Gestão de Pessoas
Início
1º semestre / 2023
Horário
Sábados das 8h às 17h
Local
Aulas realizadas em formato sala virtual
Sobre
o curso
Num cenário cada vez mais competitivo e globalizado, a gestão de um de seus maiores patrimônios, as pessoas, passa a ter um papel estratégico para a sobrevivência das organizações. Nesse sentido estruturas sólidas de organizações, fundamentadas em equipes consolidadas, alinhadas aos valores da organização e focadas em resultados definidos é um desafio constante. A Gestão de Pessoas ganha relevante importância por atuar na estrutura hierárquica das empresas desde o nível operacional ao estratégico, passando pelo nível tático, gerindo talentos, conhecimentos e capital humano. Para consolidar equipes de qualidade e comprometidas com as estratégias e metas das empresas, a Gestão de Pessoas deve lançar mão adequada de processos seletivos, treinamento, aperfeiçoamento e desenvolvimento de habilidades entre outros, proporcionando a otimização de recursos e investimentos, maximizando resultados.
Público Alvo
O público alvo é formado por executivos com formação superior principalmente nas áreas da engenharia, administração, psicologia, economia, ciências contábeis, pedagogia e correlatas, que atuem ou pretendam atuar como gestores em suas empresas. Pretende-se que as turmas sejam formadas por diretores, gerentes, supervisores, profissionais de Recursos Humanos e todos aqueles para os quais a efetividade na Gestão de Pessoas seja considerada fator crítico de sucesso em suas respectivas organizações.
Tópicos
- Planejamento Estratégico e Desempenho Empresarial
- Gerência de Projetos
- Gestão de Marketing
- Administração Financeira
- Negociação de Contratos – Contratação de Serviços
- Logística Empresarial
- Ética, Transparência, Governança Corporativa e Responsabilidade Social. Sustentabilidade
- Gestão do Conhecimento e Tecnologia de Informação
- Gestão de Organizações Sustentáveis
- Recrutamento e Seleção de Pessoas.
- Aspectos Legais e Contratuais da Gestão de Pessoas: Legislação Trabalhista
- Cultura, Clima e Poder nas Organizações
- Gestão Estratégica de Pessoas
- Gerenciamento de Carreiras: Liderança, Desenvolvimento de Pessoas e de Equipes
- Gestão por Competências
- Psicologia, Personalidade e Gestão de Pessoas
- Relações Sindicais e Direito do Trabalhoordará conveitos de Lean Production/Produção Enxuta em Produtos e Serviços
Objetivos
O profissional pós-graduado estará apto a coordenar e/ou atuar em grupos multidisciplinares, bem como gerenciar pessoas com níveis de especialização diferentes do seu e integrar profissionais e conhecimentos objetivando o sucesso da empresa.
Fornecer aos participantes uma visão atual, estratégica e consistente do gerenciamento de pessoas, abordando os mais recentes conceitos, práticas e tecnologias utilizadas nas organizações de vanguarda, bem como instrumentalizá-los para exercerem a função estratégica de gerenciar pessoas em ambientes organizacionais.
O curso será desenvolvido de forma intensiva com aulas expositivas e práticas apoiadas por recursos audiovisuais, bem como através de trabalhos em grupo.
Estudos de casos, apresentações, discussões das resoluções, dinâmicas e filmes didáticos serão utilizados para garantir a consolidação do aprendizado.
O aluno terá acesso aos laboratórios físicos da universidade, bem ao portal de pesquisas científicas da CAPES / MEC (Periódicos Capes), além dos recursos materiais e técnicos oferecidos pela UFF.
O certificado de Especialista será emitido pela Universidade Federal Fluminense para todos os alunos que tiverem freqüência mínima de 75% e nota igual ou superior a 7 (sete) em cada disciplina e na apresentação da monografia de final de curso. Após a conclusão das aulas, o aluno terá 4 (quatro) meses para apresentação do Trabalho Final de Curso.
O material didático das diversas disciplinas do curso será disponibilizado pela secretaria do curso.
- 2 cópias do Diploma de Graduação Plena reconhecida pelo MEC ou Declaração de Conclusão de curso com data da Colação de Grau
- Curriculum Vitae
- 2 cópias da RG e CPF
- 2 retratos 3×4
- Pagamento de taxa de inscrição
Obs: As turmas têm início somente à medida que o número de inscrições garanta a realização do curso com número suficiente de alunos.
** Este curso de pós-graduação obedece a Resolução CNE/CES nº 1/2001. A matrícula nos cursos é limitada a portadores de diploma de licenciatura plena ou bacharelado, obtido em instituições de ensino superior reconhecidas pelo MEC.
Garanta a sua inscrição. Vagas limitadas!
Corpo Docente
Osiris Ricardo Bezerra Marques
Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense (1999), mestre em Economia pela Universidade Federal Fluminense (2002), fez doutorado sanduíche na área de Economia Internacional na University of Leeds (2006) e doutorado na área de Macroeconomia Internacional pela Universidade Federal Do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é professor associado do Departamento de Turismo e professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Turismo (PPGTUR-UFF) da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Coordenador do Observatório do Turismo, grupo de pesquisa ligado à Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia do Turismo e Estatísticas e Indicadores do Turismo, atuando principalmente nos seguintes temas: , Economia do turismo, Indicadores e estatísticas do turismo e Economia Comportamental no Turismo.
Osiris Ricardo Bezerra Marques
Ivando Silva de Faria
• Doutor em Economia na UFF (2010)
• Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (2000)
Defesa de Tese em : ” A Gestão dos Riscos Endógenos Agregando Valor a Empresa ”
• Engenheiro Civil (EVA), Pós Graduado em Mercado de Capitais – (IBMEC / FGV) (1986)
• Sócio-quotista da Intermercados Desenvolvimento e Consultoria.
• Professor de Graduação da Faculdade de Administração da UFF
• Professor de Pós-Graduação do IBMEC / FGV / UFF / UFRJ – Mercados de Derivativos Financeiros, Mercados Financeiros, Finanças Corporativas, Mercado de Capitais e Avaliação de Projetos de Investimento.
• Instrutor BM&F / ABAMEC / ANBIMA / ABERJ / ABDE
• Ex Assessor Técnico das Superintendências da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro
• Responsável pela Implantação dos novos sistemas de negociação, liquidação e compensação de garantias na reestruturação das Bolsas de Lisboa e do Porto.
• Ex Diretor de negociação das Bolsas de Lisboa e do Porto.
Wanise Cabral Silva
Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (1998), mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e doutorado em Direito pela Universidade Gama Filho (2006). Foi Professora Adjunto da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Atualmente é Professora Associada II da Universidade Federal Fluminense (UFF). Estágio Pós Doutoral na Universidad Castila-La Mancha (2014).
Robson Goudard Santarém
Administrador, Mestre em Ciências Pedagógicas, pós-graduado Filosofia Moderna e Contemporânea, em Psicologia Junguiana, em Teologia, Ecumenismo e Diálogo Interreligioso, com formação holística pela UNIPAZ. Sócio-Diretor da Anima Consultoria para Evolução Humana, com experiência acumulada em multinacionais e consultoria de Recursos Humanos. Coach credencial ACC / ICF. Trainer Expert da Points of You. Membro do Comitê da Comunidade de Coaching dos Países de Língua Portuguesa. Foi vice-presidente Executivo da ABRH RJ na gestão 2004/2006 e Diretor de Desenvolvimento da ICF International Coaching Federation Capítulo Rio de Janeiro. Mentor das lideranças da Rio Junior Federação das Empresas Juniores do Estado do Rio de Janeiro. (2014/2016). Professor dos MBA´s da Fundação Getúlio Vargas e Universidade Federal Fluminense. Autor de seis livros publicados pelas editoras Vozes, Qualitymark e Senac RJ. Realizo trabalho voluntário no Morro do Jurumenha – S. Gonçalo – RJ há mais de 30 anos.
Dilma Lúcia da Costa Silva Pimentel
Doutora em Engenharia Civil e Mestre em Sistema Integrado de Gestão pela UFF.
Especialista em Gestão Sustentável pela UFF, Gestão Estratégica pela GRIFO e Educação pela PUC.
Bióloga pela Universidade Santa Úrsula.
Consultora e auditora em Sistemas Integrados de Gestão pela empresa Otimiza.
Professora de disciplinas ligadas a temas como: Gestão de Organizações Sustentáveis, Indicadores de Sustentabilidade, Ética e Responsabilidade Social e Gestão Integrada, pela Universidade Federal Fluminense – LATEC, e UFRJ – Lares.
Alberto Eduardo Besser Freitag
Trabalha na Dannemann Siemsen, e anteriormente na FIRJAN, Coca-Cola e Jaakko Pöyry Engenharia. É professor pesquisador no mestrado em economia e gestão empresarial e graduação em engenharia de produção da UCAM. É professor em MBAs na UFF e FGV e em cursos no CEPERJ e SEBRAE. Conhecimento especializado em gestão enxuta (lean). Experiência em gestão de pessoas, projetos e processos, educação executiva, planejamento estratégico, manufatura, qualidade e engenharia. Pós-doutorando em engenharia de produção e sistemas, doutor em engenharia civil, mestre em gestão empresarial, especializado em marketing e engenheiro mecânico. Lean Six Sigma Black Belt. Artigos publicados em congressos, revistas e livros.
Guido Vaz Silva
Possui graduação em administração pela Universidade Federal Fluminense (2005), mestrado em administração de empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em engenharia de produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Participou e, atualmente, contribui em diversos projetos de pesquisas e extensão, principalmente, nas áreas da engenharia e gestão de processos de negócio, projeto organizacional, gestão de sourcing e desenvolvimento da gestão pública. Atualmente, é Professor Adjunto do Departamento de Engenharia da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde leciona na graduação em Engenharia de Produção no Instituto de Ciência e Tecnologia de Rio das Ostras (ICT) e em cursos de pós-graduação, principalmente, no Mestrado Profissional em Engenharia de Produção e Sistemas Computacionais (MESC/ICT), no Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão (MSG/LATEC) e em cursos de especialização (MBAs/LATEC).
Guido Vaz Silva
Guilherme Miziara
Guilherme Miziara é uma das principais autoridades do país nos âmbitos da comunicação profissional e da negociação corporativa, tendo milhares de pessoas impactadas e transformadas com seus treinamentos, cursos e palestras. Ele é formado em jornalismo, pós-graduado em Comunicação Empresarial, com MBA em Estratégia, Mestre em Sistemas de Gestão pela UFF e é doutorando em Educação. Palestrante nas áreas de Comunicação e Negociação, atua como professor titular nos MBAS das 4 maiores Escolas de Negócios do Brasil (Coppead, Fundação Dom Cabral, FGV e Ibmec). Docente da disciplina Habilidades em Comunicação no COPPEAD/UFRJ. Professor de Comunicação Estratégica, Técnicas de Apresentação e Negociação para Gestores na Fundação Dom Cabral. Professor da disciplina Técnicas de Negociação nos MBAs da FGV. Ministra cursos nas áreas de Apresentações Corporativas, Técnicas de Comunicação Avançada para Professores, Oratória, Sustentação Oral, Comunicação Empresarial e Negociação e Gerenciamento de Conflitos nas Pós em Direito, LLMs e MBAs do IBMEC. Ministra palestras e treinamentos in company em comunicação e negociação por todo o país. Realiza treinamentos em grandes escritórios de advocacia e em empresas nacionais e multinacionais de grande expressão como: Amil, Arlanxeo, Artplan, Azul Linhas Aéreas, B2W, Banco do Brasil, Bayer, Bradesco, BNDES, BOPE, ECEME, Furnas, Globo.com, GOL, Halliburton, LATAM, Lojas Americanas, Marinha do Brasil, Médicos Sem Fronteiras, Novartis, NUCLEP, OAB, Petrobras, Porto Seguro, PREVI, Receita Federal, Servier, Souza Cruz, Supergasbras, Tenda, Ternium, ThyssenKrupp, TV Globo, Vale, entre outras. Treina executivos, diretores e presidentes de empresa, atletas, políticos, juristas, pessoas públicas, acadêmicos e palestrantes para debates, negociação, apresentações em público, aulas e entrevistas.
Sergio Luiz Braga França
Doutor em Engenharia Civil (UFF), ênfase em Gestão, Produção, Qualidade e Desenvolvimento Sustentável. Graduado em Engenharia Civil (UFF). Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho (UFF). Professor do Departamento de Engenharia Civil (UFF). Coordenador do Núcleo de Inovação e Tecnologia para a Sustentabilidade (NITS/UFF). Professor credenciado no Programa de Pós Graduação em Sistemas de Gestão (UFF). Membro da Comissão Organizadora do Congresso Nacional de Excelência em Gestão (CNEG). Avaliador de periódicos científicos nacionais e internacionais. Desde 2004 atua em projetos de P&D nas áreas de Sustentabilidade, Qualidade, Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Segurança do Trabalho.
Hermes Cupolillo Simões
Formação em Administração de Empresas – USU Rio
MBA em Finanças – PUC Rio
Mestre em Sistemas de Gestão – UFF / RJ
Professor convidado nos MBAs UFF- RJ
Black Belt Certified Lean Six Sigma pela Xerox Corporation, NY, EUA
Personal & Professional Coach – SBCoaching
Consultor da HS SOLUÇÕES CORPORATIVAS
Adriane Quelhas
Pesquisadora, Professora e Consultora na área de Comportamento Organizacional com foco em Cultura (aspectos cognitivos e emocionais) e Gestão Estratégica de Pessoas analisando os impactos no ambiente de trabalho e desempenho organizacional.
Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (UFF);
Ampla atuação como executiva responsável pelas áreas de Desenvolvimento Organizacional e Segurança do Trabalho por aproximadamente 15 anos adquirida em empresa multinacional alemã, no ramo automobilístico.
Professora em curso Lato Sensu na UFF.
Gisela Francisco Chicralla
Gisela Chicralla é consultora e palestrante na área de desenvolvimento de pessoas; psicóloga (UNESA); é especialista em técnicas de oratória; mestrado em Sistema de Gestão, pela Universidade Federal Fluminense (UFF); pós-graduação em Clínica Psicanalítica, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e MBA em Gestão pela Qualidade Total, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). 22 anos de experiência no desenvolvimento de projetos no campo de gestão de pessoas para empresas de pequeno, médio e grande porte, proferiu palestras motivacionais e de oratória em diferentes instituições e organizações, em eventos fechados e abertos, além de ter coordenado dinâmicas envolvendo técnicas de apresentação e desenvolvimento profissional; coordenou evento profissional no campo da medicina; professora convidada do Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios e Meio Ambiente, da Universidade Federal Fluminense (LATEC/UFF) no curso MBA em Gestão de Pessoas; professora assistente da Universidade Estácio de Sá.
Sorean Mendes da Silva Thomé
FORMAÇÃO ACADÊMICA:
- Mestrado concluído (2015 – 2020) e Cursando Doutorado em Ciências Jurídicas Universidade Autônoma de Lisboa – Portugal
- Mestrado em Poder Judiciário Fundação Getúlio Vargas Praia de Botafogo Março de 2008 a março de 2010
- Pós-Graduação em Relações Jurídicas de Trabalho UniverCidade Humaitá Março de 2002 a abril de 2003
- Faculdade de Direito – UGF Agosto/ 1986 a Dezembro / 1989
- Faculdade de Letras – UGF Julho/ 1982 a Julho/ 1986
FORMAÇÃO PROFISSIONAL:
- PROFESSORA CONVIDADA NO MBA LATEC/UFF
- PROFESSORA CONVIDADA NA IES A VEZ DO MESTRE – Faculdade Integrada – Curso de Pós-Graduação em Direito e Processo do Trabalho
- Professora de Direito Coletivo do Trabalho e Direito Individual do Trabalho
- PROFESSORA COM VÍNCULO DE EMPREGA NA UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES -Professora de Direito Material e Processual do Trabalho
- ADVOGADA ATUANTE DESDE 1991 – ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA PRÓPRIO
Vitor Hugo Ferreira
Possui graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas e Controle pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) (2002), Mestrado (2005) e Doutorado (2008) em Sistemas de Potência pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE/UFRJ). Atualmente é professor associado nível 2 e subchefe do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atuou como chair do Capítulo da Computational Intelligence Society (CIS) da Seção Rio do IEEE de 01/2015 a 03/2018, sociedade da qual é Senior Member desde agosto de 2017. Atuou como coordenador do Comitê Técnico de Sistemas de Potência da Sociedade Brasileira de Automática (SBA) de 01/2019 a 12/2020. Em 2017 foi agraciado com o primeiro lugar no V Prêmio de Excelência em Docência promovido pela Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal Fluminense (PROGRAD/UFF). No mesmo ano foi agraciado no Edital FAPERJ 03/2017 ? Programa Jovem Cientista do Nosso Estado. Atua como coordenador de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P, D & I) desde 2008, contribuindo para o desenvolvimento de soluções de inteligência computacional para o setor de energia. Tem experiência em sistemas elétricos de potência, inteligência computacional e sistemas de apoio a decisão, atuando principalmente nos seguintes temas: analytics, machine learning, inteligência computacional, análise e previsão de séries temporais, diagnóstico de falhas, planejamento da manutenção, gestão de ativos, otimização e smart grids.
Marcelo J. Meiriño
Arquiteto e Urbanista pela UFRJ (1995); Mestre (2008) e Doutor (2012) em Engenharia Civil pela UFF; Engenheiro de Segurança do Trabalho; Especialização em Eficiência Energética ; Em todos os níveis de formação aprofundou estudos na busca por soluções Inovadoras, Eficientes e Sustentáveis em produtos e serviços para os mais diversos setores produtivos; Intercambista do International Visitor Leadership Program (IVLP) do United States Department of State; Atual Coordenador do Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão MSG UFF, Coordenador no Núcleo de Inovação e Tecnologia para a Sustentabilidade (NITS/UFF); Professor do Departamento de Engenharia Civil da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense UFF; Professor do Programa de Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis PPSIG UFF e do Programa de Mestrado em Sistemas de Gestão MSG UFF; Membro do Comitê Assessor de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação – PROPPi / UFF; Consultor em projetos de P&D (ANEEL); Autor e consultor ad-hoc em periódicos indexados em bases JCR, SCOPUS e SciELO. Coordenador do Grupo de Pesquisas: Inovações, Estratégias, Sustentabilidade e Sistemas De Gestão de Produtos e Serviços (CNPq/UFF) onde coordena pesquisas no campo do Desenvolvimento de Soluções Inovadoras, Eficientes e Sustentáveis aplicáveis á Gestão de Organizações Públicas e Privadas. Coordenador a edição anual do Congresso Nacional de Excelência em Gestão.
Julio Vieira Neto
Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestrado em Sistema de Gestão (UFF), Pós-Graduação com MBA em Organização e Estratégia, e MBA em Gestão Empresarial e Graduação em Administração de Empresas. Atualmente, é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense lotado no Departamento de Ciências Atuariais e Finanças onde ministra as disciplinas: Dinâmica Demográfica e Métodos Quantitativos. Nos cursos de MBA ministra as disciplinas: Finanças Corporativas, Planejamento Estratégia e Métodos Quantitativos aplicados a Gestão Organizacional: Nos Cursos Stricto Sensu ministra as disciplinas: Analise do Ciclo de Vida, Relato Integrado, Bibliometria e Metodologia Quali-quantitative. Pesquisador do Programa de Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis e do Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão, ambos pela UFF, nas áreas de Gerenciamento do Ciclo de Vida do Produto, Custo do Ciclo de Vida do Produto (CCVP), Ativos Intangíveis e Relato Integrado, temas vinculados a Sustentabilidade Organizacional. Atua como Editor Chefe do periódico Brazilian Journal of Operations & Production Management (BJO&PM – ISSN (Online): 2237-8960), Atuou como Editor Chefe da Revista Sistemas & Gestão Online LATEC-UFF (ISSN (Online): 1980-5160) até dezembro de 2020. Também é Membro do Comitê Gestor do Projeto Conexões Éticas do Terceiro Setor pela UNESCO, Membro da Comissão de Responsabilidade Social do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustível (IBP), atuou como Consultor Empresarial nas áreas de Planejamento Estratégico, Estudos de Viabilidade Técnica Econômica (EVTE) e Mapeamento de Processos. Exerceu funções na indústria como executivo nas áreas de Desenvolvimento de Novos Negócios e Financeira em empresas de grande e médio porte nos setores de Telecomunicações, Embalagens e Terceiro Setor
- Carlos Augusto Oliveira – MBA de Controladoria e Finanças (FGV), Mestrando em Economia Empresarial (UCAM)
- Carlos Alberto Lidízia Soares – Doutorando em Engenharia, Mestrado em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense (2004), Especialização em Administração de Sistemas de Informação pela UFF, Graduado em Administração de Empresas (2000). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal Fluminense e professor convidado em diversas instituições de ensino superior em cursos de Pós-graduação. Tem experiência na área de Administração, Tecnologia da Informação e Turismo. Atuando principalmente nos seguintes temas: Seis Sigma, Indicadores de Desempenho, Produtividade, Estratégia, Planejamento Estratégico e Inteligência de Negócios. Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Gestão de Empreendimentos Turísticos do Departamento de Turismo da UFF. Professor e autor da disciplina de Estratégia e Marketing do Curso de Empreendedorismo e Inovação da UFF. Pesquisador do IVT – Instituto Virtual do Turismo da COPPE-UFRJ e do ENTRETERE da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo da UFF. Exerce atualmente a função de chefe de Departamento de Turismo da UFF que é constituído por um Curso de Turismo e outro de Tecnologia Hoteleira.
- Carmen Silvia Pereira – Doutorando em Engenharia, Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (2004), Especialização em Administração de Sistemas de Informação pela UFF, Graduado em Administração de Empresas (2000). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal Fluminense e professor convidado em diversas instituições de ensino superior em cursos de Pós-graduação. Tem experiência na área de Administração Tecnologia da Informação e Turismo. Atuando principalmente nos seguintes temas: Seis Sigma, Indicadores de Desempenho, Produtividade, Estratégia, Planejamento Estratégico e Inteligência de Negócios. Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Gestão de Empreendimentos Turísticos do Departamento de Turismo da UFF. Professor e autor da disciplina de Estratégia e Marketing do Curso de Empreendedorismo e Inovação da UFF. Pesquisador do IVT – Instituto Virtual do Turismo da COPPE-UFRJ e do ENTRETERE da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo da UFF. Exerce atualmente a função de chefe de Departamento de Turismo da UFF que é constituído por um Curso de Turismo e outro de Tecnologia Hoteleira.
- Cid Alledi Filho – Administrador de empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense e Doutor em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense. Professor de disciplinas ligadas à ética nos negócios, diálogo e engajamento, liderança, gestão de pessoas, empreendedorismo, governança organizacional, responsabilidade social e sustentabilidade na UFF, UFRJ, UNICAMP, IBMEC, UniEthos e Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, dentre outras organizações.
- Debora Dias Gomes – Pedagoga. Especialista em Educação Corporativa. Professora de Pós Graduação da UFF/LATEC – Universidade Federal Fluminense nas disciplinas: Educação Corporativa e Didática do Ensino Superior e também pesquisadora da UNIRIO. Diretora Técnica da Educon Sistema de Educação Corporativa, Diretora Geral do ESIL Educacional – Colégio de Educação Infantil ao Ensino Fundamental e Direção Executiva do Instituto Pertencer (Organização não governamental voltada para inclusão de pessoas com deficiência); Direção técnica-Pedagógica da Escola Windsor Hotéis (um projeto de Educação Corporativa e Responsabilidade Social).
- Dilma Lúcia da Costa Silva Pimentel – Doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense na Linha de pesquisa Gestão Ambiental e Desempenho do Ambiente Construído. Possui mestrado profissional em Sistema Integrado de Gestão pela mesma universidade. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula possui ainda pós graduação em Educação Infantil pela PUC e Gestão de Negócios Sustentáveis pela UFF (RJ). Atua como consultora de empresas públicas e privadas implementando Sistemas de Gestão Integrados – Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho, Governança e Relacionamento Comunitário. Atua como docente em cursos de pós-graduação na área de Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Sistema de Gestão Integrados nas Universidades LATEC-UFF, UNICAMP, UFRJ entre outras.
- Gisela Francisco Chicralla – Mestranda em Sistema de Gestão pela Universidade Federal Fluminense (UFF), MBA em Gestão pela Qualidade Total pela (UFF), Pós-Graduação em Clínica Psicanalítica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
- Janaína Araújo de Abreu – Mestranda em Sistemas de Gestão (UFF), Pós-graduação – Pedagogia Empresarial e Gestão de RH (UCAM)
- João Carlos Cândido – Mestre em Sociologia do Trabalho pela USP e Gerente de Gente e Gestão no Grupo JCA
- José Luciano Costa Pacheco – Mestre em Sistema de Gestão (UFF); MBA em Marketing, pela COPPEAD-UFRJ e Pós-graduação em análise de sistemas, pela PUC-RJ