disciplina

Gestão e Gerenciamento do Ciclo de Vida do Produto

Nome da Disciplina: Gestão e Gerenciamento do Ciclo de Vida do Produto
Carga Horária: 90
Créditos: 3
Obrigatória: Não
EMENTA
A indústria impacta significativamente o meio ambiente devido à quantidade de insumos utilizados no processo produtivo. Diante deste fato, deve-se pensar como controlar e administrar os impactos ambientais, sociais e econômicos que permeiam o ciclo de vida dos produtos. A relevância do tema, impacto ambiental, social e econômico no setor da indústria, encontra-se dentro de uma discussão onde se busca o equilíbrio entre estes parâmetros na gestão sustentável. Diante desta questão, esta disciplina propõe-se ao desenvolvimento de modelos de gestão baseados no conceito de gerenciamento do ciclo de vida, que possam apoiar e nortear o produtor no desenvolvimento do produtos, visando a minimizar os riscos relacionados com aspectos ambientais e sociais e potencializar o desempenho econômico. Os modelos devem minimizar riscos através da gestão de seus requisitos, frente à demanda de novas legislações, regulamentos regionais e órgãos de fomento que pressionam as empresas em relação à exigência de baixo impacto ambiental e socioeconômico no desenvolvimento dos seus produtos. A literatura apresenta diversas formas de analisar a viabilidade econômica dos projetos, onde a principal preocupação consiste em comparar os resultados em função das expectativas dos investidores que movimentam o aporte de capital nos empreendimentos. Neste sentido, o desafio aumenta quando se incorporam outros aspectos, como o ambiental e social, que vêm sendo requisitados por órgãos de fomento para a liberação do capital financeiro destinado a investimento em um determinado setor ou indústria. Outro aspecto importante consiste em analisar os aspectos sociais no desenvolvimento do produto em função de seus impactos no ciclo de vida, pois no conceito de sustentabilidade, este aspecto é considerado como parte integrante do tripé da sustentabilidade e de grande impacto no setor de construção, pois movimenta uma grande massa de mão de obra aplicada. Desenvolvimento de práticas sobre situações reais, com interação professor-professor-aluno-aluno, considerando os aspectos de investigação, compreensão, construção e participação, permitindo a constante retroalimentação do conteúdo.


VOLTAR
Portuguese EnglishFrenchSpanish