Engenharia de Segurança do Trabalho
Início
A definir
Horário
Sábado
Local
Escola de Engenharia - UFF
Sobre
o curso
A Universidade Federal Fluminense conta com o reconhecimento público pela competência no treinamento em Engenharia de Segurança do Trabalho.
Público Alvo
O curso é dirigido apenas a Engenheiros Plenos ou Arquitetos, conforme Lei nº. 7.410/85.
Tópicos
- Administração Aplicada à Engenharia de Segurança
- Ergonomia
- Gerência de Risco
- Higiene do Trabalho
- Introdução à Engenharia de Segurança do Trabalho
- Legislação e Normas Técnicas
- O Ambiente e as Doenças do Trabalho
- Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações
- Proteção ao Meio Ambiente
- Proteção contra Incêndio e Explosões
- Psicologia na Engenharia de Segurança, Comunicação e Treinamento
- Segurança na Construção Civil
- Segurança em Instalações Elétricas
Objetivos
O Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho oferecido pela Universidade Federal Fluminense oferece este curso, apenas para profissionais com graduação em Engenharia Plena e Arquitetura (conforme Lei nº 7.410/85). Temos como objetivo formar profissionais com capacidade para intervir no processo produtivo das indústrias e em empresas prestadoras de serviços e que tenham capacidade para projetar, desenvolver, implantar programas de Qualidade, de melhoria da produtividade, de Segurança Operacional e de Gestão Ambiental. O profissional formado irá adquirir visão sistêmica das áreas de Gestão da Segurança Industrial/Negócios e será conhecedor dos segredos de técnica operacional da indústria, com formação humanística e ética mais completa, desenvolvendo-se em termos de contatos humanos e de comunicação. É o profissional destinado a prever e prover meios para que instalações, equipamentos, construções e métodos/ condições de trabalho, sejam realmente seguros, tanto do ponto de vista do trabalhador (no risco de acidente do trabalho) quanto com relação aos riscos ao patrimônio da própria empresa e ao meio ambiente.
Esta formação objetiva atender as exigências decorrentes da Portaria nº 3214/78 e das regulamentações posteriores, para fazer frente ao contínuo crescimento da demanda de tais especialistas nas várias áreas de produção.
O curso tem como base uma metodologia de ensino que, além de aulas expositivas, utiliza aulas de conteúdo aplicado, audiovisuais, com estudos de caso, apresentações, discussões das resoluções, dinâmicas e filmes didáticos utilizados para garantir a consolidação do aprendizado.
O curso tem duração de 660 horas-aula. As aulas ocorrem em Niterói às terças, quartas e quintas-feiras, no horário das 19h às 22h. As atividades extracurriculares ou eventuais aulas de reposição ocorrem no horário das 19h às 22 h, às segundas-feiras. O curso tem duração total de 18 meses.
O certificado de Especialista será emitido pela Universidade Federal Fluminense para todos os alunos que tiverem frequência mínima de 75% e nota igual ou superior a 7 (sete) em cada disciplina e aprovação na apresentação e defesa de Projeto Final de curso. Após a conclusão das aulas, o aluno terá 2 (dois) meses para apresentação do Trabalho Final de Curso
O material didático das diversas disciplinas do curso será disponibilizado pela secretaria do curso.
- 1 (uma) foto 3X4
- Cópia do diploma de graduação (registrado ou, na hipótese, revalidado) ou certidão original de conclusão de curso de graduação, com as datas de conclusão e colação de grau.
- Cópia do RG (evitar CNH, pois não consta a naturalidade).
- Cópia do CPF (para brasileiros ou estrangeiros com visto de permanência no país).
- Cópia do curriculum vitae.
Características inseridas nos cursos de pós-graduação Lato Sensu gerenciados pelo Latec:
- Integração em atividades acadêmicas de pesquisa e;
- Acesso a profissionais de docência e pesquisa que podem agregar valor a seu Curriculum.
Garanta a sua inscrição. Vagas limitadas!
Corpo Docente
Sergio Ricardo da S. Barros
Sergio Ricardo da Silveira Barros é Economista com Pós-Doutorado em Sistemas de Gestão pelo LATEC/ UFF – Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios & Meio Ambiente com apoio da FAPERJ. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Análise Geoambiental da Universidade Federal Fluminense – UFF, e Vice Coordenador do Curso de Ciência Ambiental. É docente do Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis e do Mestrado em Sistemas de Gestão/LATEC-UFF na área de Gestão Ambiental. É Membro do Comitê Científico da REMADS – Rede UFF de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Possui Doutorado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense na área de Ordenamento Territorial e Ambiental, Mestrado em Ciência Ambiental – PGCA pela Universidade Federal Fluminense em Gestão Ambiental. Atua na coordenação e na execução de projetos em Gestão Ambiental, Planejamento Ambiental e Territorial e de Valoração Ambiental e Econômica. Participa dos seguintes Grupos de Pesquisas da UFF/CNPq: em Gerenciamento Costeiro, Gestão de Riscos de Processos em Sistemas Industriais.
Sergio Ricardo da S. Barros
Claudia Osorio da Silva
Graduação em Psicologia pela PUC-RJ (1977), especialista em saúde do trabalhador e ecologia humana pelo Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca – Fundação Oswaldo Cruz, doutora em Saúde Pública pela ENSP/Fiocruz; Professora titular (aposentada) da UFF e docente permanente do PPG Psicologia da UFF. Atuou em Vigilância em Saúde do Trabalhador, pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro.
Claudia Osorio da Silva
Antonio Luiz Peres
Engº Químico (Uff-1981). Engº de Segurança (LATEC/Uff-1999). Mestrado em Planejamento Ambiental (COPPE/UFRJ-2003). Experiência de 40 anos em águas industriais, meio ambiente e transporte de gás natural em dutos, principalmente na Petrobras, como engº de processamento e consultor. Experiência de 20 anos como docente em cursos de especialização, em instituições de ensino, públicas e privadas. Membro da Comissão de Meio Ambiente do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis – IBP (1990-1996). Conselheiro do Conselho Empresarial de Recursos Hídricos da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – FIRJAN (2005-2011).
Antonio Luiz Peres
Helton Luiz Santana Oliveira
É graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Brasília (1994). Tem Especialização em Engenharia De Segurança Do Trabalho pela UNIFENAS (1998), Especialista em Acústica Aplicada ao Controle de Ruídos pela UFSC (2013), pós-graduado em Análise, Avaliação e Gerenciamento de Riscos pela UFRJ (2004), Mestre em Sistemas de Gestão pela UFF (2005) e Doutor em Engenharia de Produção pela UFF (2019).
Desde 2002, é empregado próprio da Petrobras, admitido por concurso público, onde atua como Engenheiro de Segurança de Nível Master, no staff da gerência de Implantação de Tecnologias e Confiabilidade da área de Engenharia de Poços, liderando estudos e modelagens de Análise de Riscos e de Engenharia de Confiabilidade em equipamentos e tecnologias para poços marítimos.
Possui ainda experiência na área de Engenharia de Mecânica e de Produção, com ênfase em Segurança do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: Engenharia de Confiabilidade, Segurança de processo, Análise de riscos industriais, Manutenção centrada em confiabilidade, Eficiência produtiva, Integridade de ativos e Inspeção de equipamentos estáticos (Caldeiras, Vasos de Pressão, Tubulações, Válvulas e Acessórios, Tanques de Armazenamento, Fornos e Permutadores de Calor).
A diversidade de experiências profissionais vivenciadas inclui a atuação em atividades industriais de: Manutenção de aeronaves; Manutenção e operação de utilidades industriais no processamento de bebidas (cerveja e refrigerantes); Manutenção e operação de utilidades industriais no abate e processamento de frangos e instalações de laticínio; Paradas de manutenção de indústria cimenteira; Construção, operação e manutenção de sistemas de geração e transmissão de energia elétrica; Indústria de petróleo e gás;
É membro efetivo das seguintes sociedades, institutos e associações profissionais, técnicas e científicas no Brasil e no exterior: ABRISCO – Associação Brasileira de Análise de Riscos, Confiabilidade e Segurança de Processo, ABRAMAN – Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos, SOBRAC – Sociedade Brasileira de Acústica, ABCM – Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas, ABEPRO – Associação Brasileira de Engenharia de Produção, SBPR – Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência; SPE – Society of Petroleum Engineers, AIChE – American Institute of Chemical Engineers, ASME – American Society of Mechanical Engineers, SMRP – Society of Maintenance and Reliability Professionals e PMI – Project Management Institute.
Sílvio Carlos Andrade da Silva
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976) e graduação em Química pela Faculdade de Humanidades Pedro II (1988). Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e MBA (Mestrado Profissional) na Universidade Federal Fluminense, e Professor convidado no Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho da Universidade Federal do Rio de Janeiro. e da Universidade Veiga de Almeida em Toxicologia Ocupacional. É aposentado da Carreira Típica do Estado de Auditor do Trabalho na Área de Segurança e Saúde do Trabalhador do Ministério do Trabalho. Foi Professor convidado em cursos de Pós-Graduação em Medicina do Trabalho da Universidade Federal do Rio de Janeiro, da Universidade Gama Filho, e da Fundação São Camilo. Colaborou, também, nos cursos de MBAFundação Getúlio Vargas/RJ. Foi Coordenador Regional de Fiscalização de Estabelecimentos de Saúde e Área Alimentar, com ênfase em Riscos Biológicos de 2008 a 2012, tendo auditado cerca de 400 hospitais e centros médicos, no Rio de Janeiro, São Paulo, e Goiânia. Membro das Comissões de elaboração das NR-7, desenvolvedor e implementador da NR-32 e atualmente membro da bancada do governo e coordenador da comissão tripartite que reformula a NR-24 do Ministério do Trabalho e das Normas de Segurança e Saúde em Limpeza Urbana. Colabora com o site Riscobiologico.org, com intervenções e esclarecimentos. Avaliador Certificador da Organização Nacional de Acreditação Hospitalar. Diretor de Pesquisas do Instituto Trabalho Digno Gestões 2017-2020 e 2020-2022 Revisor técnico e de normalização da Revista Científica Laborare.
Josué Eduardo Maia França
Postdoc em Fatores Humanos (Linnaeus University, Sweden)
Doutor em Engenharia Civil (UFF)
Mestre em Engenharia Ambiental (UFRJ)
Pós Graduado em Neurociência e Comportamento (PUC-RS)
Pós Graduado em Sociologia e Filosofia (PUC-RS)
Pós Graduado em Docência do Ensino Superior (UCAM)
Engenheiro Eletricista e de Segurança do Trabalho (UFRJ)
Técnico em Eletrônica e de Operações (CEFET-RJ)
Edison Cesar de Faria Nogueira
Mestre em Sistema de Gestão pela UFF- 2013;
Engenheiro Sanitarista e Ambiental pela UERJ – 1999;
Engenheiro de Segurança do Trabalho pelo CEFET/RJ – 1991;
Engenheiro Civil pela UVA – 1987.
Presidente da Sociedade de Engenharia de Segurança do Trabalho do Estado do Rio de Janeiro – Sobes-Rio, 2017-2018;
Conselheiro na Sociedade de Engenharia de Segurança do Trabalho do Estado do Rio de Janeiro – Sobes-Rio, 2015-2016
Conselheiro Suplente no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio de Janeiro – 2016 – 2018;
Conselheiro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio de Janeiro, CREA/RJ – 2021 – 2023
Docente no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro – Campus Nilópolis;
Professor convidado nos cursos de Pós Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho da Universidade Federal Fluminense e Estácio;
Instrutor nos cursos de Perícia de Insalubridade e Periculosidade e Higiene Ocupacional na Sobes-Rio;
Dezesseis anos atuando como Coordenador de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente na CSN; Fábrica Carioca de Catalisadores, Indústria de Produtos Alimentícios Piraquê e Fabrimar S/A;
Dez anos como Engenheiro de Segurança do Trabalho na Minerações Brasileiras Reunidas, Rede D’Or e Drogarias Pacheco São Paulo S/A;
Vinte e cinco anos de atuação como Perito em diversas Varas Trabalho do Estado do Rio de Janeiro;
Júlio César Bispo Neves
É professor adjunto do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense. Possui Graduação em Desenho Industrial – Projeto de Produto (2000), Especialização em Ergonomia pelo GENTE/COPPE/UFRJ (2002), Mestrado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ (2002) e Doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ (2014). É ergonomista certificado pela ABERGO foi gestor de Ergonomia para a Michelin Amérida do Sul entre 2003 e 2012. Os principais temas de interesse são: Análise do Trabalho em Sistemas Sociotécnicos Complexos (Ergonomia, Organização do Trabalho, Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho, Resiliência), Inovação e Gestão do Conhecimento e Engenharia do Produto.
Carlos Roberto Coutinho de Souza
Mestre em Sistema de Gestão de Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional – UFF/RJ (2002), Engenheiro Químico – UERJ/RJ (1975), Engenheiro de Segurança do Trabalho – Univ. Souza Marques (1979); MBA em Administração de Empresas – PDG/IBMEC; MBA em Planejamento Estratégico AD.ESG/UFF. Professor Convidado do LATEC – UFF/RJ dos Cursos: Pós Graduação de Engenharia de Segurança; – MBA em Gestão de Negócios Sustentáveis; Mestrado Profissional Sistema de Gestão; Professor Convidado dos Cursos ?In Company? do IBMEC, Gestão de Segurança e Saúde. Professor Convidado dos Cursos ?In Company? da Fundação Dom Cabral FDC, Gestão de Segurança e Saúde. Especialista em Gestão da Segurança, Saúde e Meio Ambiente; Especialista em Gerenciamento de Riscos Industriais. Ex-Presidente da ABPA – Associação Brasileira para Prevenção de Acidentes; Co-autor do livro Normas Regulamentadoras Comentadas 2ª ed/2000; Co-autor do Manual Técnico de Qualificação em SMS para os Empregados Prestadores de Serviços da Petrobras – 2004; Autor do Manual Ferramentas de Direção Segura ? FDS, para o E&P ? SMS Corp. da Petrobras 2007. Avaliador do Prêmio Gestão de SMS da Petrobras 2007 e 2008; Sócio-Diretor da CRC Consultoria SMS – Segurança, Meio Ambiente e Saúde
- Antonio Luiz Peres, D.Sc.
- Carlos Roberto Coutinho de Souza, M.Sc. Mestre em Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional, UFF/RJ; Engenheiro Químico, UERJ; Engenheiro de Segurança do Trabalho, FTESM; MBA em Administração de Empresas, PDG/IBMEC; MBA Planejamento Estratégico, AD/ESG; Professor do MBA Gestão de Negócios Sustentáveis, UFF/RJ; Professor da Pós Graduação de Engenharia de Segurança, UFF/RJ; Professor Convidado dos Cursos Ïn Company” do IBMEC; Professor Convidado da Fundação Dom Cabral – FDC; Ex- Presidente e atual Diretor da ABPA – Associação Brasileira de Prevenção de Acidentes; Sócio-Diretor da CRC Consultoria e Assessoria Segurança do Trabalho e Meio Ambiente; Ex-Gestor de Segurança, Saúde e Emergências da Bayer (18 anos); Gestor de Segurança e Meio Ambiente da Piraquê; Co-autor do livro Normas Regulamentadoras Comentadas (1999); Co-autor do Manual Técnico e Didático do Projeto Corporativo de Qualificação em SMS para Empregados de Empresas Prestadoras de Serviço da Petrobrás (2004).
- Claudia Osorio da Silva, D.Sc. Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1994), doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2002) e pós doutorado em Linguagem e Trabalho na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2009-2010). Atualmente é professora associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, lecionando disciplinas da área de psicologia do trabalho. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em saúde do trabalhador, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde pública, formação de trabalhadores da saúde, vigilância em saúde do trabalhador, processo de trabalho em saúde, subjetividade e trabalho. Pesquisador do grupo de trabalho : Modos de vida e trabalho, na ANPEPP.
- Dicler de Almeida Ferreira, Engenheiro de Segurança do Trabalho.
- Fernando Toledo Ferraz, D.Sc. Professor Associado do Departamento de Engenharia de Produção da UFF, com atuação no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e no Mestrado em Sistemas de Gestão da mesma Universidade. Possui graduação em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia (1988), mestrado em Engenharia de Produção pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós Graduação e Pesquisa de Engenharia (1991) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Ergonomia, Qualidade e Gestão da Inovação e Desenvolvimento Local. Áreas de interesse e atuação: Ergonomia, segurança, gestão de pessoas e inovação e desenvolvimento sustentável.
- Gilson Brito Alves Lima, D.Sc. Possui Graduação em Engenharia Civil (1988), Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (1995), Extensão em Gestão Ambiental Empresarial (1995), Extensão em Ciclo de Estudos de Políticas e Estratégia (1996), Mestrado em Engenharia Civil (1992) e Doutorado em Engenharia de Produção (2000). Professor Associado do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense. Coordenador do Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho; Sub-Coordenador do Programa de Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis. Atua nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão, através de projetos de formação e desenvolvimento tecnológico, com ênfase nos seguintes temas da Gestão Industrial: Segurança, Meio Ambiente, Riscos e Manutenção.
- Helton Luiz Santana Oliveira, D.Sc.** É graduado em ENGENHARIA MECÂNICA pela Universidade de Brasília (1994). Tem Especialização em ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO pela UNIFENAS (1998), Especialização em ACÚSTICA APLICADA AO CONTROLE DE RUÍDOS pela UFSC (2013), pós-graduação em ANÁLISE, AVALIAÇÃO E GERENCIAMENTO DE RISCOS pela UFRJ (2004), MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM SISTEMAS DE GESTÃO pela UFF (2005) e atualmente é aluno do curso de DOUTORADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO na UFF. Possui experiência na área de Engenharia de Mecânica e de Produção, com ênfase em Higiene e Segurança do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: Segurança de processo, Análise de riscos industriais, Engenharia de Confiabilidade, Manutenção centrada em confiabilidade, Eficiência produtiva, Integridade de ativos e Inspeção de equipamentos estáticos (Caldeiras, Vasos de Pressão, Tubulações, Tanques de Armazenamento, Fornos e Permutadores de Calor). É Engenheiro de Segurança Sênior da Petrobras admitido por concurso público em 2002, e exerceu a Coordenação de SMS (2007 a 2011) e a Gerência Setorial de implementação de programas de capacitação nas áreas de Segurança, Meio Ambiente, Eficiência energética e Saúde (2011 a 2016) ambos na UNIVERSIDADE PETROBRAS. Atualmente atua no staff da gerência de Qualificação e Confiabilidade da área de Competências Técnicas de Poços e Sondagem da Petrobras, conduzindo estudos de riscos e confiabilidade de equipamentos de poços marítimos. Atua externamente como professor convidado das seguintes instituições de ensino superior: Universidade Federal Fluminense (UFF/LATEC & UFF/LABCEO) desde 2006, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/COPPE/LabOceano – Laboratório de Educação Continuada Offshore e do UFRJ/Gestore: Núcleo de Pesquisa em Sistemas e Gestão de Engenharia) desde 2010, do IBP- Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis desde 2010, da PUC-Rio (Departamento de Engenharia de Materiais) desde 2014 e do IPETEC – Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia (Ex-FUNCEFET-RJ) vinculado à Universidade Católica de Petrópolis, desde 2009. É membro efetivo da SOBRAC – Sociedade Brasileira de Acústica, membro efetivo da ABEPRO – Associação Brasileira de Engenharia de Produção. É membro efetivo e integrante do conselho fiscal (gestão 2017-2018) da ABRISCO – Associação Brasileira de Análise de Riscos, Confiabilidade e Segurança de Processo.
- James Hall, D.Sc.** Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (1982) e mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (2001). Atualmente cursa o Doutorado na mesma instituição e, é engenheiro civil da Universidade Federal Fluminense, acumulando o cargo de professor universitário na graduação da citada universidade e, atuando ainda como professor na pós-graduação nível lato sensu. Leciona em diversos cursos lato sensu dentro da área. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Segurança do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de riscos, competitividade, administração da produção, higiene e segurança do trabalho, atuando, ainda, na inciativa privada como consultor técnico e avaliador em empreendimentos da construção. Como linhas de pesquisa principais, cita-se: 1) Modelagem em gestão de riscos na Construção Civil;2) Modelagem para gestão da segurança do trabalho, com ênfase em procedimentos;3)Modelagem para gestão de serviços, ênfase em clientes, para a Construção Civil.
- Leandro Erthal, D.Sc. Possui doutorado em Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Process pela Escola de Química da UFRJ(2015). Atualmente é Engenheiro de Segurança do Petróleo Brasileiro – Rio de Janeiro – Matriz. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica.
- Osvaldo Luiz Gonçalves Quelhas, D.Sc. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2 – CA PE – Engenharia de Produção e de Transportes. Prêmio Láurea ao Mérito CREA RJ, 2013. Presidente da ABEPRO (Associação Brasileira de Engenharia de Produção) nos mandatos 2006-2007 e 2008-2009. Coordena o Latec-UFF (Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios e Meio Ambiente) . Vice -Coordenador do Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão do Departamento de Engenharia de Produção, UFF. Coordenador do Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis. Professor do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção/UFF. Membro convidado para Bancas de Doutorado e Mestrado em Instituições como a PUC-Rio, UNICAMP, COPPE/UFRJ, PUC PR, UFSC, UNIFEI, UFMG, UFBa, UFAM, UFSC , UTFPr, dentre outras. Organizador e autor de diversos livros e capítulos de livros, dentre os quais: Planejamento e Controle da Produção, (Editora Elsevier Campus, 2008) finalista em 2009 do Prêmio Jabuti/CBL Câmara Brasileira do Livro, na categoria Ciência & Tecnologia. Transparência nos Negócios e nas Organizações – Os desafios de uma Gestão para a Sustentabilidade; (Editora Atlas, 2009). Seleção de Fornecedores: critérios baseados no sistema de custeio Activity Based Costing (ABEPRO, 2006).Sustentabilidade das Organizações Brasileiras (ABEPRO, 2006) e Tópicos Emergentes e Desafios Metodológicos em Engenharia de Produção: Casos, Experiências e Proposições(ABEPRO, 2009) . Autor de capítulo do Livro: Introdução à Engenharia de Produção(Elsevier-Campus, 2008), Prêmio Jabuti/CBL Câmara Brasileira do Livro, como melhor livro na categoria Ciência & Tecnologia em 2008. Práticas de Ensino de Responsabilidade Social (Editora Atlas, 2012) e Gestão Ambiental de Unidades Produtivas (Editora Campus / Abepro, Coleção de Livros Didáticos em Engenharia de Produção), 2012. Organizador dos eventos CNEG – Congresso Nacional de Excelência em Gestão e INOVARSE – INOVAÇÃO & RESPONSABILIDADE SOCIAL APLICADA, com articulação entre UFF, CEFET RJ, INPI, IBP, IFF CAMPOS e FIRJAN – Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. Atua como referee em diversas revistas científicas do país (Produção ABEPRO; Produção Online ABEPRO; BJOPM Brazilian Journal Operation Management; Gestão e Produção, UFSCar) ; Revista Sistemas & Gestão, UFF. Editor Convidado do International Journal of Environment and Sustainable Development (IJESD) , Edição Especial em 2013(ISSN (Online): 1478-7466 – ISSN (Print): 1474-6778). Editor Convidado para edição especial, em 2013 , do Social Responsibility Journal (ISSN: 1747-1117), 2013. Editor do BJOPM Brazilian Journal Operation Management ABEPRO. Coordenador de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento da ANEEL. Membro efetivo da Comissão de Responsabilidade Social do IBP – Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis. Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (1978), Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (1984), Doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE(1994 – UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro ) e atividades de Pós-Doutorado na Universidade do Minho (Portugal. 2005), Campus Guimarães.
- Paulo César Pulitini Campos, M.Sc. Médico formado pela Universidade Federal Fluminense – UFF – (1976); Pós Graduação em Medicina do Trabalho (1978) Universidade Gama Filho; Título de Especialista em Medicina do Trabalho em concurso da Associação Nacional de Medicina do Trabalho – ANAMT – e registro no CRM RJ; Mestrado em Sistema de Gestão na área de Saúde e Segurança do Trabalho pelo LATEC / UFF (2005 -2007); Titular da cadeira 60 da Academia Nacional de Medicina do Trabalho. Membro Titular da Associação Nacional de Medicina do Trabalho. Pós Graduação em Acupuntura pelo Instituto de Acupuntura do Rio de Janeiro atualmente não mais praticando essa especialidade. Especialista em Medicina Legal – Perito Legista da Secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado do Rio de Janeiro -1978 até 2010 aposentado tempo de serviço Medico plantonista do setor de Pronto Socorro em diferentes clínicas e hospitais. Atendimento em ambulatórios de empresas/indústrias de diferentes portes e segmentos econômicos, realizando o atendimento emergencial e de rotina assistencial e ocupacional desde 1978. Gerente Médico e Médico do Trabalho da AGA S.A. (multinacional sueca da indústria química) onde organizamos o SESMT e implantamos o sistema de saúde ocupacional em todas as unidades da empresa no Brasil. Gerenciava 4 médicos coordenadores do trabalho distribuídos conforme sua área geográfica de atuação com cobertura em quase todos os estados brasileiros – 1983 até 2000 (17 anos); Gerente Médico responsável pela elaboração, implantação e acompanhamento da qualidade e da sinistralidade do Plano de Assistência Médica de Auto Gestão da AGA S.A. nas unidades que apresentavam concentração populacional compatível com a abordagem do plano (regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife). O plano oferecia uma cobertura total em regime ambulatorial/consultórios e internações. Também era responsabilidade do cargo gerenciar a revisão e o pagamento das faturas que eram apresentadas pelos prestadores de serviços. (1983 até 2000). Elaboração/Implantação do Plano de Assistência Médica – Auto Gestão da ALCOA(Pe); Professor do PROMINP – Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural – PETROBRAS-UFF nas disciplinas: Saúde do Trabalhador – Primeiros Socorros – Riscos e Insalubridade – para Engenheiros de Campo; Autor do livro: – Primeiros Socorros para Leigos – (junho de 2000) Autor do trabalho: NR 7 Comentada, publicado como parte do livro: Normas Regulamentadoras Comentadas (1ª, 2ª e 3ª edições – 2002-) de outros autores. Ex-presidente da Sociedade Fluminense de Medicina do Trabalho e membro do Conselho Superior de Presidentes. Trabalhos em Congressos e Seminários: Stress e Qualidade de Vida; Acupuntura no Tratamento dos DORT-LER; Dificuldades Administrativas na Implantação do PCMSO. Larga experiência na administração e terceirização de ambulatórios médico-odontológico em empresas, para o atendimento eletivo e de urgência, com treinamento de uma Brigada de Primeiros Socorros com base no ITLS. Implantação de programas de orientação e controle do Tabagismo, Hipertensão Arterial, Diabetes, Obesidade/Dislipidemias, Controle do Stress, AIDS-DST, Câncer do homem e da mulher; Drogas lícitas e ilícitas; Acidentes domésticos; Amamentação e Controle da Natalidade, Sexo e Prazer dentre outras. Larga experiência como perito judicial e assistente técnico em perícia trabalhista. Conhecimento em Higiene Ocupacional relativa ás metodologias de avaliação quantitativa de agentes ambientais físicos e químicos. Língua estrangeiras: inglês com nível intermediário básico e espanhol regular para leitura e compreensão Atividades Atuais; Diretor Técnico e médico do trabalho atuante da COMET Consultoria em Medicina e Segurança do Trabalho Ltda, com matriz na Rua Senador Dantas nº117, conjunto 1741, Centro, Rio de Janeiro telefone 21- 22628769, fundada em junho de 1991, com clientes e parceiros de médio e grande porte de diferentes atividades econômicas. Professor do curso de Pós Graduação de Engenharia de Segurança do Trabalho da Universidade Federal Fluminense – LATEC – disciplina: Ambiente e as Doenças Relacionadas ao Trabalho. Curso de ITLS advanced com validade até novembro/2015 – Renovado em 02/09/15. Médico do Trabalho participante das equipes médicas que atuam nas empresas parceiras. Atualmente em atividades nas unidades: Faet (Noventa) – Indústria termo-plástica – eletrodomésticos – Início 1996; Farmoquímica (FQM) – Indústria Farmacêutica – início 1997; UTC Engenharia – base Niterói e base Macaé Tecab – Indústria de Construção e Montagem Mecânica – Início 2002; Sun Chemical – Indústria Química – início 2006; Master Frio – Indústria Mecânica – Refrigeradores e Filtros de água – início 2012 anos; Civil Master – Construção civil especializada em atividades utilizando escaladores Início em 2014; Silimed – Indústria Química – líder na produção de próteses de silicone – INÍCIO 2015
- Ricardo Abranches Felix Cardoso Júnior, D.Sc. Possui Graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal Fluminense – UFF – (2005), Mestrado em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia – IME – (2007), pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho – UFF – (2009) e Doutorado em Planejamento Energético pelo Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ (2014). Atualmente é Coordenador de Projetos da Concremat Ambiental; Professor Adjunto I da Universidade Federal Fluminense (Graduação de Engenharia de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Pós-graduação de Engenharia de Segurança do Trabalho). Tem experiência nas áreas de Engenharia Ambiental, Engenharia de Segurança do Trabalho, Licenciamento Ambiental, Auditoria, Perícia, Avaliação de Desempenho, Setor Energia, Engenharia de Transportes, Recursos Hídricos, Hidráulica, Desenvolvimento de Produtos Sustentáveis, Processos Produtivos Sustentáveis e Silvicultura.
- Ricardo Pereira Mattos, M.Sc. Possui graduação em ENGENHARIA ELÉTRICA pela UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e pós-graduação em ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO pela PUC-RIO – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996). Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão de Segurança do Trabalho, na UFF – Universidade Federal Fluminense. É Engenheiro de Segurança da PETROBRAS – Petróleo Brasileiro S/A, atuando como Gerente Setorial de Segurança e Meio Ambiente, dos Serviços Compartilhados. Também atua como docente de cursos de formação e de aperfeiçoamento em SMS – Segurança, Meio ambiente e Saúde na Universidade Petrobras. Professor convidado da Universidade Cândido Mendes e da Universidade Federal Fluminense (UFF) nos cursos de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho. Mantém, desde 1996, um portal de informações na Internet, voltado à Segurança e Saúde no Trabalho, contendo resumos, artigos, indicações bibliográficas, relações de endereços eletrônicos entre outras informações relevantes, no endereço www.RicardoMattos.com.
- Silvio Carlos Andrade, Esp. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976) e graduação em Química pela Faculdade de Humanidades Pedro II (1988). Atualmente é funcionário de Carreira Típica do Estado como Auditor do Trabalho na Área de Segurança e Saúde do Trabalhador do Ministério do Trabalho e Emprego (em vias de aposentadoria). Foi Professor convidado em cursos de Pós-graduação em Medicina do Trabalho da Universidade Federal do Rio de Janeiro, da Universidade Gama Filho, e da Fundação São Camilo. Atualmente é Professor Convidado do Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho na Universidade Federal Fluminense. Colaborou, também, nos curso de MBA da UFF e da Fundação Getúlio Vargas/RJ. Foi Coordenador Regional de Fiscalização de Estabelecimentos de Saúde e Área Alimentar, com ênfase em Riscos Biológicos de 2008 a 2012, tendo auditado cerca de 400 hospitais e centros médicos, no Rio de Janeiro, São Paulo, e Goiânia. Membro das Comissões de elaboração das NR-7, desenvolvedor e implementador da NR-32 e atualmente da reformulação da NR-24 do Ministério do Trabalho. Atualmente colabora com o site Riscobiologico.org, com intervenções e esclarecimentos.
- Suzana Dantas Hecksher, D.Sc. Professora adjunta do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Engenharia Mecânica pela UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ (2002) e doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ (2007). Atua em pesquisa, projeto e gestão de sistemas sócio-técnicos, principalmente nos seguintes temas: ergonomia e fatores humanos, organização do trabalho, inovação, estratégia e gestão da qualidade.
- Ueldo da Silva Macedo, M.Sc. Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Fundação Técnico-Educacional Souza Marques (1991), especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal Fluminense (2005) e especialização em Engenharia de Segurança Aplicada a Projetos de Exploração & Produção (março/2013). Está cursando o Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão (Stricto Sensu) da Universidade Federal Fluminense. Atualmente é Engenheiro de Segurança do Trabalho da PETROBRAS – Petróleo Brasileiro, atuando como orientador didático e docente da Universidade Petrobras. É docente convidado da UFF na Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho na disciplina de Proteção Contra Incêndio. Tem experiência na área de Segurança Industrial, atuando principalmente nas seguintes temáticas: Proteção Contra Incêndios, Gerenciamento de Risco, Segurança de Processos e Segurança em Espaços Confinados.
(*) Mestrando (**) Doutorando