depoimentos
O Mestrado de Sistemas de Gestão foi fundamental pra a minha capacitação e crescimento profissional no mercado. A visão sistêmica e interdisciplinar construída a partir dos conceitos absorvidos no curso me possibilitou melhor desempenho nos trabalhos desenvolvidos, por meio da utilização de ferramentas adequadas em áreas como gestão de projetos e gestão da qualidade. Além disso, o conhecimento obtido me impulsiona rotineiramente na busca de soluções de negócio que considerem avanços nas 3 dimensões: econômica, social e ambiental.
Sophia de Carvalho Nascimento
Analista de Projetos - FGV
O mestrado MSG UFF, além de me capacitar para a docência, construiu uma visão crítica sobre o mercado profissional na medida em que este passou, na minha atuação, a ser sempre referenciado com relação à produção acadêmica.
Samira Alves dos Santos
Gerente de Projetos - CBRE
O MESTRADO UFF me proporcionou uma melhor visão do grau de importância entre conhecimento acadêmico e prático, ilustrando claramente o papel que o pesquisador tem para a sociedade como um todo.
Carlos Augusto Vieira de Freitas
Diretor Executivo - CAF - Facilities Management (CAFFM)
O MSG UFF contribuiu enormemente para meu crescimento pessoal e profissional pois me ajudou a desenvolver competências que me destacaram no mercado onde atuo, além de abrir novas portas para novos projetos onde sem a formação no MSG UFF não seria possível.
Euricério Rodrigues Martins Filho
Gestor de Negócios e Projetos
O mestrado em Sistemas de Gestão me proporcionou um vasto aprofundamento em estudos de diversas áreas de conhecimento e principalmente em metodologias de pesquisa. Isso me proporcionou um olhar mais abrangente sobre os diversos fatores primordiais para a gestão organizacional.
Jasmin Lemke
Engenheira de Segurança do Trabalho
O mestrado MSG UFF é sem dúvida um trampolim para o sucesso, proporcionando além do pensamento crítico, inúmeras oportunidades de crescimento profissional. Afirmo que todo esforço empenhado no período se reverteu no desenvolvimento das minhas habilidades, alavancando minha carreira e criando novas oportunidades de atuação no meio acadêmico.
Sou grato a todos os envolvidos que direta ou indiretamente transformaram esse desafio em algo factivel.
Oydil Cesar de Figueiredo
Supervisor de produção - Sistemas Automotivos de Porto Real / RJ
Encontrei no Latec um espaço de aprendizado, diálogo e troca de ricas experiências. Acredito ser importante que a reflexão e a prática caminhem juntas e subsidiem a tomada de decisão das instituições. Deste modo reunir a experiência acadêmica e a empresarial, por meio de mestrados e doutorados, na discussão da sustentabilidade, da gestão qualificada da responsabilidade social é uma importante contribuição que podemos fazer para as gerações futuras. O Latec aceita este desafio com sua juventude associada a experiência de mestres e doutores e vem cumprindo muito bem este papel.
Vida longa Latec!
Janice Helena de Oliveira Dias
Supervisor de produção - Sistemas Automotivos de Porto Real / RJ
Prezados Prof. Osvaldo Quelhas, Sérgio França, demais professores e Secretaria Acadêmica do LATEC.
Gostaria de externar a vocês a minha grande felicidade em ter sido indicado ao “Prêmio Excelência e Qualidade Brasil”, na categoria Mérito Social, pela Associação Brasileira de Liderança.
O qual só foi possível (eu não tenho dúvida disso) em função do MBA e do Mestrado em Sistemas de Gestão, que conclui no Latec e numa Universidade tão importante que é a Universidade Federal Fluminense.
Esse prêmio é o reconhecimento de muito trabalho e do conhecimento adquirido. Precisamos acreditar que, se cada cidadão fizer a sua parte, teremos um mundo muito melhor para as futuras gerações. Como falava “Betinho”, Fundador do IBASE:
“Há muito tempo atrás uma floresta cheia de árvores, pássaros e flores começou a pegar fogo. Os animais corriam tentando salvar sua própria pele. Foi ai que um leão parou ao ver que um beija-flor pegava água do rio, jogava no fogo e voltava pro rio. - Ah beija-flor! Você acha que sozinho vai apagar esse fogaréu todo? - Disse o leão. E o beija-flor respondeu: Sei que não poso apagar esse fogo sozinho, estou apenas fazendo a minha parte.”
Expresso um especial agradecimento ao LATEC/UFF o qual teve um papel importantíssimo e contribui para minha formação acadêmica e profissional.
Muito obrigado ao meu orientador Prof. Sérgio França, ao Prof. Osvaldo Quelhas, demais professores e a Secretaria Acadêmica que estavam sempre pronto ajudar os alunos e que me proporcionou essa experiência incrível!
E agora será rumo ao Doutorado!
Wellington Oscar
Gerente de RH e Responsabilidade Social
O Mestrado em Sistemas de Gestão oferece um robusto pacote de ensino alinhado com a realidade do mercado brasileiro, o que me proporcionou a ampliação do escopo de atuação profissional e o aprimoramento na qualidade de meu portfolio.
Adriano Amaral Caulliraux
Sócio-Diretor da Respondit
A troca de experiências e informações , sob uma equipe extremamente qualificada, fazem do LATEC uma fábrica de gestores. Muito antes que houvesse Operação Lava Jato, temas como ética e responsabilidade sócio ambiental já eram debatidas a exaustão, em ambiente democrático, formando cidadãos. Como consequência, o curso proporciona instrumentos necessários ao progresso profissional, mas também pessoal, indispensável a todos que almejam um futuro melhor.
Roberto Batista de Jesus
O Mestrado foi muito bom e útil para mim, permitindo aumentar e amadurecer o meu conhecimento técnico e desenvolver competências. Além disso, promoveu a iniciação na área acadêmica.
Os professores foram excelentes. O meu orientador, Carlos Francisco Simões, é maravilhoso, sempre acessível, sempre nos incentivando na elaboração de artigos, sempre auxiliou e apoiou para as melhorias na dissertação e nos artigos.
O corpo administrativo do Latec também é excelente, estão sempre dispostos a dar as orientações corretas, são solícitos e educados. A limpeza das salas foi ótima. O lanche oferecido também era ótimo. E toda a infraestrutura oferecida funcionava muito bem.
Rafaela Alexandre da Silva
Inicialmente tinha como objetivo fazer o mestrado para facilitar meu acesso a carreira acadêmica como docente. Ao longo do mestrado, muitos outros ganhos foram percebidos, tais como: acesso a informação e conhecimento atual, conciliando conteúdo acadêmico com prática do mercado, convívio com professores do mais alto nível, amigos que cultivo até hoje e que contribuem para meu crescimento pessoal e profissional.
Profissionalmente, me sinto privilegiada pelo conhecimento e experiência que o mestrado proporcionou. Logo após a conclusão do mestrado, algumas conquistas profissionais foram facilitadas: aos 31 anos assumi um cargo de gestão na área de Recursos Humanos e aos 34 na Diretoria de Responsabilidade Social da ABRH-RJ (Associação Brasileira de Recursos Humanos).
Me orgulho muito de ter realizado esse mestrado na UFF, instituição que tenho grande vínculo por ter cursado minha graduação e MBA, e pretendo futuramente ingressar no doutorado.
Patrícia Pacheco
Gerente de Recursos Humanos - Capemisa
As expectativas que tinha em relação ao mestrado em gestão foram completamente superadas. A troca de experiência profissional com os colegas de turma e professores me proporcionou um network sensacional.
Nelma Cezario
Gerente de Recursos Humanos - Capemisa
O mestrado foi de suma importância para possibilitar o debate sobre o tema na Eletrobras e apresentar a visão da importância do PMO, como um vetor de gestão por excelência, para buscar melhorar a desempenho gerencial do seu portfólio de projetos, além de incutir um pensamento de pesquisador, buscando estudar dentro do que é publicado na vanguarda da academia e buscar soluções para problemas apresentados na vida profissional.
Eduardo Gurgel do Amaral Arduino
Engenheiro de Produção - Eletrobrás
Finalizo com muita alegria e grande satisfação minha trajetória no Mestrado em Sistemas de Gestão da UFF. Agradeço aos meus professores pelos ensinamentos, atenção, carinho e amizade, fatores imprescindíveis para meu crescimento profissional e pessoal.Não foi nada fácil, depois de longos anos fora dos bancos escolares retornar, foi um grande desafio. Porém, encontrei forças em Deus, apoio dos colegas e dos professores para seguir em frente.
O MSG proporcionou-me a oportunidade de construir novas amizades, que certamente durarão para sempre. O MSG é um curso de alto nível, suas linhas de pesquisas contribuem para o fortalecimento e o desenvolvimento tecnológico e científico do país, bem como para a formação de profissionais para atuar de forma eficaz nas diferentes áreas empresariais.Sou servidora da UFF desde 1985, oriunda de outro órgão Federal. Atuo na Divisão de Capacitação e Qualificação Docente há aproximadamente 28 anos. O tema estudado está diretamente ligado às atividades que desenvolvo no dia a dia. Espero que o resultado de minha pesquisa possa trazer contribuições relevantes no que tange à capacitação e qualificação docente e sua influência na avaliação dos programas de pós-graduação Stricto Sensu da UFF, pela CAPES.
À Universidade Federal Fluminense, extensão de minha família, a minha eterna gratidão.
Marineuza Correa do Espirito Santo
Tenho um querido amigo espanhol, um engenheiro que abraçou a educação, que diz que você pode organizar a sua vida inteira, porém a melhor coisa que vai lhe acontecer – e que, justamente, vai fazer toda a diferença na sua vida – é o inesperado.
Minha vida tem sido pautada pelos “inesperados” e o maior deles até agora, sem dúvidas, foi ter conhecido o LATEC. Na época eu era proprietário de uma pequena empresa de viagens e eventos, dentre várias iniciativas profissionais anteriores, e a minha primeira aproximação com o departamento foi ter organizado o seu primeiro módulo internacional com a Universidade de Pádua, na Itália.
Dali para integrar uma das primeiras turmas de mestrado profissional do país foi um pulo. Isso ocorreu naquela ensolarada tarde de sábado do ano 2000, quando o telefone tocou e do outro lado da linha tinha o Prof. Osvaldo Quelhas me dizendo: “Cid, você tem um perfil acadêmico, porque você não topa o desafio de fazer um mestrado?”. Assim, dessa maneira simples, despretensiosa e “inesperada”, minha vida ali mudou de forma radical e definitiva.
Aqui no Brasil temos o hábito de dizer que “a vida começa aos 40”. Que fantástica verdade! Como sempre tive uma tendência à precocidade, minha vida, digamos assim, começou um pouco antes, aos 37 anos. Eu não imaginava voltar às cadeiras de sala de aula e muito menos tinha uma idéia exata do que representava fazer um curso de pós-graduação strictu sensu.
A partir dali, tudo o que aconteceu foi uma coisa “mágica”. Das mãos do Prof. Gilson Brito recebi o primeiro paper sobre um novo movimento empresarial: a responsabilidade social. Como eu não tinha sido autorizado a escrever sobre a corrupção nas organizações e sobre o péssimo ambiente do país para a realização de negócios, aquele estudo caiu como uma luva. Foi a primeira aula que ministrei sobre o tema – e também a primeira da minha vida, ainda de bermudas, uma descontração que o meio acadêmico propicia.
Tornei-me professor, coordenador de cursos e eventos, consultor e voluntário nas áreas de ética, diálogo, transparência, responsabilidade social e sustentabilidade nos negócios. Não queria, não imaginei, não “esperei” nada disso.
Eu tinha somente o propósito dentro de mim de, um dia podendo, contribuir para a construção de um mundo com pessoas e organizações mais éticas, mais justas, mais sensíveis, mais cuidadosas.
Isso tudo tem se tornado possível porque um dia atendi aquele telefonema, de forma – agora sim sem aspas – inesperada.
Boa caminhada e bons inesperados a todos.
Cid Alledi Filho
Minha experiência com o Latec começou em 2002 com o Mestrado de Sistemas de Gestão. Acredito que tenha sido uma das primeiras turmas e a experiência não poderia ter sido melhor. Além do aprendizado de excelência, tive a oportunidade de desenvolver minha produção acadêmica, me aprofundar no meu tema de interesse e conhecer e desenvolver outros tópicos relacionados a gestão. Mas o principal de tudo foi o processo em si, através do qual tive a chance de fazer amigos para toda vida. Não só no corpo discente daqueles que me acompanhavam, mas também no time de professores, hoje colegas, com quem desenvolvi forte amizade desde então. Defendi minha dissertação no final de 2003 e meu orientador foi fundamental nesse processo. Depois de passado algum tempo, já fui convidado diversas vezes para participar de bancas de outros profissionais que estão terminando seu mestrado também no Latec, o que sempre faço com muito orgulho e carinho. Em resumo, o período no Latec valeu muito e as lembranças ficarão para sempre na memória.
André Barcaui
Escolhi o Mestrado Profissional da UFF/Latec pelo renome que a Universidade possui e, principalmente, pelo prestígio que o Latec possui na área de gestão de organizações. A ênfase do currículo em sistema integrados de gestão, envolvendo métodos reconhecidos no mercado na Gestão da Responsabilidade Social e da Sustentabilidade foi o principal marco que ampliou a atratividade do meu currículo. A reputação dos professores e pesquisadores do Latec nestas áreas foram fundamentais nos debates de alto nível em sala de aula.
Luis Arruda
Em julho deste ano defendi minha dissertação do mestrado em Sistemas de Gestão do Latec. Fiquei muito satisfeito com o curso e gostaria de agradecer a todos os profissionais envolvidos que me ajudaram direta ou indiretamente a atingir este objetivo. O pessoal da secretaria, atencioso e educado, sempre disposto a ajudar da melhor maneira possível; os professores bem capacitados e dedicados. Registro também um agradecimento especial ao professor Helder Costa que me orientou. O método sugerido por ele, utilizando a bibliometria, foi fundamental para uma revisão consistente da literatura em meu trabalho. Este procedimento me conduziu em uma sequência lógica, bastante didática, desde a seleção das palavras chave até a obtenção dos elementos para a montagem do questionário de pesquisa. Considero que sua orientação, aliada à metodologia sugerida, se constituíram em importantes facilitadores para a realização da minha pesquisa.
Wagner Rodrigues Ribeiro
Executivo da CDS Tecnologia
O mestrado contribuiu para meu desenvolvimento profissional em vários aspectos: no aprendizado do método científico, na ampliacação de conhecimento e abordagens em responsabilidade social e ambiental, da ampliação da rede de contatos profissionais e acadêmicos e da abertura de perspectivas de atuação profissional e acadêmica.
Mônica Coelho Mitkiewicz
Petrobras Petroleo Brasileiro S.A.
A metodologia científica tem proporcionado uma vantagem profissional em relação à soluções de problemas e a busca pela melhoria de sistemas de gestão e resultados na organização em que trabalho, pois, além de ser metodologicamente robusta apresenta uma perceptível segurança para a tomada de decisões.
Leandro Temporal Villela
Senior Plant Manager - Pepsico
O mestrado contribuiu muito para o meu desenvolvimento profissional, aumentando minha visão sistêmica de processos, e para meu desenvolvimento acadêmico, aumentando minha capacidade de produção acadêmica e de senso analítico de resultados.
Caio Melo Almeida
Engenheiro de Mineração - Samarco Mineração
O mestrado profissional contribuiu para, por meio de pesquisa e contribuições do corpo docente, solucionar problemas específicos do ambiente de trabalho, especificados nas questões de pesquisa da dissertação, e trazer soluções aplicadas à esse mercado.
Pablo Corsino Pérez
Coordenador de Parcerias - Ipiranga Produtos de Petróleo
A realização do Mestrado em Sistemas de Gestão me forneceu o embasamento teórico e a experiência prática dos professores que contribuíram para o meu desenvolvimento profissional e acadêmico. O resultado da minha dissertação proporcionou um produto aplicável ao contexto do meu trabalho contribuindo assim para solucionar uma lacuna identificada pela empresa. Isso só se tornou possível com a orientação do Professor Gilson Lima e de outros professores, que por meio das disciplinas contribuíram para o melhor desenvolvimento da minha dissertação.
Tainá da Silva Rocha Paz
Analista - Vale
O mestrado em Sistemas de Gestão (MSG) do Latec/UFF foi um novo divisor de águas em minha vida pessoal e profissional, auxiliando em uma nova fase: a docência.
Hoje, ministro aulas e cursos em renomadas instituições de ensino do Rio de Janeiro: a própria UFF e o IBMEC. Através do MSG, desenvolvi e aprofundei expertise em Design Thinking e Inovação, atuando com essas disciplinas/metodologias na academia e no mercado.
Vale ressaltar que o mestrado é profissional, instigando ao aluno a pensar em como criar resultados práticos e promover melhores práticas de gestão para o mercado. Agradeço a todos que foram parceiros por transformar esta jornada em resultados: o time docente, a equipe do Latec, os amigos de sala (excelente networking e troca de aprendizado) e, em especial, o meu orientador, Prof. Dr. Fernando Araujo. Sucesso a todos!!!
Leonardo Poa
Consultor em gestão empresarial (inovação, empreendedorismo, design thinking e estratégia) e gestão de projetos
Em 2007, ao concluir um MBA no LATEC, não hesitei: aquela era a Escola ideal para me levar ainda mais longe! E assim, ingressei naquele mesmo ano no Mestrado em Sistemas de Gestão, com o firme propósito de dar mais um passo na minha vida acadêmica e profissional.
O que eu sequer poderia imaginar é que aquela decisão mudaria, definitivamente, o meu futuro em vários sentidos...
E essa constatação não foi apenas minha! Com a defesa e conclusão do Mestrado, da nossa turma, muitos contemporâneos voaram alto e se destacaram ainda mais em suas carreiras. Vários mudaram seu foco e sua área de atuação, se lançando a novos e mais prazerosos projetos. Outros ainda, devido à diferentes adversidades, com maturidade e determinação, reavaliaram seus negócios, se prepararam e os reestruturaram e reposicionaram com a segurança que só a experiência adquirida, com aqueles anos de estudo, lhes poderia proporcionar. As estórias de coragem, enfrentamento e sucesso são muitas entre nós!
Ao longo de longos e inesquecíveis 4 anos, com nossos grandes Mestres, aprendi muito mais do que conceitos ou teorias, produzi muito mais do que papers ou uma dissertação... Passei a entender melhor sobre o nosso papel de ‘responsáveis pelo social’, sobre os outros ‘pontos de vista’, sobre o cuidado com o que se precisa descartar e sobre o que se tem de preservar, a qualquer custo.
E aqui, passo a falar não apenas do descarte ou preservação das coisas, mas... de gente! É impossível falar de LATEC sem falar de gente – de toda gente!
Graças ao clima que reina naqueles corredores e salas de aula, a integração com os coordenadores, os professores, com o pessoal da secretaria e da administração é fácil e a identificação imediata! Até hoje, a turma de 2007 se relaciona como se fosse uma grande família! Somos amigos muito próximos, muito queridos, pessoas que convivem, se respeitam e se apoiam mutuamente, numa rede virtuosa inigualável!
E é por conta dessa empatia, desse espírito de união e de admiração que mantemos pulsante, que me regozijo pela escolha que fiz há 1 década!
No mês em que nos reunimos com amigos e ex-professores para celebrar os nossos 10 anos de amizade, uso este canal para formalmente expressar o meu mais sincero reconhecimento à essa grande Escola. Ao LATEC, seus diretores, professores e equipe de apoio, o meu carinho e eterna gratidão!
Neide Lúcia de Oliveira Almeida
Empresária, Professora Multidisciplinar e Consultora em Gestão Organizacional
O Mestrado em Sistemas de Gestão certamente abrirá muitas portas na minha vida profissional. Há muito tempo eu já planejava ingressar na carreira acadêmica, seja como pesquisador ou como professor universitário. Abracei a oportunidade de me tornar Mestre e agora pretendo trabalhar bastante no sentido de alcançar o próximo objetivo: o Doutorado.
Todo o aprendizado adquirido aqui com os professores do curso e com meu orientador serão ferramentas muito fortes para que eu alcance meus objetivos. As trocas de informações e o network criado com os professores e colegas de turma também fazem parte de um portifolio riquissimo proporcionado pelo curso.
Destaco o comprometimento de todos os profissionais do LATEC. Não só os professores, mas toda a equipe de funcionários, que sempre nos propporcionaram ótimas condições para estudar e desenvolver nossos conhecimentos.
Sávio Luís Oliveira da Silva
O curso de Mestrado em Sistemas de Gestão do LATEC/UFF foi uma grande oportunidade de crescimento profissional. Hoje, tenho condição de avaliar o quanto meu universo se abriu com todo conhecimento adquirido no mestrado.
Ao longo do curso, obtive uma experiência extraordinária junto aos colegas de turma, aos professores e aos funcionários do Latec. Quanto aos colegas de curso, além de conhecer profissionais de muitas disciplinas de alto nível, muitos se tornaram grandes amigos. Os professores se mostraram excelentes educadores e motivadores, além disso, com vasta experiência acadêmica e de mercado o que facilitou muito a troca de experiências. Quanto aos funcionários do Latec, me impressionou a disponibilidade e ameno convívio com todos nós, os discentes. De forma que sempre ficávamos à vontade na presença deles. E também um interesse sincero de ajudar em qualquer problema que levássemos ao seu conhecimento. Diante disso, os meus sinceros agradecimentos aos colegas de turma, professores e funcionários do Latec. Que Deus abençoe a todos!
Não poderia deixar de mencionar neste relato, a singular figura de minha orientadora, a Professora Mirian Picinini Méxas. Pessoa amena, educada, de convivência simples, de sorriso sincero, inteligente e que se tornou mais do que uma orientadora, uma grande amiga.
Como me ajudou... se obtive êxito na defesa da dissertação devo boa parte disso à ela. Diante de tudo, não tenho dúvida alguma em indicar o curso para outros profissionais que queiram crescer profissionalmente e pessoalmente também. Não digo que seja fácil, pois não foi fácil. Sofri muito com o trânsito, calor, viagens e aulas intermináveis. Há muita leitura a ser feita, muitas resenhas, muitas apresentações sem contar o estudo envolvido para obter boas notas nas disciplinas. Mas, sinceramente, valeu a pena cada minuto.
Sérgio Luís Lima Corrêa
Chefe do Setor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação (SGPTI) do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz
O Mestrado em Sistemas de Gestão veio aprimorar meus conhecimentos. Durante os quase três anos de curso (contando com aulas e orientações até a defesa da dissertação), a convivência com colegas de outras áreas, que não a do serviço público da qual faço parte, foi de grande valia, a troca de experiência foi ímpar e é difícil de acontecer em outro ambiente.
Gostaria de agradecer a todos os docentes do Latec por terem compartilhado seu conhecimento e experiência comigo e com a minha turma e um agradecimento muito especial a minha orientadora, Prof.ª Denise Alvarez, pelo compartilhamento de seus conhecimentos e pelo carinho e dedicação comigo.
É claro que não posso deixar de agradecer ao corpo administrativo do Latec, pois todos sempre muito prestativos e atenciosos em nos ajudar.Os artigos publicados nos Congressos, o reconhecimento da pesquisa desenvolvida pelos meus pares no local de trabalho, é a sensação do dever cumprido.
Eliza Regina Fonseca de Azevedo
Psicóloga - UFF
Isto é uma avaliação pessoal dos principais resultados do Mestrado em Sistemas de Gestão da Universidade Federal Fluminense, realizado no período de 2012 a 2015.
Como aluno do MSG pude participar de diferentes disciplinas ministradas por um corpo de professores qualificados, o que permitiu construir um arcabouço teórico bastante diferenciado.
Este conjunto de referenciais teóricos, associados aos trabalhos práticos realizados durante o curso, a revisão da literatura utilizada na construção da pesquisa de dissertação e a orientação oferecida pelo Prof. Emmanuel Paiva de Andrade foram fundamentais para o sucesso deste processo de formação acadêmica.
Cyro Rodrigues Barretto
Consultor Corporativo - Petrobrás
Agradecimentos ao meu orientador Dr. Roberto Guimarães Pereira, por me desafiar nesta empreitada, apresentando-me a temática e balizando minhas divagações.Ao meu coorientador, Dr. Valdir de Jesus Lameira, pelo empenho em rodar no seu “software” a tabulação inicialmente apresentada, gerando as diretrizes da análise em consonância às minhas solicitações, bem como a habilidade em me fazer entender a análise de regressão linear.
A meus colegas de mestrado do LATEC-UFF, pela presença amiga, experiências trocadas e momentos de convívio e por me aturarem na vida;
Deixo por fim, por ser o de maior importância: A meus Mestres e Funcionários da LATEC-UFF, pelo aprendizado e dedicação, que com maestria propiciaram minha mestria, me ensinando na vida.
Dino Chiappori
Engenheiro de Equipamentos - Petrobrás
No ano de 2000 resolvi voltar a estudar. Na época me matriculei em 2 cursos ao mesmo tempo. Gestão Ambiental Empresarial no LATEC e Gestão Ambiental em uma outra Universidade. Nesta segunda assisti apenas a uma aula e nunca mais voltei. No LATEC estou até hoje, 17 anos !! Não só terminei o GAE como ainda fiz o MBA de Gestão de Negócios Sustentáveis e o Mestrado Profissional em Sistema de Gestão. Me senti tão preparada técnica e academicamente, que, mesmo sendo bióloga de formação, encarei um Doutorado na Engenharia Civil da UFF. O que foi fundamental neste processo? Acho que a constatação diária de que mais que formar profissionais, o LATEC se preocupa em formar cidadãos melhores. Lá eu vivencio o respeito à diversidade, aos objetivos de vida, a história e ao tempo de cada um. E isso tudo com um custo financeiro compatível à realidade brasileira.
O LATEC é um espaço de inclusão!
Bióloga de formação, sua formação acadêmica é extremamente eclética. Possui especialização em educação infantil, curso que fez visando se apropriar de metodologias para trabalhar com funcionários analfabetos totais e funcionais, especialização em Gestão Estratégica e Gestão Sustentável, mestrado em Sistema de Gestão do Latec-UFF e mais recentemente doutorado na Engenharia Civil.
Como especialista em Gestão Integrada, atua por sua empresa - Otimiza Consultoria em Gestão Empresarial, nas mais diversas instituições: públicas ou privadas, pequenas, médias ou grandes, da área industrial ou de serviços.
Sua relação com o LATEC é quase visceral, estando conosco desde o ano de 2000.
Acredita que a universidade precisa estar aliada à realidade, por isso, apesar da vida atribulada, não consegue deixar de dar aulas no Brasil todo. Suas aulas, cheias de histórias vivenciais, trazem à reflexão, ao mesmo tempo que as ferramentas necessárias para resolução de problemas comuns à gestão.
Dilma Pimentel
Ingressei no MSG – Mestrado em Sistemas de Gestão, da UFF/ LATEC, na turma de 2003, na ocasião recém saído da graduação em engenharia de produção. Em meus 18 meses no MSG, tive a oportunidade de me enveredar em um ambiente altamente qualificado de pesquisa acadêmica, dialogar com alguns dos mais importantes e qualificados professores e pesquisadores nas áreas afetas aos sistemas de gestão (qualidade, meio ambiente, saúde e segurança, responsabilidade social e sustentabilidade), além de encontrar o acolhimento e a generosidade de colegas mais experientes com quem aprendi e compartilhei relevantes momentos da minha formação acadêmica, profissional e de vida.
A titulação no Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão me oportunizou ingressar no CEFET/RJ como professor e, logo em seguida, assumir a Chefia do Departamento de Engenharia de Produção e coordenador do NETS – Núcleo de Empreendedorismo e Tecnologias Sociais, ambos na referida instituição, além de possibilitar a sequencia dos meus estudos no Doutorado em Engenharia de Produção da PUC-Rio, além dos estudos em nível de Pós-Doutorado.
Para minha imensa alegria, desde o meu retorno à UFF, em 2012, agora na condição de pesquisador, tenho o privilégio de compartilhar os ensinamentos e experiências acadêmicas em um processo horizontal, dialógico e co-construído com meus orientandos do MSG, desenvolvendo temas de pesquisa relevantes para a reflexão sobre a complexidade dos sistemas produtivos, gerenciamento de projetos e desenvolvimento humano de gestores.
Sou extremamente grato ao Prof. Osvaldo Quelhas e à família LATEC, reconhecendo à sua liderança altiva e inspiradora, além do espírito público que norteia as boas práticas acadêmicas dos programas sob sua coordenação.
Sucesso aos antigos, atuais e futuros colegas do MSG.
Fernando Araujo
Professor-Pesquisador Associado da UFF
Além da oportunidade de dividir experiências com profissionais altamente competentes e com o mesmo objetivo de carreira que o meu, no MSG eu aprendi as mais novas técnicas de gestão, contando sempre com professores e apoio administrativo de alto padrão.
Posso dizer que o MSG tornou-me um profissional mais completo e capaz de realizar minhas atividades, tanto na parte acadêmica como na profissional.
Danyel Sousa Dias