MBA DGA Tomada de Decisão Baseada em Dados
Início
A definir
Horário
Sábados das 8:15h às 17h
Local
Aulas realizadas em formato sala virtual
Sobre
o curso
O setor industrial e de serviços é de grande importância econômica e social para o Brasil e o estado do Rio de Janeiro Em função do momento de desaceleração econômica do país, há uma queda na intenção de investimentos por parte das empresas, de forma que para manter a lucratividade é necessário investir na melhoria da produtividade, que ainda é baixa no Brasil, em comparação com outros países. Uma das formas de aumentar a produtividade das empresas é por meio da adoção de métodos para extração de conhecimento a partir dos dados corporativos, gerando valor para a companhia a partir de informações já disponíveis.
A retomada do crescimento da economia do estado do Rio de Janeiro e do Brasil demandará profissionais com competências específicas e atualizadas sobre técnicas avançadas de gestão para aumento de produtividade.
O MBA em Desenvolvimento Gerencial Avançado é composto por disciplinas comuns classificadas como Fundamentos de Excelência em Gestão e disciplinas específicas relacionadas com a ênfase demandada por profissionais que atuam no mercado. Considerando a contextualização apresentada, identifica se a necessidade da ênfase em Tomada de Decisão Baseada em Dados.
Público Alvo
Profissionais com graduação plena, que exerçam ou possuam potencial para atuar como gestor nos setores industrial ou de serviços, com interesse em práticas para aumentar a produtividade e reduzir desperdícios.
Tópicos
Introdução
- Introdução aos sistemas de apoio à decisão baseada em dados
Ferramental
- Ferramental Fundamentos de Projeto e Desenvolvimento de Algoritmos
- Programação Aplicada: Introdução ao Python
- Introdução ao SQL
Análise exploratória dos dados
- Análise gráfica: ferramentas gratuitas de visualização (plotly, dash e outros)
- Análise gráfica: introdução ao Microsoft Power BI
- Análise quantitativa: métodos estatísticos para tomada de decisão baseada em dados
Modelagem
- Machine Learning em Python
- Aplicações de Aprendizado Supervisionado em Python: regressão
- Aplicações de Aprendizado Supervisionado em Python: classificação
- Aplicações de Aprendizado não-supervisionado em Python: agrupamento
Projeto integrador
- Desenvolvimento de um protótipo de sistema de apoio à decisão baseado em dados
Metodologia Científica
Objetivos
Preparar profissionais para a utilização de ferramentas e para o desenvolvimento de soluções computacionais de apoio à decisão a partir da análise de dados corporativos. Tal capacitação contribui para o aumento da produtividade e para a melhoria do desempenho de processos, conectando estratégia, objetivos e indicadores significativos que contribuam para o pleno potencial empresarial. Destaca-se a capacitação em técnicas e ferramentas de desenvolvimento em código aberto que visam atender aos seguintes objetivos secundários:
- Prover uma visão do uso de dados, em sistemas de suporte à decisão, com suas características, recursos e interação com outros sistemas de informação, evidenciando a relevância dos sistemas de apoio a decisão para a gestão corporativa e competitiva das organizações
- Apresentar linguagens de programação em código aberto tais como Python e R, destacando sua importância e relevância no contexto da manipulação de dados e da estatística como também sua relevância no dia a dia do profissional por meio do desenvolvimento dos primeiros códigos ao longo do curso
- Evidenciar a importância da utilização de métodos quantitativos para tomada de decisão, destacando a relação entre a eficácia da atuação gerencial e a capacidade de interpretar informações estatísticas, como também a habilidade do uso de ferramentas quantitativas para a tomada de decisão e resolução de problemas
- Formar profissionais capazes de gerenciar ambientes com dados estruturados e não estruturados, permitindo a análise de dados por meio de ferramentas de inteligência analítica e também o auxílio nas tomadas de decisão por meio do uso de ferramentas computacionais
- Certificação* em Especialização em MBA DGA Tomada de Decisão Baseada em Dados (caso atenda os requisitos do curso);
- O curso será oferecido 100% na modalidade online, proporcionando o melhor desempenho no processo ensino-aprendizagem;
- Professores reconhecidos no mercado e na academia pela atuação profissional na área de Análise de Dados;
- Trabalho de Conclusão de Curso aplicado ao interesse profissional do aluno.
- Acesso ao evento anual de divulgação de pesquisas e práticas de gestão, Congresso Nacional de Excelência em Gestão.
- Aulas expositivas dialogadas e dinâmicas de grupo;
- Análise de Estudos de Caso e situações reais em empresas;
- Trabalhos em grupo e Elaboração de projeto orientado (hands-on) com base nos critérios à formação em Green Belt.
O certificado de Especialista será emitido pela Universidade Federal Fluminense para todos os alunos que tiverem frequência mínima de 75%, nota igual ou superior a 7,0 (sete) em cada disciplina e no Trabalho Final do curso. O certificado em formação Green Belt será emitido por profissionais que atuam como Black Belt e experiência na aplicação do Seis Sigma.
O material didático das diversas disciplinas do curso será disponibilizado aos alunos pela secretaria do curso.
– Diploma de Graduação Plena reconhecida pelo MEC ou Declaração de Conclusão de curso com data da Colação de Grau
– Curriculum Vitae
– Identidade
– CPF
– Fotos 3×4
Características inseridas nos cursos de pós-graduação Lato Sensu gerenciados pelo LATEC:
• Participação de atividades extra-curriculares como o Congresso Nacional de Excelência em Gestão www.excelenciaemgestao.org
• Boletim para divulgação de oportunidades de emprego e participação em eventos técnico-científicos;
• Integração em atividades acadêmicas de pesquisa e;
• Acesso a profissionais de docência e pesquisa que podem agregar valor a seu Curriculum.
Garanta a sua inscrição. Vagas limitadas!
Corpo Docente
Ivando Silva de Faria
• Doutor em Economia na UFF (2010)
• Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (2000)
Defesa de Tese em : ” A Gestão dos Riscos Endógenos Agregando Valor a Empresa ”
• Engenheiro Civil (EVA), Pós Graduado em Mercado de Capitais – (IBMEC / FGV) (1986)
• Sócio-quotista da Intermercados Desenvolvimento e Consultoria.
• Professor de Graduação da Faculdade de Administração da UFF
• Professor de Pós-Graduação do IBMEC / FGV / UFF / UFRJ – Mercados de Derivativos Financeiros, Mercados Financeiros, Finanças Corporativas, Mercado de Capitais e Avaliação de Projetos de Investimento.
• Instrutor BM&F / ABAMEC / ANBIMA / ABERJ / ABDE
• Ex Assessor Técnico das Superintendências da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro
• Responsável pela Implantação dos novos sistemas de negociação, liquidação e compensação de garantias na reestruturação das Bolsas de Lisboa e do Porto.
• Ex Diretor de negociação das Bolsas de Lisboa e do Porto.
Robisom Damasceno Calado
Robisom D. Calado é Professor Doutor Adjunto do Departamento de Engenharia, do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), Brasil. Possui pós doutorado e já visitou a Universidade de Coimbra, MIT e Harvard, e coordena o LabDGE – Laboratório de Design Thinking, Gestão e Engenharia Industrial na UFF. A sua atividade profissional atual centra-se no ensino e / ou investigação em Engenharia e Gestão Industrial, principalmente nas seguintes áreas: Sistemas de Operações, Processos e Serviços; Gestão de Projetos Enxuta e Ágil; Serviços Lean; Sistemas de Produção Enxuta; Gestão de Saúde Enxuta; Lean Six Sigma, Startup Enxuta; Engenharia de Métodos; Planejamento e Controle de Produção; Sistema de Engenharia e Inclusão. Atualmente coordena o Projeto de Pesquisa Lean Healthcare em 50 Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24H – Departamento de Emergência de Saúde), uma parceria do Ministério da Saúde do Brasil e a Universidade Federal Fluminense (UFF). Ele possui 25 anos de experiência em Engenharia Industrial e Coordenação de Programa Lean Manufacturing nas industrias (Multibras-Whirlpool, BSH – Bosch & Siemens e outras). Ele tem mais de 120 publicações em periódicos, conferências, capítulos de livros e livros. Ele esteve envolvido em trabalhos editoriais e publicações no Congresso IFIP-APMS, o International Journal of Lean Six Sigma e International Journal of Productivity and Performance Management.
Jéssica Galdino de Freitas
Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (UFF), graduada em Administração pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, MBA em Gestão pela Qualidade Total e Mestrado em Engenharia de Produção pela UFF . Especialista Green Belt em Lean Seis Sigma, com experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão, Engenharia de Produção, Qualidade, Gestão por processos, Estratégia e Gestão da produção. Possui experiência de trabalho com gestão de processos em empresas de grande porte como CSN, BRMalls e Lojas Americanas S.A. e com projetos de Cooperação Técnica.
Guilherme Luz Tortorella
Professor de engenharia industrial pela Universidade de elbourne, Austrália, e doutor em engenharia de produção pela UFRGS. Possui 12 anos de experiência na indústria automotiva e 7 anos como professor universitário. Autor de mais de 160 artigos, 15 capítuos de livros e 2 livros. Editor-chefe do Journal of Lean Systems e editor associado do Operations Management Research e Production.
Marcelo J. Meiriño
Arquiteto e Urbanista pela UFRJ (1995); Mestre (2008) e Doutor (2012) em Engenharia Civil pela UFF; Engenheiro de Segurança do Trabalho; Especialização em Eficiência Energética ; Em todos os níveis de formação aprofundou estudos na busca por soluções Inovadoras, Eficientes e Sustentáveis em produtos e serviços para os mais diversos setores produtivos; Intercambista do International Visitor Leadership Program (IVLP) do United States Department of State; Atual Coordenador do Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão MSG UFF, Coordenador no Núcleo de Inovação e Tecnologia para a Sustentabilidade (NITS/UFF); Professor do Departamento de Engenharia Civil da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense UFF; Professor do Programa de Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis PPSIG UFF e do Programa de Mestrado em Sistemas de Gestão MSG UFF; Membro do Comitê Assessor de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação – PROPPi / UFF; Consultor em projetos de P&D (ANEEL); Autor e consultor ad-hoc em periódicos indexados em bases JCR, SCOPUS e SciELO. Coordenador do Grupo de Pesquisas: Inovações, Estratégias, Sustentabilidade e Sistemas De Gestão de Produtos e Serviços (CNPq/UFF) onde coordena pesquisas no campo do Desenvolvimento de Soluções Inovadoras, Eficientes e Sustentáveis aplicáveis á Gestão de Organizações Públicas e Privadas. Coordenador a edição anual do Congresso Nacional de Excelência em Gestão.
Julio Vieira Neto
Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestrado em Sistema de Gestão (UFF), Pós-Graduação com MBA em Organização e Estratégia, e MBA em Gestão Empresarial e Graduação em Administração de Empresas. Atualmente, é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense lotado no Departamento de Ciências Atuariais e Finanças onde ministra as disciplinas: Dinâmica Demográfica e Métodos Quantitativos. Nos cursos de MBA ministra as disciplinas: Finanças Corporativas, Planejamento Estratégia e Métodos Quantitativos aplicados a Gestão Organizacional: Nos Cursos Stricto Sensu ministra as disciplinas: Analise do Ciclo de Vida, Relato Integrado, Bibliometria e Metodologia Quali-quantitative. Pesquisador do Programa de Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis e do Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão, ambos pela UFF, nas áreas de Gerenciamento do Ciclo de Vida do Produto, Custo do Ciclo de Vida do Produto (CCVP), Ativos Intangíveis e Relato Integrado, temas vinculados a Sustentabilidade Organizacional. Atua como Editor Chefe do periódico Brazilian Journal of Operations & Production Management (BJO&PM – ISSN (Online): 2237-8960), Atuou como Editor Chefe da Revista Sistemas & Gestão Online LATEC-UFF (ISSN (Online): 1980-5160) até dezembro de 2020. Também é Membro do Comitê Gestor do Projeto Conexões Éticas do Terceiro Setor pela UNESCO, Membro da Comissão de Responsabilidade Social do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustível (IBP), atuou como Consultor Empresarial nas áreas de Planejamento Estratégico, Estudos de Viabilidade Técnica Econômica (EVTE) e Mapeamento de Processos. Exerceu funções na indústria como executivo nas áreas de Desenvolvimento de Novos Negócios e Financeira em empresas de grande e médio porte nos setores de Telecomunicações, Embalagens e Terceiro Setor
Vitor Hugo Ferreira
Possui graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas e Controle pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) (2002), Mestrado (2005) e Doutorado (2008) em Sistemas de Potência pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE/UFRJ). Atualmente é professor associado nível 3 e subchefe do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atuou como chair do Capítulo da Computational Intelligence Society (CIS) da Seção Rio do IEEE de 01/2015 a 03/2018, sociedade da qual é Senior Member desde agosto de 2017. Atuou como coordenador do Comitê Técnico de Sistemas de Potência da Sociedade Brasileira de Automática (SBA) de 01/2019 a 12/2020. Em 2017 foi agraciado com o primeiro lugar no V Prêmio de Excelência em Docência promovido pela Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal Fluminense (PROGRAD/UFF). No mesmo ano foi agraciado no Edital FAPERJ 03/2017 – Programa Jovem Cientista do Nosso Estado.
Atua como coordenador de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P, D & I) desde 2008, contribuindo para o desenvolvimento de soluções de inteligência computacional para o setor de energia. Tem experiência em sistemas elétricos de potência, inteligência computacional e sistemas de apoio a decisão, atuando principalmente nos seguintes temas: analytics, machine learning, inteligência computacional, análise e previsão de séries temporais, diagnóstico de falhas, planejamento da manutenção, gestão de ativos, otimização e smart grids.
André da Costa Pinho
Engenheiro eletrônico graduado no Instituto Militar de Engenharia, com mais de 19 anos de experiência em integração de sistemas, especialmente os dedicados à inteligência de sinais.
Principais habilidades: – Caracterização e avaliação de sistemas de telecomunicações; – Projeto de circuitos de RF e circuitos elétricos de suporte; – Programação de microprocessadores e microcontroladores, assim como em linguagens de alto nível como JAVA e C++;e – Gerência de projetos.
Mestrado em Microeletrônica, COPPE-UFRJ, 2003.
Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação, COPPE-UFRJ, 2011.
Professor do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal Fluminense (UFF), desde 2018
André da Costa Pinho
Andre Abel Augusto
Doutor em computação pelo Instituto de Computação, Universidade Federal Fluminense (UFF), Rio de Janeiro.
Esteve no Departamento de Engenharia Industrial do Polo Universitário de Rio das Ostras (PURO) – UFF, em 2012-2013, como Professor Auxiliar, e no INESC Porto, em Portugal, em 2013, como estudante de doutorado.
Atualmente, é professor Adjunto do Departamento de Engenharia Elétrica da UFF, Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica, e membro do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica e Telecomunicações (PPGEET).
Possui experiência em Engenharia Elétrica, especificamente na análise e operação de sistemas de energia elétrica, e interesse em: aplicação de métodos computacionais, probabilísticos e inteligentes em redes de energia elétrica; estimação de estado e parâmetros; otimização em sistemas de energia elétrica; redes elétricas inteligentes; e educação em engenharia elétrica.
Andre Abel Augusto
Angelo Cesar Colombini
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1990), graduação em Ciência da Computação pela Universidade de Franca no ano de (1999), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Física Aplicada Sub-Área Computacional pela Universidade de São Paulo (1999).
Avaliador Institucional e de Curso do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais MEC/INEP, avaliador ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq, Consultor ad Hoc da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco FACEPE – Consultor de Empresas como: Telefefonica – ADSL e ATM, Secretaria da Habitação do Estado de São Paulo – Infraestrutura e Governança, Química Amparo – fabricante dos produtos Ypê – Automação e Instrumentação Industrial, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo – Infraestrutura e PPP da Educação, Volkswagen – Gestão de Projetos, Melhoria de Processos e Governança de TI. Tem experiência nas áreas de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas Elétricos de Potência, Telecomunicações, Automação Industrial, Redes Industriais, Controladores Lógicos Programáveis (CLPs), Projetos e simulações usando VHDL, Microcontroladores, Servo Motores, IHM, MES, Sistemas Digitais, Sistemas de Proteção e Coordenação de Proteção. Na área de computação, acumulou experiência em: Infraestrutura, Redes TCP/IP, Segurança de Informação, Banco de Dados, Sistemas de Gestão (ERP), Virtualização e Governança de TI.
Luciano de Oliveira Daniel
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF, 2004), Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ, 2011) e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ, 2018). Já atuou como Engenheiro no Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e como pesquisador do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (CEPEL). Atualmente é professor na Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem 19 anos de experiência em estudos elétricos de sistemas de potência (regime permanente, estabilidade, controle, curto-circuito e transitórios eletromagnéticos) e modelagem e análise de sistemas HVDC e FACTS em programas de transitórios eletromecânicos e eletromagnéticos. Trabalhou no desenvolvimento e treinamento do Programa de Análise de Estabilidade Eletromecânica do Cepel (ANATEM) e atualmente trabalha na análise de sistemas HVDC e modelagem de equipamentos FACTS. É membro Comitê de Estudos do Cigré CE-B4 (Elos de Corrente Contínua e Eletrônica de Potência) desde 2006 e do CE-C4 (Desempenho Técnico do Sistema) desde 2020.
• Alberto Eduardo Besser Freitag, D.Sc.
Doutor em Engenharia Civil – Gestão, Produção e Meio Ambiente pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre em Gestão Empresarial pela Ebape/Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ), Pós-graduado em Marketing e Engenheiro Mecânico pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Possui certificação Lean Six Sigma Black Belt e é membro do Project Management Institute (PMI). Participou de diversos cursos de aperfeiçoamento em instituições renomadas do Brasil e exterior. Sólida vivência em organizações de relacionamento empresarial, apoio ao empreendedorismo, serviços tecnológicos, indústria de bebidas e engenharia, ocupando cargos de gestão há mais de 10 anos. Sócio-diretor da BD Gestão Sustentável Ltda., com carreira construída na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, Coca-Cola Brasil, Jaakko Pöyry Engenharia e Varig. Conhecimento altamente especializado em gestão enxuta (lean), além de vasta experiência nas áreas de gestão de pessoas, projetos e processos, educação executiva, planejamento estratégico, elaboração de estudos e análises de viabilidade técnico-econômica, manufatura, qualidade e engenharia. Fluência em português, inglês, espanhol e alemão, com tra balhos desenvolvidos em nível internacional.
É consultor de engenharia no Tecgraf Institute / PUC-Rio desde 2015, Mestre em Montagem Industrial (Engenharia Mecânica) pela Universidade Federal Fluminense. Professor de MBA em Gestão pela Qualidade Total, Lean Six Sigma e Gerenciamento Estratégico da Produção e Manutenção do LATEC na Universidade Federal Fluminense e atualmente é Ph.D. Candidato em Engenharia Civil e Ambiental da PUC-Rio. Engenheiro de Produção e Blackbelt em Six Sigma, Daniel, trabalhou na Petrobras por dez anos em planejamento e controle na construção e montagem industrial, atua como pesquisador e tem produções científicas nas áreas de Building Information Modeling (BIM), Métodos Multicritérios, Construção de Plantas Industriais, Manufatura, Gerenciamento de Operações, Desenvolvimento Sustentável, Construção Sustentável, Smart Cities, Indústria 4.0 e Lean Systems.
• Dilma Lúcia da Costa Silva Pimentel, D.Sc.}
Doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense na Linha de pesquisa Gestão Ambiental e Desempenho do Ambiente Construído. Possui mestrado profissional em Sistemas de Gestão pela mesma universidade. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula. Possui pós graduação em Gestão Estratégica pela Grifo Enterprises, Gestão de Negócios Sustentáveis pela UFF e Educação Infantil pela PUCRJ. Atua como consultora de empresas públicas e privadas implementando Sistemas de Gestão Integrados – Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho, Governança e Relacionamento Comunitário. Atua como docente em cursos de pós-graduação na área de Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Sistemas Integrados de Gestão nas Universidades UFF, UNICAMP, IBMEC, UVA e UFRJ.
Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é professor do departamento de Engenharia de Produção da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS e consultor técnico da Parametrus Assessoria Empresarial . Tem experiência na área de Gestão da Produção, com ênfase em Cadeias de Suprimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de materiais, logística, previsão de demanda, pesquisa operacional, planejamento e controle da produção e gestão por processos
• Guilherme Luz Tortorella, D,Sc.
Professor Adjunto da Engenharia de Produção na Universidade Federal de Santa Catarina, realizou Pós-Doutoramento em Sistemas de Produção, Doutorado em Engenharia de Produção (2012), Mestrado em Sistemas de Produção (2005), Especialização em Gestão Empresarial na Escola de Administração (2007) e formado em Engenharia Mecânica (2003), todos estes na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Possui experiência na área de Sistemas de Produção e Sistemas de Qualidade, tendo lecionado nos programas de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFRGS, ULBRA, PUCRS, UNOESC, FSG e ESADE como Professor convidado. Possui 12 anos de experiência na indústria automotiva com vivência internacional em capacitações em México, Inglaterra, EUA e Uruguai. Pertencente aos Laboratórios de Produtividade e Melhoria Contínua e de Simulação de Sistemas de Produção, e é líder do grupo de pesquisa do CNPq intitulado Produtividade e Melhoria Contínua.
• Hermes Simões, M.Sc.
Mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense, RJ e Pós-graduado em Finanças pela PUC/RJ tendo sua formação em Administração de Empresas pela Universidade Santa Úrsula-RJ. Experiência de 23 anos como Professor convidado em MBA´s Executivos nas disciplinas Qualidade em Serviços, Ferramentas da Qualidade, Gerenciamento de Projetos; Qualidade em Projetos, Negociação, Introdução ao Seis Sigma, Marketing de Serviços, Introdução ao Marketing e Qualidade em Serviços Turísticos. Black Belt Certified pela Xerox Corporation – NY/EUA – George Group – com a metodologia Lean Six Sigma. Personal & Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching. Consultor de Empresas e Palestrante pela HS SOLUÇÕES CORPORATIVAS onde presta serviços em diversas empresas pelo Brasil como Grupo Embratel, Coca-Cola, TIM, Oi, Petrobrás, SENAC-DN, INFOGLOBO, Essilor, Escola Alemã Corcovado, PRIMAR – Administradora de Imóveis, CIPA – Administradora de Imóveis, World Fuel -TERRANA, Endomedical, Amoflex, Prumo Logística entre outras.
• Jéssica Galdino de Freitas, M.Sc (Doutoranda)
Doutoranda em Engenharia de Produção pela UFF. MBA em Gestão pela Qualidade Total (UFF). É Bacharel em Administração pela UFRRJ. Mestre em Engenharia de Produção pela UFF. É especialista Lean Green Belt pelo Grupo Werkema. Consultora Lean Seis Sigma – Evox Empresarial. Conduz treinamentos na área de Desenvolvimento de Liderança e Excelência Operacional. Se apaixonou pelo Lean Seis Sigma já no MBA em Gestão pela Qualidade Total que fez na UFF onde também concluiu o mestrado em Engenharia de Produção com dissertação no campo do Lean Seis Sigma e Sustentabilidade. É especialista Lean Green Belt com larga experiência em gestão de processos em empresas de grande porte como CSN, BRMalls e Lojas Americanas S.A. Atua como consultora para o Banco Nacional de Desenvolvimento Sustentável (BNDES).
• Julio Vieira Neto, D.Sc.
Possui Doutorado em Eng° Civil pela Universidade Federal Fluminense, Mestrado em Sistema de Gestão ( UFF ) pós-graduado com MBA em Organização e Estratégia e MBA em Gestão Empresarial, graduado em Administração de Empresas. Atualmente é Professor Adjunto pela Universidade Federal Fluminense no Departamento de Ciências Contábeis, Ministra as disciplinas: Finanças Corporativas, Planejamento Estratégico e Bibliometria em cursos Stricto sensu e Lato sensu, Pesquisador nas áreas do Gerenciamento do Ciclo de vida do Produto e Custo do Ciclo de Vida do Produto (CCVP) vinculados a área de Sustentabilidade, estudos de Viabilidade Econômica de materiais eco-eficientes. Consultor Empresarial nas áreas de Planejamento Estratégico, Estudos de Viabilidade Técnica Econômica (EVTE) e Mapeamento de Processos. Atuou como Executivo na área de desenvolvimento de novos negócios em empresas de Grande e Médio Porte nos setores de telecomunicações e embalagens.
• Luis Perez Zotes, D.Sc.
Graduado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1973), com mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (1992) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de engenharia civil e na de Administração com ênfase em Administração Financeira, Administração Estratégica e Gerenciamento de Projetos.
• Marcelo Arese, D.Sc.
Engenheiro Mecânico pela Universidade Gama Filho e Analista de Sistemas pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Especialista em Engenharia de Manutenção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal Fluminense e Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas. Mestre em Sistemas de Gestão e Doutorando em Sistemas de Gestão Sustentáveis pela Universidade Federal Fluminense.. Trabalhou em planejamento e controle de manutenção e projetos nas empresas Cosigua, Texaco, Bayer, Santista Alimentos, Votorantim Metais, FCC, Braskem, Mills e SKMTech. Prestou consultoria pela IBM à Vale, Novartis, CENESP e Queiróz Galvão Óleo e Gás. Leciona em MBAs do Latec/UFF, cursos da Abraman e CREA-RJ. Coordenador executivo do MBA Gestão Estratégica da Produção e Manutencão da Universidade Federal Fluminense. Professor do curso de Engenharia de Produção da Unilasalle.
• Marcelo Jasmim Meirino, D.Sc.
Professor Adjunto da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense UFF; Professor do Programa de Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis PPSIG UFF; Professor do Mestrado em Sistemas de Gestão MSG UFF; Doutor em Engenharia Civil (UFF), ênfase em Gestão, Produção, Qualidade e Desenvolvimento Sustentável. Arquiteto e Urbanista (UFRJ); Mestre em Engenharia Civil (UFF); Engenheiro de Segurança do Trabalho (UFF); Coordenador no Núcleo de Inovação e Tecnologia para a Sustentabilidade (NITS / UFF); Especialista em Sustentabilidade e Eficiência Energética em Edificações; Membro da Comissão de Responsabilidade Social do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP); Coordenador do Congresso Nacional de Excelência em Gestão (CNEG); Avaliador de periódicos e eventos acadêmicos; Pesquisador e Consultor NITS / LATEC / UFF.
• Osvaldo Luiz Gonçalves Quelhas, D.Sc.
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2. Coordena o Latec-UFF (Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios e Meio Ambiente). Vice -Coordenador do Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão do Departamento de Engenharia de Produção, UFF. Coordenador do Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis. Professor do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção/UFF. Membro convidado para Bancas de Doutorado e Mestrado em Instituições como a PUC-Rio, UNICAMP, COPPE/UFRJ, PUC PR, UFSC, UNIFEI, UFMG, UFBa, UFAM, UFSC, UTFPr, dentre outras. Organizador e autor de diversos livros e capítulos de livros, dentre os quais: Planejamento e Controle da Produção, (Editora Elsevier Campus, 2008) finalista em 2009 do Prêmio Jabuti/CBL Câmara Brasileira do Livro, na categoria Ciência & Tecnologia. Transparência nos Negócios e nas Organizações: Os desafios de uma Gestão para a Sustentabilidade (Editora Atlas, 2009). Seleção de Fornecedores: critérios baseados no sistema de custeio Activity Based Costing (ABEPRO, 2006). Sustentabilidade das Organizações Brasileiras (ABEPRO, 2006) e Tópicos Emergentes e Desafios Metodológicos em Engenharia de Produção: Casos, Experiências e Proposições(ABEPRO, 2009).
• Oydil César de Figueiredo, M.Sc. (Doutorando)
Graduado em Administração com ênfase em Qualidade, graduando em Marketing, pós-graduado em Logística e Comercio Exterior; Pós graduado em Engenharia de produção e Gestão da Produção (MBA); e Mestrado em Sistemas de Gestão. Possui mais de 15 anos de experiência na indústria automotiva nas áreas de Qualidade, Logística e Lean Manufacturing. Atualmente é especialista Lean na planta da Benteler Sistemas Automotivos de Porto Real – RJ e Joinville – SC. Coordenando há dez anos a implementação das ferramentas e disseminação da cultura de gestão eficiente de produção. Coordenou a implantação dos primeiros projetos Lean Manufacture nas plantas de São José dos Pinhais-PR e Tigre na Argentina além de ter participação ativa nos lean checks de novos projetos em diversos países da Europa. Especializou-se em Administração de Materiais e Lean Manufecturing com treinamentos realizados pelo Lean Institute Brasil, Kaizen Institute em Portugal e visitas direcionadas em companhias na América do Sul e Europa. É palestrante de diversos temas ligados ao Lean Manufacturing, Qualidade, Marketing e Logística. É professor de: Pós Graduação – Administração de Materiais do curso de Engenharia de Produção do LATEC / UFF – Niterói. Pós Graduação – Gestão de Resultados na MBA em Gestão da Qualidade Total (Lean manufacturing, Just in time e Controle estatístico de processo) do LATEC / UFF – Niterói. Pós Graduação – Estratégia Empresarial na MBA em Gestão estratégica da Produção e Manutenção do LATEC / UFF – Niterói. Graduação – Supply Chain, Fundamentos do Comércio Exterior, Macroeconomia, Estatística, Marketing, Engenharia do Produto, Logística de Distribuição Aplicada a engenharia, Distribuição Física; Centros de Distribuição; Projetos Logísticos; Sistema Puxado e Nivelado, Controle estatístico da qualidade e Administração de Compras e Suprimentos.
• Robisom Damasceno Calado, D.Sc.
Pós Doutorado em Engenharia de Produção pela UNESP. Doutor e Mestre em Engenharia Mecânica pela UNICAMP. Graduado em Engenharia de Produção Mecânica pela UNIMEP. Especialista em Lean Enterprise pelo MIT e Black Belt em Lean Six Sigma pela EDTI. É professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense – UFF / RJ. Coordena o grupo de pesquisa CNPq – Lab DGE (Design Thinking, Gestão e Engenharia Industrial) e participa em grupos de pesquisa na USP e UNICAMP. Possui experiência de 25 anos em indústrias de diversos segmentos, na área de Engenharia Industrial em empresas de médio e grande porte, foi gestor da Engenharia Industrial e Coordenador Lean Manufacturing na BSH – Bosch & Siemens Eletrodomésticos. Leciona no Curso de Engenharia de Produção e no Programa de Pós Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional em Engenharia de Produção e Sistemas Computacionais) da UFF, na área de Engenharia de Operações e Processos da Produção: Engenharia de Métodos; Lean Six Sigma; Gestão de Sistemas de Produção e Operações; Planejamento, Programação e Controle da Produção. Também leciona no MBA DGA Produção Enxuta Seis Sigma (LATEC/UFF). Seus últimos trabalhos são sobre: Gestão de Reciclagem, Gerenciamento de Capacidade, Benchmarking, Gerenciamento Estratégico (Hoshin Kanri), Lean Six Sigma, Lean Production, Gestão em Saúde (Lean healthcare) e Metodologias ativas no ensino de Engenharia de Produção.
• Sergio Luiz Braga França, D.Sc.
Doutor em Engenharia Civil (UFF), ênfase em Gestão, Produção, Qualidade e Desenvolvimento Sustentável. Graduado em Engenharia Civil (UFF). Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho (UFF). Avaliador do Prêmio Qualidade Rio (PQRio). Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Civil (UFF). Coordenador do Núcleo de Inovação e Tecnologia para a Sustentabilidade (NITS/UFF). Professor do Programa de Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis PPSIG UFF; Professor do Mestrado em Sistemas de Gestão MSG UFF. Coordenador de Programas de Capacitação e Desenvolvimento Profissional em instituições Públicas e Privadas. Membro da Comissão Organizadora do Congresso Nacional de Excelência em Gestão (CNEG). Membro da Comissão Julgadora do Prêmio VITAE-RIO (SECONCI). Avaliador de periódicos e eventos acadêmicos. Desde 2004 atua em projetos de P&D nas áreas de Gestão, Sustentabilidade, Qualidade, Responsabilidade Social, Segurança do Trabalho e Desenvolvimento de Produto.