MBA DGA Tomada de Decisão Baseada em Dados

Início

A definir

Horário

Sábados das 8:15h às 17h

Local

Aulas realizadas em formato sala virtual

Sobre
o curso

O setor industrial e de serviços é de grande importância econômica e social para o Brasil e o estado do Rio de Janeiro Em função do momento de desaceleração econômica do país, há uma queda na intenção de investimentos por parte das empresas, de forma que para manter a lucratividade é necessário investir na melhoria da produtividade, que ainda é baixa no Brasil, em comparação com outros países. Uma das formas de aumentar a produtividade das empresas é por meio da adoção de métodos para extração de conhecimento a partir dos dados corporativos, gerando valor para a companhia a partir de informações já disponíveis.

A retomada do crescimento da economia do estado do Rio de Janeiro e do Brasil demandará profissionais com competências específicas e atualizadas sobre técnicas avançadas de gestão para aumento de produtividade.

O MBA em Desenvolvimento Gerencial Avançado é composto por disciplinas comuns classificadas como Fundamentos de Excelência em Gestão e disciplinas específicas relacionadas com a ênfase demandada por profissionais que atuam no mercado. Considerando a contextualização apresentada, identifica se a necessidade da ênfase em Tomada de Decisão Baseada em Dados.

Público Alvo

Profissionais com graduação plena, que exerçam ou possuam potencial para atuar como gestor nos setores industrial ou de serviços, com interesse em práticas para aumentar a produtividade e reduzir desperdícios.

Tópicos

Introdução

  • Introdução aos sistemas de apoio à decisão baseada em dados

Ferramental

  • Ferramental Fundamentos de Projeto e Desenvolvimento de Algoritmos
  • Programação Aplicada:  Introdução ao Python
  • Introdução ao SQL

Análise exploratória dos dados

  • Análise gráfica: ferramentas gratuitas de visualização (plotly, dash e outros)
  • Análise gráfica: introdução ao Microsoft Power BI
  • Análise quantitativa: métodos estatísticos para tomada de decisão baseada em dados

Modelagem

  • Machine Learning em Python
  • Aplicações de Aprendizado Supervisionado em Python: regressão
  • Aplicações de Aprendizado Supervisionado em Python: classificação
  • Aplicações de Aprendizado não-supervisionado em Python: agrupamento

Projeto integrador

  • Desenvolvimento de um protótipo de sistema de apoio à decisão baseado em dados

Metodologia Científica

 

 

Objetivos

Preparar profissionais para a utilização de ferramentas e para o desenvolvimento de soluções computacionais de apoio à decisão a partir da análise de dados corporativos. Tal capacitação contribui para o aumento da produtividade e para a melhoria do desempenho de processos, conectando estratégia, objetivos e indicadores significativos que contribuam para o pleno potencial empresarial. Destaca-se a capacitação em técnicas e ferramentas de desenvolvimento em código aberto que visam atender aos seguintes objetivos secundários:

  • Prover uma visão do uso de dados, em sistemas de suporte à decisão, com suas características, recursos e interação com outros sistemas de informação, evidenciando a relevância dos sistemas de apoio a decisão para a gestão corporativa e competitiva das organizações
  • Apresentar linguagens de programação em código aberto tais como Python e R, destacando sua importância e relevância no contexto da manipulação de dados e da estatística como também sua relevância no dia a dia do profissional por meio do desenvolvimento dos primeiros códigos ao longo do curso
  • Evidenciar a importância da utilização de métodos quantitativos para tomada de decisão, destacando a relação entre a eficácia da atuação gerencial e a capacidade de interpretar informações estatísticas, como também a habilidade do uso de ferramentas quantitativas para a tomada de decisão e resolução de problemas
  • Formar profissionais capazes de gerenciar ambientes com dados estruturados e não estruturados, permitindo a análise de dados por meio de ferramentas de inteligência analítica e também o auxílio nas tomadas de decisão por meio do uso de ferramentas computacionais

Garanta a sua inscrição. Vagas limitadas!

Corpo Docente

Ivando Silva de Faria

Robisom Damasceno Calado

Jéssica Galdino de Freitas

Guilherme Luz Tortorella

Marcelo J. Meiriño

Julio Vieira Neto

Vitor Hugo Ferreira

André da Costa Pinho

Andre Abel Augusto

Angelo Cesar Colombini

Luciano de Oliveira Daniel

• Alberto Eduardo Besser Freitag, D.Sc.
Doutor em Engenharia Civil – Gestão, Produção e Meio Ambiente pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre em Gestão Empresarial pela Ebape/Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ), Pós-graduado em Marketing e Engenheiro Mecânico pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Possui certificação Lean Six Sigma Black Belt e é membro do Project Management Institute (PMI). Participou de diversos cursos de aperfeiçoamento em instituições renomadas do Brasil e exterior. Sólida vivência em organizações de relacionamento empresarial, apoio ao empreendedorismo, serviços tecnológicos, indústria de bebidas e engenharia, ocupando cargos de gestão há mais de 10 anos. Sócio-diretor da BD Gestão Sustentável Ltda., com carreira construída na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, Coca-Cola Brasil, Jaakko Pöyry Engenharia e Varig. Conhecimento altamente especializado em gestão enxuta (lean), além de vasta experiência nas áreas de gestão de pessoas, projetos e processos, educação executiva, planejamento estratégico, elaboração de estudos e análises de viabilidade técnico-econômica, manufatura, qualidade e engenharia. Fluência em português, inglês, espanhol e alemão, com tra balhos desenvolvidos em nível internacional.

• Daniel Luiz de Mattos Nascimento, M.Sc. (Doutorando)
É consultor de engenharia no Tecgraf Institute / PUC-Rio desde 2015, Mestre em Montagem Industrial (Engenharia Mecânica) pela Universidade Federal Fluminense. Professor de MBA em Gestão pela Qualidade Total, Lean Six Sigma e Gerenciamento Estratégico da Produção e Manutenção do LATEC na Universidade Federal Fluminense e atualmente é Ph.D. Candidato em Engenharia Civil e Ambiental da PUC-Rio. Engenheiro de Produção e Blackbelt em Six Sigma, Daniel, trabalhou na Petrobras por dez anos em planejamento e controle na construção e montagem industrial, atua como pesquisador e tem produções científicas nas áreas de Building Information Modeling (BIM), Métodos Multicritérios, Construção de Plantas Industriais, Manufatura, Gerenciamento de Operações, Desenvolvimento Sustentável, Construção Sustentável, Smart Cities, Indústria 4.0 e Lean Systems.

• Dilma Lúcia da Costa Silva Pimentel, D.Sc.}
Doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense na Linha de pesquisa Gestão Ambiental e Desempenho do Ambiente Construído. Possui mestrado profissional em Sistemas de Gestão pela mesma universidade. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula. Possui pós graduação em Gestão Estratégica pela Grifo Enterprises, Gestão de Negócios Sustentáveis pela UFF e Educação Infantil pela PUCRJ. Atua como consultora de empresas públicas e privadas implementando Sistemas de Gestão Integrados – Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho, Governança e Relacionamento Comunitário. Atua como docente em cursos de pós-graduação na área de Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Sistemas Integrados de Gestão nas Universidades UFF, UNICAMP, IBMEC, UVA e UFRJ.

• Fernando de Oliveira Lemos, M.Sc.
Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é professor do departamento de Engenharia de Produção da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS e consultor técnico da Parametrus Assessoria Empresarial . Tem experiência na área de Gestão da Produção, com ênfase em Cadeias de Suprimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de materiais, logística, previsão de demanda, pesquisa operacional, planejamento e controle da produção e gestão por processos

• Guilherme Luz Tortorella, D,Sc. 
Professor Adjunto da Engenharia de Produção na Universidade Federal de Santa Catarina, realizou Pós-Doutoramento em Sistemas de Produção, Doutorado em Engenharia de Produção (2012), Mestrado em Sistemas de Produção (2005), Especialização em Gestão Empresarial na Escola de Administração (2007) e formado em Engenharia Mecânica (2003), todos estes na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Possui experiência na área de Sistemas de Produção e Sistemas de Qualidade, tendo lecionado nos programas de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFRGS, ULBRA, PUCRS, UNOESC, FSG e ESADE como Professor convidado. Possui 12 anos de experiência na indústria automotiva com vivência internacional em capacitações em México, Inglaterra, EUA e Uruguai. Pertencente aos Laboratórios de Produtividade e Melhoria Contínua e de Simulação de Sistemas de Produção, e é líder do grupo de pesquisa do CNPq intitulado Produtividade e Melhoria Contínua.

• Hermes Simões, M.Sc.  
Mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense, RJ e Pós-graduado em Finanças pela PUC/RJ tendo sua formação em Administração de Empresas pela Universidade Santa Úrsula-RJ. Experiência de 23 anos como Professor convidado em MBA´s Executivos nas disciplinas Qualidade em Serviços, Ferramentas da Qualidade, Gerenciamento de Projetos; Qualidade em Projetos, Negociação, Introdução ao Seis Sigma, Marketing de Serviços, Introdução ao Marketing e Qualidade em Serviços Turísticos. Black Belt Certified pela Xerox Corporation – NY/EUA – George Group – com a metodologia Lean Six Sigma. Personal & Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching. Consultor de Empresas e Palestrante pela HS SOLUÇÕES CORPORATIVAS onde presta serviços em diversas empresas pelo Brasil como Grupo Embratel, Coca-Cola, TIM, Oi, Petrobrás, SENAC-DN,  INFOGLOBO, Essilor, Escola Alemã Corcovado, PRIMAR – Administradora de Imóveis, CIPA – Administradora de Imóveis, World Fuel -TERRANA,  Endomedical, Amoflex, Prumo Logística  entre outras. 

• Jéssica Galdino de Freitas, M.Sc (Doutoranda) 
Doutoranda em Engenharia de Produção pela  UFF. MBA em Gestão pela Qualidade Total (UFF). É Bacharel em Administração pela UFRRJ. Mestre em Engenharia de Produção pela UFF. É especialista Lean Green Belt pelo Grupo Werkema. Consultora Lean Seis Sigma – Evox Empresarial. Conduz treinamentos na área de Desenvolvimento de Liderança e Excelência Operacional. Se apaixonou pelo Lean Seis Sigma já no MBA em Gestão pela Qualidade Total que fez na UFF onde também concluiu o mestrado em Engenharia de Produção com dissertação no campo do Lean Seis Sigma e Sustentabilidade. É especialista Lean Green Belt com larga experiência em gestão de processos em empresas de grande porte como CSN, BRMalls e Lojas Americanas S.A. Atua como consultora para o Banco Nacional de Desenvolvimento Sustentável (BNDES).

• Julio Vieira Neto, D.Sc.
Possui Doutorado em Eng° Civil pela Universidade Federal Fluminense, Mestrado em Sistema de Gestão ( UFF ) pós-graduado com MBA em Organização e Estratégia e MBA em Gestão Empresarial, graduado em Administração de Empresas. Atualmente é Professor Adjunto pela Universidade Federal Fluminense no Departamento de Ciências Contábeis, Ministra as disciplinas: Finanças Corporativas, Planejamento Estratégico e Bibliometria em cursos Stricto sensu e Lato sensu, Pesquisador nas áreas do Gerenciamento do Ciclo de vida do Produto e Custo do Ciclo de Vida do Produto (CCVP) vinculados a área de Sustentabilidade, estudos de Viabilidade Econômica de materiais eco-eficientes. Consultor Empresarial nas áreas de Planejamento Estratégico, Estudos de Viabilidade Técnica Econômica (EVTE) e Mapeamento de Processos. Atuou como Executivo na área de desenvolvimento de novos negócios em empresas de Grande e Médio Porte nos setores de telecomunicações e embalagens. 

• Luis Perez Zotes, D.Sc.
Graduado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1973), com mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (1992) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de engenharia civil e na de Administração com ênfase em Administração Financeira, Administração Estratégica e Gerenciamento de Projetos. 

• Marcelo Arese, D.Sc. 
Engenheiro Mecânico pela Universidade Gama Filho e Analista de Sistemas pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Especialista em Engenharia de Manutenção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal Fluminense e Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas. Mestre em Sistemas de Gestão e Doutorando em Sistemas de Gestão Sustentáveis pela Universidade Federal Fluminense.. Trabalhou em planejamento e controle de manutenção e projetos nas empresas Cosigua, Texaco, Bayer, Santista Alimentos, Votorantim Metais, FCC, Braskem, Mills e SKMTech. Prestou consultoria pela IBM à Vale, Novartis, CENESP e Queiróz Galvão Óleo e Gás. Leciona em MBAs do Latec/UFF, cursos da Abraman e CREA-RJ. Coordenador executivo do MBA Gestão Estratégica da Produção e Manutencão da Universidade Federal Fluminense. Professor do curso de Engenharia de Produção da Unilasalle. 

• Marcelo Jasmim Meirino, D.Sc.
Professor Adjunto da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense UFF; Professor do Programa de Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis PPSIG UFF; Professor do Mestrado em Sistemas de Gestão MSG UFF; Doutor em Engenharia Civil (UFF), ênfase em Gestão, Produção, Qualidade e Desenvolvimento Sustentável. Arquiteto e Urbanista (UFRJ); Mestre em Engenharia Civil (UFF); Engenheiro de Segurança do Trabalho (UFF); Coordenador no Núcleo de Inovação e Tecnologia para a Sustentabilidade (NITS / UFF); Especialista em Sustentabilidade e Eficiência Energética em Edificações; Membro da Comissão de Responsabilidade Social do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP); Coordenador do Congresso Nacional de Excelência em Gestão (CNEG); Avaliador de periódicos e eventos acadêmicos; Pesquisador e Consultor NITS / LATEC / UFF. 

• Osvaldo Luiz Gonçalves Quelhas, D.Sc. 
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2. Coordena o Latec-UFF (Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios e Meio Ambiente). Vice -Coordenador do Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão do Departamento de Engenharia de Produção, UFF. Coordenador do Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis. Professor do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção/UFF. Membro convidado para Bancas de Doutorado e Mestrado em Instituições como a PUC-Rio, UNICAMP, COPPE/UFRJ, PUC PR, UFSC, UNIFEI, UFMG, UFBa, UFAM, UFSC, UTFPr, dentre outras. Organizador e autor de diversos livros e capítulos de livros, dentre os quais: Planejamento e Controle da Produção, (Editora Elsevier Campus, 2008) finalista em 2009 do Prêmio Jabuti/CBL Câmara Brasileira do Livro, na categoria Ciência & Tecnologia. Transparência nos Negócios e nas Organizações: Os desafios de uma Gestão para a Sustentabilidade (Editora Atlas, 2009). Seleção de Fornecedores: critérios baseados no sistema de custeio Activity Based Costing (ABEPRO, 2006). Sustentabilidade das Organizações Brasileiras (ABEPRO, 2006) e Tópicos Emergentes e Desafios Metodológicos em Engenharia de Produção: Casos, Experiências e Proposições(ABEPRO, 2009). 

• Oydil César de Figueiredo, M.Sc. (Doutorando)
Graduado em Administração com ênfase em Qualidade, graduando em Marketing, pós-graduado em Logística e Comercio Exterior; Pós graduado em Engenharia de produção e Gestão da Produção (MBA); e Mestrado em Sistemas de Gestão. Possui mais de 15 anos de experiência na indústria automotiva nas áreas de Qualidade, Logística e Lean Manufacturing. Atualmente é especialista Lean na planta da Benteler Sistemas Automotivos de Porto Real – RJ e Joinville – SC. Coordenando há dez anos a implementação das ferramentas e disseminação da cultura de gestão eficiente de produção. Coordenou a implantação dos primeiros projetos Lean Manufacture nas plantas de São José dos Pinhais-PR e Tigre na Argentina além de ter participação ativa nos lean checks de novos projetos em diversos países da Europa. Especializou-se em Administração de Materiais e Lean Manufecturing com treinamentos realizados pelo Lean Institute Brasil, Kaizen Institute em Portugal e visitas direcionadas em companhias na América do Sul e Europa. É palestrante de diversos temas ligados ao Lean Manufacturing, Qualidade, Marketing e Logística. É professor de: Pós Graduação – Administração de Materiais do curso de Engenharia de Produção do LATEC / UFF – Niterói. Pós Graduação – Gestão de Resultados na MBA em Gestão da Qualidade Total (Lean manufacturing, Just in time e Controle estatístico de processo) do LATEC / UFF – Niterói. Pós Graduação – Estratégia Empresarial na MBA em Gestão estratégica da Produção e Manutenção do LATEC / UFF – Niterói. Graduação – Supply Chain, Fundamentos do Comércio Exterior, Macroeconomia, Estatística, Marketing, Engenharia do Produto, Logística de Distribuição Aplicada a engenharia, Distribuição Física; Centros de Distribuição; Projetos Logísticos; Sistema Puxado e Nivelado, Controle estatístico da qualidade e Administração de Compras e Suprimentos. 

• Robisom Damasceno Calado, D.Sc.
Pós Doutorado em Engenharia de Produção pela UNESP. Doutor e Mestre em Engenharia Mecânica pela UNICAMP. Graduado em Engenharia de Produção Mecânica pela UNIMEP. Especialista em Lean Enterprise pelo MIT e Black Belt em Lean Six Sigma pela EDTI. É professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense – UFF / RJ. Coordena o grupo de pesquisa CNPq – Lab DGE (Design Thinking, Gestão e Engenharia Industrial) e participa em grupos de pesquisa na USP e UNICAMP. Possui experiência de 25 anos em indústrias de diversos segmentos, na área de Engenharia Industrial em empresas de médio e grande porte, foi gestor da Engenharia Industrial e Coordenador Lean Manufacturing na BSH – Bosch & Siemens Eletrodomésticos. Leciona no Curso de Engenharia de Produção e no Programa de Pós Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional em Engenharia de Produção e Sistemas Computacionais) da UFF, na área de Engenharia de Operações e Processos da Produção: Engenharia de Métodos; Lean Six Sigma; Gestão de Sistemas de Produção e Operações; Planejamento, Programação e Controle da Produção. Também leciona no MBA DGA Produção Enxuta Seis Sigma (LATEC/UFF). Seus últimos trabalhos são sobre: Gestão de Reciclagem, Gerenciamento de Capacidade, Benchmarking, Gerenciamento Estratégico (Hoshin Kanri), Lean Six Sigma, Lean Production, Gestão em Saúde (Lean healthcare) e Metodologias ativas no ensino de Engenharia de Produção. 

• Sergio Luiz Braga França, D.Sc.
Doutor em Engenharia Civil (UFF), ênfase em Gestão, Produção, Qualidade e Desenvolvimento Sustentável. Graduado em Engenharia Civil (UFF). Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho (UFF). Avaliador do Prêmio Qualidade Rio (PQRio). Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Civil (UFF). Coordenador do Núcleo de Inovação e Tecnologia para a Sustentabilidade (NITS/UFF). Professor do Programa de Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis PPSIG UFF; Professor do Mestrado em Sistemas de Gestão MSG UFF.  Coordenador de Programas de Capacitação e Desenvolvimento Profissional em instituições Públicas e Privadas. Membro da Comissão Organizadora do Congresso Nacional de Excelência em Gestão (CNEG). Membro da Comissão Julgadora do Prêmio VITAE-RIO (SECONCI). Avaliador de periódicos e eventos acadêmicos. Desde 2004 atua em projetos de P&D nas áreas de Gestão, Sustentabilidade, Qualidade, Responsabilidade Social, Segurança do Trabalho e Desenvolvimento de Produto.