Gestão de Serviços de Saúde Hospitalar
Início
1º semestre / 2023
Horário
Sábados das 8h às 17h
Local
Aulas realizadas em formato sala virtual
Sobre
o curso
O curso MBA DGA Gestão de Serviços de Saúde Hospitalar está estruturado de forma a transmitir aos profissionais do setor de saúde os fundamentos e práticas da moderna Gestão Empresarial, dentro de uma visão ético-humanística, com qualidade acadêmica garantida pelo LATEC/UFF.
Público Alvo
Profissionais em cargos de direção, gerência de serviços de saúde, de clínicas, de planos de saúde, de empresas seguradoras, bem como dos governos federal, estadual e municipal, fundações e outras instituições.
Tópicos
- Planejamento Estratégico e Desempenho Empresarial
- Gerência de Projetos
- Gestão de Organizações Sustentáveis
- Gestão de Marketing
- Administração Financeira – Análise de Risco
- Ética, Transparência, Governança Corporativa e Responsabilidade Social das Organizações
- Negociação de Contratos – Contratação de Serviços
- Logística Empresarial
- Gestão do Conhecimento e Tecnologia de Informação
- Qualidade na Gestão Hospitalar e Acreditação Hospitalar
- Gestão Integrada das Organizações e Saúde (PNQ e BSC)
- Auditoria em Saúde
- Gestão de Processos em Saúde Pública e Privada
- Modelo Assistencial Brasileiro e Sistemas de Saúde
- Gestão de Contas Hospitalares
- Legislação e direito do consumidor
- Gestão de Pessoas (Recursos Humanos em Unidades Hospitalares)
- Vigilância Sanitária, Biossegurança e Gestão de Resíduos em Serviços de Saúde
- Metodologia Científica
- Lean Production / Produção Enxuta em Produtos e Serviços.
Objetivos
Desenvolver competências e técnicas gerenciais contemporâneas que permitam identificar soluções aos problemas administrativos na área de serviços de saúde. Estimular a troca de experiências entre os participantes. Atender às necessidades de desenvolvimento gerencial de executivos que atuam nos vários segmentos do setor de serviços de saúde, integrando atualizadas tecnologias e práticas de gestão. Fornecer um enfoque de redução de custos com investimentos na qualidade e confiabilidade humana.
O curso estrutura-se em disciplinas técnicas, comportamentais e gerenciais.
Fornecer aos participantes uma visão atual, estratégica e consistente do gerenciamento de pessoas, abordando os mais recentes conceitos, práticas e tecnologias utilizadas nas organizações de vanguarda, bem como instrumentalizá-los para exercerem a função estratégica de gerenciar pessoas em ambientes organizacionais.
O curso será desenvolvido de forma intensiva com aulas expositivas e práticas apoiadas por recursos audiovisuais, bem como através de trabalhos em grupo, estudos de casos, apresentações. Dinâmicas e filmes didáticos são utilizados para garantir a consolidação do aprendizado.
O aluno terá acesso aos laboratórios físicos da universidade, bem ao portal de pesquisas científicas da CAPES / MEC (Periódicos Capes), além dos recursosmateriais e técnicos oferecidos pela UFF.
O certificado de especialista será emitido pela Universidade Federal Fluminense para todos os alunos que tiverem freqüência mínima de 75% e nota igual ou superior a 7 (sete) em cada disciplina e na apresentação da monografia de final de curso. Após a conclusão das aulas, o aluno terá 4 (quatro) meses para apresentação do trabalho final de curso.
O material didático das diversas disciplinas do curso será disponibilizado no site, com acesso individual através de nome de usuário e senha pessoais.
Obs: As turmas têm início somente à medida que o número de inscrições garanta a realização do curso com número suficiente de alunos.
** Este curso de pós-graduação obedece a Resolução CNE/CES nº 1/2001. A matrícula nos cursos é limitada a portadores de diploma de licenciatura plena ou bacharelado, obtido em instituições de ensino superior reconhecidas pelo MEC.
- 2 cópias do Diploma de Graduação Plena reconhecida pelo MEC ou Declaração de Conclusão de curso com data da colação de grau
- Curriculum Vitae
- 2 cópias da RG e CPF
- 2 retratos 3×4
- Pagamento de taxa de inscrição
Características inseridas nos cursos de pós-graduação Lato Sensu gerenciados pelo LATEC:
- Participação de atividades extra-curriculares como o Congresso Nacional de Excelência em Gestão www.cneg.org
- Boletim para divulgação de oportunidades de emprego e participação em eventos técnico-científicos;
- Integração em atividades acadêmicas de pesquisa e;
- Acesso a profissionais de docência e pesquisa que agregam valor a seu Curriculum.
Garanta a sua inscrição. Vagas limitadas!
Corpo Docente
Adarlette Neira
Mestrado em Administração. Graduação em Administração e em Ciências Econômicas. Especialização em MBA de Gestão da Qualidade (UFF), Gestão Hospitalar (UERJ) e Docência do Ensino Superior (UCAM). Docente em Cursos de Pós-Graduação (UFF/Latec), São Camilo Experiência em Gestão pela Qualidade, atuando na Avaliação/Acreditação Hospitalar, Processos, Técnicas da Qualidade, Ouvidoria e Auditoria, entre outras abordagens da área de Administração. Orientadora de trabalhos de conclusão de curso de Especialização. Examinadora de ciclos de premiação da Qualidade. Servidora pública estatutária exercendo o cargo de Administrador no HEMORIO onde ministra treinamentos e participa de eventos técnicos pertinentes. Artigos publicados.
Julio Vieira Neto
Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestrado em Sistema de Gestão (UFF), Pós-Graduação com MBA em Organização e Estratégia, e MBA em Gestão Empresarial e Graduação em Administração de Empresas. Atualmente, é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense lotado no Departamento de Ciências Atuariais e Finanças onde ministra as disciplinas: Dinâmica Demográfica e Métodos Quantitativos. Nos cursos de MBA ministra as disciplinas: Finanças Corporativas, Planejamento Estratégia e Métodos Quantitativos aplicados a Gestão Organizacional: Nos Cursos Stricto Sensu ministra as disciplinas: Analise do Ciclo de Vida, Relato Integrado, Bibliometria e Metodologia Quali-quantitative. Pesquisador do Programa de Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis e do Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão, ambos pela UFF, nas áreas de Gerenciamento do Ciclo de Vida do Produto, Custo do Ciclo de Vida do Produto (CCVP), Ativos Intangíveis e Relato Integrado, temas vinculados a Sustentabilidade Organizacional. Atua como Editor Chefe do periódico Brazilian Journal of Operations & Production Management (BJO&PM – ISSN (Online): 2237-8960), Atuou como Editor Chefe da Revista Sistemas & Gestão Online LATEC-UFF (ISSN (Online): 1980-5160) até dezembro de 2020. Também é Membro do Comitê Gestor do Projeto Conexões Éticas do Terceiro Setor pela UNESCO, Membro da Comissão de Responsabilidade Social do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustível (IBP), atuou como Consultor Empresarial nas áreas de Planejamento Estratégico, Estudos de Viabilidade Técnica Econômica (EVTE) e Mapeamento de Processos. Exerceu funções na indústria como executivo nas áreas de Desenvolvimento de Novos Negócios e Financeira em empresas de grande e médio porte nos setores de Telecomunicações, Embalagens e Terceiro Setor
Marcelo J. Meiriño
Arquiteto e Urbanista pela UFRJ (1995); Mestre (2008) e Doutor (2012) em Engenharia Civil pela UFF; Engenheiro de Segurança do Trabalho; Especialização em Eficiência Energética ; Em todos os níveis de formação aprofundou estudos na busca por soluções Inovadoras, Eficientes e Sustentáveis em produtos e serviços para os mais diversos setores produtivos; Intercambista do International Visitor Leadership Program (IVLP) do United States Department of State; Atual Coordenador do Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão MSG UFF, Coordenador no Núcleo de Inovação e Tecnologia para a Sustentabilidade (NITS/UFF); Professor do Departamento de Engenharia Civil da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense UFF; Professor do Programa de Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis PPSIG UFF e do Programa de Mestrado em Sistemas de Gestão MSG UFF; Membro do Comitê Assessor de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação – PROPPi / UFF; Consultor em projetos de P&D (ANEEL); Autor e consultor ad-hoc em periódicos indexados em bases JCR, SCOPUS e SciELO. Coordenador do Grupo de Pesquisas: Inovações, Estratégias, Sustentabilidade e Sistemas De Gestão de Produtos e Serviços (CNPq/UFF) onde coordena pesquisas no campo do Desenvolvimento de Soluções Inovadoras, Eficientes e Sustentáveis aplicáveis á Gestão de Organizações Públicas e Privadas. Coordenador a edição anual do Congresso Nacional de Excelência em Gestão.
Adriane Quelhas
Pesquisadora, Professora e Consultora na área de Comportamento Organizacional com foco em Cultura (aspectos cognitivos e emocionais) e Gestão Estratégica de Pessoas analisando os impactos no ambiente de trabalho e desempenho organizacional.
Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (UFF);
Ampla atuação como executiva responsável pelas áreas de Desenvolvimento Organizacional e Segurança do Trabalho por aproximadamente 15 anos adquirida em empresa multinacional alemã, no ramo automobilístico.
Professora em curso Lato Sensu na UFF.
Hermes Cupolillo Simões
Formação em Administração de Empresas – USU Rio
MBA em Finanças – PUC Rio
Mestre em Sistemas de Gestão – UFF / RJ
Professor convidado nos MBAs UFF- RJ
Black Belt Certified Lean Six Sigma pela Xerox Corporation, NY, EUA
Personal & Professional Coach – SBCoaching
Consultor da HS SOLUÇÕES CORPORATIVAS
Christiane Garcia Allevato
Mestre em Enfermagem pelo Programa de pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGENF / UNIRIO), em 2014. Pós graduada em Qualidade em saúde e segurança do paciente pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca – ENSP/ FOCRUZ, em 2020. Pós Graduada em Enfermagem do trabalho Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ENF/UERJ), em 2011. Possui MBA de Gestão em saúde pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em 2011. Especialização em Geriatria e Gerontologia pela UNATI / UERJ, em 2009. Graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ENF/UERJ), em 2008. Atuou durante 8 anos como enfermeira militar em uma Instituição de Longa permanência para idosos (ILPI). Docente em graduação pelo Centro Universitário Celso Lisboa por 4 anos. Atualmente docente em cursos de Pós Graduação em diversas Universidades, e é enfermeira do trabalho pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) atuando no Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP).
Tem experiência na área de ensino e pesquisa, saúde do trabalhador, resíduos de serviços de saúde, administração em enfermagem e geriatria e gerontologia.
Sergio Luiz Braga França
Doutor em Engenharia Civil (UFF), ênfase em Gestão, Produção, Qualidade e Desenvolvimento Sustentável. Graduado em Engenharia Civil (UFF). Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho (UFF). Professor do Departamento de Engenharia Civil (UFF). Coordenador do Núcleo de Inovação e Tecnologia para a Sustentabilidade (NITS/UFF). Professor credenciado no Programa de Pós Graduação em Sistemas de Gestão (UFF). Membro da Comissão Organizadora do Congresso Nacional de Excelência em Gestão (CNEG). Avaliador de periódicos científicos nacionais e internacionais. Desde 2004 atua em projetos de P&D nas áreas de Sustentabilidade, Qualidade, Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Segurança do Trabalho.
Guilherme Miziara
Guilherme Miziara é uma das principais autoridades do país nos âmbitos da comunicação profissional e da negociação corporativa, tendo milhares de pessoas impactadas e transformadas com seus treinamentos, cursos e palestras. Ele é formado em jornalismo, pós-graduado em Comunicação Empresarial, com MBA em Estratégia, Mestre em Sistemas de Gestão pela UFF e é doutorando em Educação. Palestrante nas áreas de Comunicação e Negociação, atua como professor titular nos MBAS das 4 maiores Escolas de Negócios do Brasil (Coppead, Fundação Dom Cabral, FGV e Ibmec). Docente da disciplina Habilidades em Comunicação no COPPEAD/UFRJ. Professor de Comunicação Estratégica, Técnicas de Apresentação e Negociação para Gestores na Fundação Dom Cabral. Professor da disciplina Técnicas de Negociação nos MBAs da FGV. Ministra cursos nas áreas de Apresentações Corporativas, Técnicas de Comunicação Avançada para Professores, Oratória, Sustentação Oral, Comunicação Empresarial e Negociação e Gerenciamento de Conflitos nas Pós em Direito, LLMs e MBAs do IBMEC. Ministra palestras e treinamentos in company em comunicação e negociação por todo o país. Realiza treinamentos em grandes escritórios de advocacia e em empresas nacionais e multinacionais de grande expressão como: Amil, Arlanxeo, Artplan, Azul Linhas Aéreas, B2W, Banco do Brasil, Bayer, Bradesco, BNDES, BOPE, ECEME, Furnas, Globo.com, GOL, Halliburton, LATAM, Lojas Americanas, Marinha do Brasil, Médicos Sem Fronteiras, Novartis, NUCLEP, OAB, Petrobras, Porto Seguro, PREVI, Receita Federal, Servier, Souza Cruz, Supergasbras, Tenda, Ternium, ThyssenKrupp, TV Globo, Vale, entre outras. Treina executivos, diretores e presidentes de empresa, atletas, políticos, juristas, pessoas públicas, acadêmicos e palestrantes para debates, negociação, apresentações em público, aulas e entrevistas.
Guido Vaz Silva
Possui graduação em administração pela Universidade Federal Fluminense (2005), mestrado em administração de empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em engenharia de produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Participou e, atualmente, contribui em diversos projetos de pesquisas e extensão, principalmente, nas áreas da engenharia e gestão de processos de negócio, projeto organizacional, gestão de sourcing e desenvolvimento da gestão pública. Atualmente, é Professor Adjunto do Departamento de Engenharia da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde leciona na graduação em Engenharia de Produção no Instituto de Ciência e Tecnologia de Rio das Ostras (ICT) e em cursos de pós-graduação, principalmente, no Mestrado Profissional em Engenharia de Produção e Sistemas Computacionais (MESC/ICT), no Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão (MSG/LATEC) e em cursos de especialização (MBAs/LATEC).
Guido Vaz Silva
Osiris Ricardo Bezerra Marques
Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense (1999), mestre em Economia pela Universidade Federal Fluminense (2002), fez doutorado sanduíche na área de Economia Internacional na University of Leeds (2006) e doutorado na área de Macroeconomia Internacional pela Universidade Federal Do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é professor associado do Departamento de Turismo e professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Turismo (PPGTUR-UFF) da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Coordenador do Observatório do Turismo, grupo de pesquisa ligado à Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia do Turismo e Estatísticas e Indicadores do Turismo, atuando principalmente nos seguintes temas: , Economia do turismo, Indicadores e estatísticas do turismo e Economia Comportamental no Turismo.
Osiris Ricardo Bezerra Marques
Alberto Eduardo Besser Freitag
Trabalha na Dannemann Siemsen, e anteriormente na FIRJAN, Coca-Cola e Jaakko Pöyry Engenharia. É professor pesquisador no mestrado em economia e gestão empresarial e graduação em engenharia de produção da UCAM. É professor em MBAs na UFF e FGV e em cursos no CEPERJ e SEBRAE. Conhecimento especializado em gestão enxuta (lean). Experiência em gestão de pessoas, projetos e processos, educação executiva, planejamento estratégico, manufatura, qualidade e engenharia. Pós-doutorando em engenharia de produção e sistemas, doutor em engenharia civil, mestre em gestão empresarial, especializado em marketing e engenheiro mecânico. Lean Six Sigma Black Belt. Artigos publicados em congressos, revistas e livros.
Dilma Lúcia da Costa Silva Pimentel
Doutora em Engenharia Civil e Mestre em Sistema Integrado de Gestão pela UFF.
Especialista em Gestão Sustentável pela UFF, Gestão Estratégica pela GRIFO e Educação pela PUC.
Bióloga pela Universidade Santa Úrsula.
Consultora e auditora em Sistemas Integrados de Gestão pela empresa Otimiza.
Professora de disciplinas ligadas a temas como: Gestão de Organizações Sustentáveis, Indicadores de Sustentabilidade, Ética e Responsabilidade Social e Gestão Integrada, pela Universidade Federal Fluminense – LATEC, e UFRJ – Lares.
Rita de Cássia Garcia
Mestre em Sistemas de Gestão pela UFF; MBA em Organização e Estratégia pela UFF; MBA em Qualidade e Melhoria do Desempenho Organizacional pela Grifo-IBEF com Complementação na Universidade de Tampa, Flórida USA; Formação em Administração e Psicologia; Curso de Gestão do Sistema Médico-Hospitalar, Proteção Ambiental e Biotecnologia na Universidade de Tübingen – Alemanha; Curso de Avaliadora Interna da Qualidade pelo BVQI; Curso de Avaliadora ONA.
Coordenadora da Comissão de Administração de Serviços de Saúde do CRA/RJ; Docente em cursos de Pós Graduação em diversas Universidades, congressos e eventos no Brasil e em Angola; Gestora Hospitalar pelo Ministério da Saúde (MS) no Projeto de Reestruturação dos Hospitais Federais no Rio de Janeiro e membro da Câmara Técnica de Qualidade e Segurança – CTQS do MS de 2009 à 2016; Mais de 20 anos de experiência em consultorias e gestão na área da saúde; Participação da Banca de Examinadora do Prêmio Nacional da Qualidade – PNQ em 2003 e do Prêmio Qualidade Rio em 2008 e Coautora do Livro: Estratégia & Ação – BSC no contexto das Organizações de Saúde – DOC Editora – 2011.
Arlindo de Oliveira Freitas
Possui Graduação em Ciências Contábeis pela Associação Brasileira de Ensino Universitário – ABEU (1987), Bacharelado e Licenciatura em História pela Faculdade de Humanidades Pedro II – FAHUPE(1990), Graduação em Ciências Jurídicas pela Universidade Gama Filho – UGF (1994), Especialização em Magistério Superior em Direito – UNESA , Especialização em Direito Civil e Processo Civil – UNESA , Especialização em Controladoria com Ênfase nas áreas Tributárias e de Custos – UNESA e Mestrado em Gestão e Estratégia Empresarial pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro . Atualmente é Professor da Universidade Federal Fluminense, atuando principalmente nos seguintes temas: Contabilidade Gerencial, Contabilidade de Custos, Teoria da Contabilidade e Controladoria.
Arlindo de Oliveira Freitas
Eliana Napoleão Cozendey da Silva
Graduada em Enfermagem e em Odontologia (Unigranrio), com especialização em Toxicologia Aplicada à Vigilância em Saúde (Ensp/Fiocruz) e em Gestão de Serviços de Saúde (Latec/UFF). Mestrado em Sistemas de Gestão (Latec/UFF) e Doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente (Ensp/Fiocruz). Desenvolve atividades de pesquisa e docência na área de Saúde, Trabalho e Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: Riscos Ambientais e à Saúde, Políticas Públicas de Saúde e Ambiente, Saúde do Trabalhador, Processo Ensino-Aprendizagem, Tecnologia de Avaliação em Saúde e Gestão de Resíduos de Serviços de Saúde. Suas linhas de pesquisa abordam sobre os seguintes temas: estudos voltados para políticas públicas e estratégias de controle, prevenção e promoção da saúde, relacionadas aos problemas de saúde ambiental. Inclui avaliação e gerenciamento de riscos, o mapeamento de vulnerabilidades ambientais e sociais, bem como a construção de indicadores em suas dimensões sociais, econômicas, tecnológicas, territoriais e ecológicas. Abrange a realização de estudos descritivos e observacionais integrando campos do conhecimento, bem como pesquisas sobre desigualdades sociais, modelo de desenvolvimento e saúde.
Wanise Cabral Silva
Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (1998), mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e doutorado em Direito pela Universidade Gama Filho (2006). Foi Professora Adjunto da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Atualmente é Professora Associada II da Universidade Federal Fluminense (UFF). Estágio Pós Doutoral na Universidad Castila-La Mancha (2014).
Ivando Silva de Faria
• Doutor em Economia na UFF (2010)
• Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (2000)
Defesa de Tese em : ” A Gestão dos Riscos Endógenos Agregando Valor a Empresa ”
• Engenheiro Civil (EVA), Pós Graduado em Mercado de Capitais – (IBMEC / FGV) (1986)
• Sócio-quotista da Intermercados Desenvolvimento e Consultoria.
• Professor de Graduação da Faculdade de Administração da UFF
• Professor de Pós-Graduação do IBMEC / FGV / UFF / UFRJ – Mercados de Derivativos Financeiros, Mercados Financeiros, Finanças Corporativas, Mercado de Capitais e Avaliação de Projetos de Investimento.
• Instrutor BM&F / ABAMEC / ANBIMA / ABERJ / ABDE
• Ex Assessor Técnico das Superintendências da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro
• Responsável pela Implantação dos novos sistemas de negociação, liquidação e compensação de garantias na reestruturação das Bolsas de Lisboa e do Porto.
• Ex Diretor de negociação das Bolsas de Lisboa e do Porto.
Adarlette Neira, Mestre em Administração pela Universidade do Grande Rio, Esp. em Gestão Hospitalar pela Fiocruz/ENSP;Carlos Alberto Lidízia Soares, M.Sc., UFF, Adm. de Empresas;
André Alves Vianna, Formado em Comunicação Social, com especialização em Marketing pela Faculdade Hélio Alonso, possui curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas, Pós-Graduação em Marketing pela Escola Superior de Propaganda & Marketing, MBA Executivo pela COPPEAD/UFRJ e curso de extensão em Gestão de Sistemas de Saúde em ISRAEL.
Carlos Augusto Oliveira, Graduação em Ciências Econômicas, Universidade Estácio de Sá; Professor Assistente da Associação;
Eliana Napoleão Cozendey da Silva, Enfermeira e Cirurgiã Dentista. Doutora na área de Saúde Pública e Meio Ambiente pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ), mestre em Sistemas de Gestão com ênfase em Qualidade Total com extensão em Gestão Ambiental Empresarial pelo Laboratório de Tecnologia de Gestão de Negócios e Meio Ambiente da Universidade Federal Fluminense (Latec/UFF), MBA em Gestão de Serviços de Saúde (Latec/UFF). Especialização em Toxicologia Aplicada à Vigilância em Saúde (ENS/FIOCRUZ).
Iara Tammela, Doutora em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ e professora dos cursos de Graduação e Mestrado em Engenharia de Produção do Campus da UFF de Rio das Ostras;
João Alberto Neves dos Santos, Doutor em Eng. de Produção, PUC/RJ, Consultor em Melhoria da Gestão; Docente UFF; Engenharia de Produção, Campos Rio das Ostras;
José Luciano Costa Pacheco, Mestre em Sistemas de Gestão(UFF), MBA em Marketing (UFRJ), MBA em Análise de Sistemas (PUC)
Júlio Vieira Neto, Doutor em Engenharia Civil (UFF); Mestre em Sistema de Gestão (UFF)
Lymark Kamaroff; Mestre em Direito Empresarial pela Faculdade Candido Mendes, Mestrando em Bioética pela UMSA – Argentina, Pós-graduado em Direito Médico pela UERJ;
Marcelo Jasmim Meiriño, Doutor em Engenharia Civil (UFF), Mestre em Engenharia Civil (UFF)
Márcia Maria Lisbôa Carramenha, Mestre em Engenharia Ambiental Urbana/UFBA, Avaliadora de Acreditação pelo IQG/ONA e professora/colaboradora do Curso de Especialização em Arquitetura de Sistemas de Saúde ARQ-SAUDE UFBA e diretora da Ambiente Urbano Consultoria.
Paulo Mauricio, Especialista em Administração Hospitalar (UERJ);
Rita de Cássia Garcia , Mestre em Sistemas de Gestão pela UFF (2008). MBA em Organização e Estratégia pela UFF (2008). MBA em Qualidade e Melhoria do Desempenho Organizacional pela Grifo-IBEF (1998/1999) com Complementação na Universidade de Tampa, Flórida USA (1999).
Roberto Carlos de Brito Barcellos, Especialista em Clinica Medica e Gestão de Sistemas de Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, ENSP;
Sandra Maria do Amaral, Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ em (1991), professora da UFF, Campus Rio das Ostras.
Wanise Cabral, Professora da Escola de Direito UFF; Mestre em Direito pela UFSC e Doutora em Direito pela Universidade Gama Filho.