Soluções Inovadoras, Eficientes e Sustentáveis aplicáveis á Gestão de Organizações Públicas e Privadas. Coordenador a edição anual do Congresso Nacional de Excelência em Gestão.
Sergio Ricardo da S. Barros
Sergio Ricardo da Silveira Barros é Economista com Pós-Doutorado em Sistemas de Gestão pelo LATEC/ UFF – Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios & Meio Ambiente com apoio da FAPERJ. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Análise Geoambiental da Universidade Federal Fluminense – UFF, e Vice Coordenador do Curso de Ciência Ambiental. É docente do Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis e do Mestrado em Sistemas de Gestão/LATEC-UFF na área de Gestão Ambiental. É Membro do Comitê Científico da REMADS – Rede UFF de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Possui Doutorado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense na área de Ordenamento Territorial e Ambiental, Mestrado em Ciência Ambiental – PGCA pela Universidade Federal Fluminense em Gestão Ambiental. Atua na coordenação e na execução de projetos em Gestão Ambiental, Planejamento Ambiental e Territorial e de Valoração Ambiental e Econômica. Participa dos seguintes Grupos de Pesquisas da UFF/CNPq: em Gerenciamento Costeiro, Gestão de Riscos de Processos em Sistemas Industriais.
Sergio Ricardo da S. Barros
Luis Perez Zotes
Engenheiro Civil pela PUC/Rio/74. Mestre em Engenharia Civil pela UFF/92. Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE/RJ/94. Professor Titular da Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis. Ministra as disciplinas , Gestão Financeira de Longo Prazo e Gerenciamento de Projetos. Professor de Administração Financeira II no MBA Engenharia Econômica e Financeira da UFF. Professor de Gestão Estratégica de Custos no MBA Gestão da Produção e Manutenção. Coordenador do MBA Especialização em Engenharia de Produção. Professor das disciplinas Gerenciamento de Projetos e Finanças Corporativas no Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão e no Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis da UFF.
Luis Perez Zotes
Luciano Pacheco
Mentor profissional de executivos corporativos. Coach com certificação internacional pelo Incoaching, é mestre em Sistema de Gestão pela Universidade Federal Fluminense – UFF, em 2005; possui sólida formação acadêmica em Marketing MBA na COPPEAD-UFRJ, em 1997; Pós-Graduação em Análise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC Rio, em 1986; e Engenharia Civil, com ênfase em Cálculo Estrutural, pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques, em 1984.
Autor dos Livros Autocoaching Seja Dono do Seu Destino e Nem 8 Nem 80, ambos pela Editora Mauad.
Realização de palestras, seminários, cursos e workshops em diversas empresas, instituições de classe e universidades sobre temas diversos da área de marketing e motivacional, relacionados ao setor de serviços.
Professor convidado para cursos de MBA do LATEC/UFF.
Sócio-diretor da 4P Consultoria e Treinamento, há 20 anos, vem realizando projetos de consultorias em planejamento de marketing, treinamento empresarial e mentoria para executivos de empresas.
Teve passagens como executivo das áreas comercial e de marketing de grandes empresas do setor de planos/seguro saúde ( Golden Cross e Medial Saúde). Com experiência de 12 anos como executivo em consultoria empresarial e de informática, sendo cinco anos em empresa internacional de consultoria empresarial ( Deloitte) e sete anos em consultoria de informática., atendeu a grandes empresas nacionais e multinacionais do varejo, manufatura, indústria de processo e serviços.
Adriane Quelhas
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santa Úrsula (1996), Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal Fluminense (1997), Mestrado em Sistema de Gestão pela Universidade Federal Fluminense (2007), Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (2017) e Pós Doutorado em Sistema de Gestão Sustentável pela Universidade Federal Fluminense (2019). Linha de pesquisa na área do Comportamento Organizacional com ênfase em Cultura e Clima Organizacional (aspectos cognitivos e emocionais) e os impactos no ambiente de trabalho e desempenho organizacional. Ministrou aulas como professora contratada na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e como professora convidada na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atualmente ministra aulas como professora convidada na Universidade Federal Fluminense em cursos Stricto Senso e Lato Sensu nas áreas de Cultura e Clima Organizacional, Gestão Estratégica de Pessoas, Segurança do Trabalho e Metodologia Científica. Atuou por15 anos na Volkswagen divisão de Caminhões & Ônibus como executiva responsável pelas áreas de Desenvolvimento Organizacional e Segurança do Trabalho.
Hermes Cupolillo Simões
Formação em Administração de Empresas – USU Rio
MBA em Finanças – PUC Rio
Mestre em Sistemas de Gestão – UFF / RJ
Professor convidado nos MBAs UFF- RJ
Black Belt Certified Lean Six Sigma pela Xerox Corporation, NY, EUA
Personal & Professional Coach – SBCoaching
Consultor da HS SOLUÇÕES CORPORATIVAS
Sergio Luiz Braga França
Doutor em Engenharia Civil (UFF), ênfase em Gestão, Produção, Qualidade e Desenvolvimento Sustentável. Graduado em Engenharia Civil (UFF). Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho (UFF). Professor do Departamento de Engenharia Civil (UFF). Coordenador do Núcleo de Inovação e Tecnologia para a Sustentabilidade (NITS/UFF). Professor credenciado no Programa de Pós Graduação em Sistemas de Gestão (UFF). Membro da Comissão Organizadora do Congresso Nacional de Excelência em Gestão (CNEG). Avaliador de periódicos científicos nacionais e internacionais. Desde 2004 atua em projetos de P&D nas áreas de Sustentabilidade, Qualidade, Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Segurança do Trabalho.
Ricardo Bella
Professor do Departamento de Engenharia da Universidade Federal Fluminense de Rio das Ostras, com Doutorado em Engenheira de Produção e Experiência Profissional em Gestão de Projetos e Processos, é pesquisador na área de Engenharia Organizacional com ênfase em Sistemas de Gestão.
Ricardo Bella
Adriano Caulliraux
Sócio-Fundador da Respondit, Doutorando em Sistemas de Gestão Sustentáveis pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre (2015) em Sistemas de Gestão (UFF), Graduado (2010) em Design Digital pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), Pós-graduado (2012) em Design Estratégico pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e possuo MBA (2015) em Gestão e Organizações na UFF. Participei de diversos projetos de pesquisa, com experiência nos campos do Gestão, Produtividade, Design e Saúde Humana. Apresentei um artigo sobre Design estratégico em Conferência na Universidade de Cambridge (CADMC 2013), fui Moderador e Palestrante do painel de Design Thinking do X Congresso Nacional de Excelência em Gestão (2014, 2019), possuo publicações em eventos e periódicos nacionais e internacionais.
Professor dos cursos de pós-graduação do LATEC (UFF) além de coordenar projetos em empresas de diversos portes, em diversos setores, sempre buscando a sinergia entre os conceitos de Produtividade, Lean, Sustentabilidade e Engenharia no geral, ao Design Thinking.
Jéssica Galdino de Freitas
Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (UFF), graduada em Administração pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, MBA em Gestão pela Qualidade Total e Mestrado em Engenharia de Produção pela UFF . Especialista Green Belt em Lean Seis Sigma, com experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão, Engenharia de Produção, Qualidade, Gestão por processos, Estratégia e Gestão da produção. Possui experiência de trabalho com gestão de processos em empresas de grande porte como CSN, BRMalls e Lojas Americanas S.A. e com projetos de Cooperação Técnica.
Dilma Lúcia da Costa Silva Pimentel
Doutora em Engenharia Civil e Mestre em Sistema Integrado de Gestão pela UFF.
Especialista em Gestão Sustentável pela UFF, Gestão Estratégica pela GRIFO e Educação pela PUC.
Bióloga pela Universidade Santa Úrsula.
Consultora e auditora em Sistemas Integrados de Gestão pela empresa Otimiza.
Professora de disciplinas ligadas a temas como: Gestão de Organizações Sustentáveis, Indicadores de Sustentabilidade, Ética e Responsabilidade Social e Gestão Integrada, pela Universidade Federal Fluminense – LATEC, e UFRJ – Lares.
Adriane Domingues Quelhas, M.Sc. Professora na área de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida no Trabalho. Possui larga vivência na área de Recursos Humanos, atuou como Executiva responsável pela área de Qualificação e Desenvolvimento Profissional em empresa multinacional alemã do ramo automobilístico, com experiência de 13 anos no mercado. Mestre em Eng. de Produção, UFF.
Cid Alledi Filho, D.Sc. Administrador de empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense e Doutor em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense. Professor de disciplinas ligadas à ética nos negócios, diálogo e engajamento, liderança, gestão de pessoas, empreendedorismo, governança organizacional, responsabilidade social e sustentabilidade na UFF, UFRJ, UNICAMP, IBMEC, UniEthos e Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, dentre outras organizações. Coautor dos livros "Introdução à Engenharia de Produção" (ABEPRO/Elsevier, 2008 – Prêmio Jabuti 2008 como Melhor Livro de Ciências Exatas, Tecnologia e Informática); "Transparência nos Negócios e nas Organizações: os desafios de uma gestão para a sustentabilidade" (Atlas, 2009); ?Responsabilidade Social – Construindo o Caminho Para a Sustentabilidade nas Organizações? (Atlas, 2012); e "Cuidado e Sustentabilidade" (Atlas, 2013). Idealizador e facilitador do INOVARSE, evento dialógico LATEC-UFF/PETROBRAS/FIRJAN sobre responsabilidade social e sustentabilidade (www.inovarse.org). Membro do grupo de trabalho ABNT-ISO de responsabilidade social, responsável pela construção das normas NBR 16001 e ISO 26000, categoria apoio SSRO (Academia, Acreditadores, Consultores e outros). Palestrante e sócio-gerente da Núcleo Ético, consultoria organizacional em diálogo, ética, transparência, responsabilidade social e sustentabilidade. Promotor e coordenador de diversos eventos profissionais e acadêmicos em nível nacional e internacional. Autor do blog ?Drops de Sustentabilidade? (www.dropsdesustentabilidade.blogspot.com.br).
Dilma Lúcia Pimentel, D.Sc. Doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense na Linha de pesquisa Gestão Ambiental e Desempenho do Ambiente Construído. Possui mestrado profissional em Sistema Integrado de Gestão pela mesma universidade. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula possui ainda pós graduação em Educação Infantil pela PUC e Gestão de Negócios Sustentáveis pela UFF (RJ). Atua como consultora de empresas públicas e privadas implementando Sistemas de Gestão Integrados – Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho, Governança e Relacionamento Comunitário. Atua como docente em cursos de pós-graduação na área de Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Sistema de Gestão Integrados nas Universidades LATEC-UFF, UNICAMP, UFRJ entre outras.
Euricério Rodrigues Martins Filho. Mestrando em Sistemas de Gestão e com MBA em Gestão pela Qualidade Total, ambos pelo LATEC/UFF. Pós-graduando em Educação Inovadora pela PUCRS. Bacharel em Administração pela Universidade Federal Fluminense. Professor e palestrante convidado em MBAs de instituições como LATEC/UFF, IPOG e PUC/MG. No ambiente corporativo, possui mais de 15 anos de experiência em gestão de QSMS e atua como diretor de negócios da QSMS-PRO onde desenvolve e executa projetos de educação com foco em aceleração de aprendizagem, consultoria especializada e auditorias para certificação de sistemas de gestão da Qualidade, Ambiental e de Saúde e Segurança do Trabalho (ISO9001:2015, ISO14001:2015, ISO45001:2018 e OHSAS18001:2007) à nível nacional e internacional (ex. EUA, França, Noruega). É membro de Comissões de Estudo do ABNT/CB-25 (Comitê Brasileiro da Qualidade) e ABNT/CB-38 (Comitê Brasileiro de Gestão Ambiental) na revisão das normas ISO9001:2015 e ISO14001:2015 respectivamente. Atua com gestão de Riscos (ref. ISO31000:2018) e como Colaborador do grupo do CCPS (Center for Chemical Process Safety) no RJ e em outros fóruns relacionados. É Lead Assessor/Auditor Líder, Green Belt em Lean Six Sigma, Coach profissional, Profissional certificado em Métodos Ágeis SFC® e SAMC®.
Guido Vaz Silva, D.Sc. Possui graduação em Administração pela Universidade Federal Fluminense (2005), mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Atuou em diversas pesquisas e projetos de extensão, principalmente, nas áreas de engenharia de processos, projeto organizacional, gestão de sourcing e desenvolvimento da gestão pública. Atualmente é Professor Adjunto no Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense.
Hermes Cupolillo Simões, M.Sc. Administrador, MBA Finanças/PUC, Consultor; Mestre em Sistema de Gestão, UFF.
Iara Tammela, D.Sc. Graduação em Engenharia pela UERJ (1999); Mestrado em Engenharia de Produção, com ênfase em Pesquisa Operacional pela COPPE/UFRJ (2004) e Doutorado em Engenharia de Produção também pela COPPE/UFRJ (2009) .
José Luciano Costa Pacheco, M.Sc. Mestre em Sistema de Gestão(UFF); MBA em Marketing, pela COPPEAD-UFRJ e Pós-graduação em análise de sistemas, pela PUC-RJ.
José Rodrigues de Farias Filho, D.Sc. Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza (1988), especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal Fluminense (1998), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (1992) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Processos de Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: Competitividade Industrial, Gerenciamento de Projetos; Empreendimentos Complexos, Qualidade Total, Administração da Produção, Estratégia e Organizações e Mudanças Organizacionais.
Júlio Vieira Neto, D.Sc. Possui Doutorado em Eng° Civil pela Universidade Federal Fluminense, Mestrado em Sistema de Gestão ( UFF ) pós-graduado com MBA em Organização e Estratégia e MBA em Gestão Empresarial, graduado em Administração de Empresas. Atualmente é Professor Adjunto pela Universidade Federal Fluminense no Departamento de Ciências Contábeis, Ministra as disciplinas; Dinâmica Demográfica e Métodos Quantitativos no curso de graduação em ciências atuariais; Professor das disciplinas Finanças Corporativas, Planejamento Estratégico e Bibliometria em cursos Stricto sensu e Lato sensu, Pesquisador nas áreas do Gerenciamento do Ciclo de vida do Produto e Custo do Ciclo de Vida do Produto (CCVP) vinculados a área de Sustentabilidade, estudos de Viabilidade Econômica de materiais eco-eficientes. Consultor Empresarial nas áreas de Planejamento Estratégico, Estudos de Viabilidade Técnica Econômica (EVTE) e Mapeamento de Processos. Atuou como Executivo na área de desenvolvimento de novos negócios em empresas de Grande e Médio Porte nos setores de telecomunicações e embalagens.
Luis Perez Zotes, D.Sc. Graduado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1973), com mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (1992) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de engenharia civil e na de Administração, nesta, com ênfase em Administração Financeira, Administração Estratégica e Gerenciamento de Projetos.
Marlene Jesus Soares Bezerra, D.Sc. Doutora em Sistemas de Gestão, Produção, Qualidade e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre em Sistemas de Gestão pela UFF, Especialista em Gestão Estratégica da Qualidade em Educação, Especialista em Psicodrama Pedagógico e Organizacional, Especialista em Qualidade Total, Especialista em Docência do Ensino Médio, Especialista em Docência Superior. Engenheira elétrica-eletrônica. Com experiência de mais de trinta anos de atuação direta na área de engenharia e qualidade com trabalhos relevantes na SESA, IMBEL, CEFET/RJ, FAETEC/RJ, SEE/RJ, SEE/PE, FG/PE e ITEP/PE.
Martius Vicente Rodrigues Y Rodrigues, D.Sc. Doutor em Gestão Tecnológica, COPPE/UFRJ, Examinador Senior e Instrutor da FPNQ 2002; Pós Doutor em Gestão do Conhecimento, UFRJ.
Maurício Nahid Leitão, M.Sc. Graduação em Engenharia de Produção pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Especialização em Engenharia de Produção pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Mestrado em Engenharia de Produção pelo CEFET-RJ
Osvaldo Luis Gonçalves Quelhas, D.Sc. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2 – CA PE – Engenharia de Produção e de Transportes. Prêmio Láurea ao Mérito CREA RJ, 2013. Presidente da ABEPRO (Associação Brasileira de Engenharia de Produção) nos mandatos 2006-2007 e 2008-2009. Coordena o Latec-UFF (Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios e Meio Ambiente) . Vice -Coordenador do Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão do Departamento de Engenharia de Produção, UFF. Coordenador do Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis. Professor do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção/UFF. Membro convidado para Bancas de Doutorado e Mestrado em Instituições como a PUC-Rio, UNICAMP, COPPE/UFRJ, PUC PR, UFSC, UNIFEI, UFMG, UFBa, UFAM, UFSC , UTFPr, dentre outras. Organizador e autor de diversos livros e capítulos de livros, dentre os quais: Planejamento e Controle da Produção, (Editora Elsevier Campus, 2008) finalista em 2009 do Prêmio Jabuti/CBL Câmara Brasileira do Livro, na categoria Ciência & Tecnologia. Transparência nos Negócios e nas Organizações – Os desafios de uma Gestão para a Sustentabilidade; (Editora Atlas, 2009). Seleção de Fornecedores: critérios baseados no sistema de custeio Activity Based Costing (ABEPRO, 2006).Sustentabilidade das Organizações Brasileiras (ABEPRO, 2006) e Tópicos Emergentes e Desafios Metodológicos em Engenharia de Produção: Casos, Experiências e Proposições(ABEPRO, 2009) . Autor de capítulo do Livro: Introdução à Engenharia de Produção(Elsevier-Campus, 2008), Prêmio Jabuti/CBL Câmara Brasileira do Livro, como melhor livro na categoria Ciência & Tecnologia em 2008. Práticas de Ensino de Responsabilidade Social (Editora Atlas, 2012) e Gestão Ambiental de Unidades Produtivas (Editora Campus / Abepro, Coleção de Livros Didáticos em Engenharia de Produção), 2012. Organizador dos eventos CNEG – Congresso Nacional de Excelência em Gestão e INOVARSE – INOVAÇÃO & RESPONSABILIDADE SOCIAL APLICADA, com articulação entre UFF, CEFET RJ, INPI, IBP, IFF CAMPOS e FIRJAN – Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. Atua como referee em diversas revistas científicas do país (Produção ABEPRO; Produção Online ABEPRO; BJOPM Brazilian Journal Operation Management; Gestão e Produção, UFSCar) ; Revista Sistemas & Gestão, UFF. Editor Convidado do International Journal of Environment and Sustainable Development (IJESD) , Edição Especial em 2013(ISSN (Online): 1478-7466 – ISSN (Print): 1474-6778). Editor Convidado para edição especial, em 2013 , do Social Responsibility Journal (ISSN: 1747-1117), 2013. Editor do BJOPM Brazilian Journal Operation Management ABEPRO. Coordenador de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento da ANEEL. Membro efetivo da Comissão de Responsabilidade Social do IBP – Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis. Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (1978), Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (1984), Doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE(1994 – UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro ) e atividades de Pós-Doutorado na Universidade do Minho (Portugal. 2005), Campus Guimarães.
Oydil Cesar de Figueiredo, graduado em Administração com ênfase em Qualidade, graduando em Engenharia de Produção e Letras, pós-graduado em Logística e Comercio Exterior; Pós graduado em Engenharia de produção e em Gestão da Produção (MBA); e Mestrando em Sistemas de Gestão. Possui mais de 15 anos de experiência na indústria automotiva nas áreas de assistência técnica, Qualidade, Logística e Lean Manufacture. Atualmente é especialista Lean na planta da Benteler Sistemas Automotivos de Porto Real RJ, São José dos Pinhais PR e Joinville – SC.
Paulo Roberto Pfeil Gomes Pereira, D.Sc., UFF; Doutor em Eng. de Produção, COPPE/UFRJ; Docente UFF.
Sérgio Luiz Braga França, D.Sc. Doutor em Engenharia Civil (UFF), ênfase em Gestão, Produção, Qualidade e Desenvolvimento Sustentável. Graduado em Engenharia Civil (UFF). Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho (UFF). Auditor Líder em Sistema de Gestão Ambiental (BVQI). Avaliador líder do Prêmio Qualidade Rio (PQRio). Professor Adjunto II do Departamento de Engenharia Civil (UFF). Coordenador do Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão LATEC/UFF. Coordenador do Núcleo de Inovação e Tecnologia para a Sustentabilidade (NITS/UFF). Pesquisador e Gerente de Projetos do LATEC/UFF. Coordenador de cursos de MBA do LATEC/UFF. Professor credenciado no Programa de Pós Graduação em Sistemas de Gestão (LATEC/UFF). Coordenador de Programa de Desenvolvimento Profissional em instituições Públicas e Privadas. Membro da Comissão Organizadora do Congresso Nacional de Excelência em Gestão (CNEG). Membro da Comissão Julgadora (Juiz) do Prêmio VITAE-RIO Segurança do Trabalho (SECONCI). Avaliador de periódicos e eventos acadêmicos. Desde 2004 atua em projetos de P&D nas áreas de Sustentabilidade, Qualidade, Responsabilidade Social, Segurança do Trabalho e Desenvolvimento de Produto. Participa de Projeto de Pesquisa junto a FAPES e European Network of Living Labs: Implantação do Laboratório de Tecnologias de Apoio a Redes de Colaboração – LabTAR. Editor convidado para a Edição Especial do Social Responsability Journal (ISSN: 1747-1117).