disciplina
Recursos Energéticos na Sustentabilidade
Nome da Disciplina: Recursos Energéticos na Sustentabilidade
Carga Horária: 90
Créditos: 3
Obrigatória: Não
EMENTA
O curso tratará das seguintes temáticas: Energias não renováveis e seus impactos ambientais: Geração de gases de efeito estufa e as mudanças climáticas. Balanço e geração de CO2 equivalente. Energias alternativas e os conceitos de ciclo de vida na indústria energética. Os biocombustíveis e seu balanço de produção de energia/custo sócio-ambiental. Energia eólica e os processos de licenciamento ambiental. A energia solar, seu uso e limitações no ambiente urbano. A queima de subprodutos: resíduos urbanos e o metano gerado em unidades de destinação de resíduos sólidos, resíduos da atividade de produção rural e seu uso na eletrificação. Adução de água e a importância da eletricidade: projetos de utilização de energias alternativas. Desenvolvimento de práticas sobre situações reais, com interação professor-professor-aluno-aluno, considerando os aspectos de investigação, compreensão, construção e participação, permitindo a constante retroalimentação do conteúdo.
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Nome da Disciplina: Recursos Energéticos na Sustentabilidade
Carga Horária: 90
Créditos: 3
Obrigatória: Não
EMENTA
O curso tratará das seguintes temáticas: Energias não renováveis e seus impactos ambientais: Geração de gases de efeito estufa e as mudanças climáticas. Balanço e geração de CO2 equivalente. Energias alternativas e os conceitos de ciclo de vida na indústria energética. Os biocombustíveis e seu balanço de produção de energia/custo sócio-ambiental. Energia eólica e os processos de licenciamento ambiental. A energia solar, seu uso e limitações no ambiente urbano. A queima de subprodutos: resíduos urbanos e o metano gerado em unidades de destinação de resíduos sólidos, resíduos da atividade de produção rural e seu uso na eletrificação. Adução de água e a importância da eletricidade: projetos de utilização de energias alternativas. Desenvolvimento de práticas sobre situações reais, com interação professor-professor-aluno-aluno, considerando os aspectos de investigação, compreensão, construção e participação, permitindo a constante retroalimentação do conteúdo.